sexta-feira, 25 de outubro de 2024

“As pessoas diziam-me: ‘se tivesses sido tu a dar o tiro no John Lennon, ele ainda estava vivo’”. Recorde Garry Birtles

Avançado Garry Birtles esteve no Manchester United entre 1980 e 1982
Aguentar a pressão e estar talhado para o estrelato não é para todos. Há quem tenha nascido para estar no lado mais modesto e Garry Birtles era um desses casos. Marcou cerca de 100 golos pelo Nottingham Forest durante as duas passagens que teve pelo clube e até venceu duas Taça dos Campeões Europeus, mas no Manchester United é recordado como um dos piores jogadores de sempre a atuar pelos red devils.
 
A 30 de maio de 1979 estava em Munique para jogar a final da Taça dos Campeões Europeus, diante do Malmö, e como sempre fazia em dias de jogo, havia deixado a barba do dia anterior. Mas, nessa ocasião, o treinador Brian Clough não gostou: “O que é que isso que tens na cara?” Birtles ainda lhe explicou que era uma superstição, mas foi obrigado a desfazer-se da pilosidade. “Vais já cortar isso. Não vais entrar na final da Taça dos Campeões com a barba por fazer”, atirou-lhe o técnico.
 
Quase um ano e meio depois, já com dois títulos europeus e uma participação no Euro 1980 no currículo, foi contratado pelo Manchester United. Parecia ser um passo seguro, depois da afirmação no City Ground, mas a modéstia do avançado veio ao de cima e deixou-o constrangido. “Foi um choque. Até as casas de banho tinham as torneiras banhadas a ouro”, confessou.
 
Na primeira época em Old Trafford não marcou qualquer golo no campeonato. Em 28 jogos oficiais em 1980-81, só marcou um golo, para a Taça de Inglaterra. Corria e esforçava-se, mas nada lhe saía bem: “As pessoas encontravam-me na rua e diziam-me: ‘se tivesses sido tu a dar o tiro no John Lennon, ele ainda estava vivo.”
 
A segunda temporada no Manchester United até correu melhor, com onze remates certeiros em 36 partidas, mas continuou a ser visto como um flop.
 
A solução que encontrou foi voltar ao Nottingham Forest. Sem o constrangimento de torneiras banhadas a ouro, voltou a ser feliz dentro de campo.

 
Após pendurar as botas tornou-se comentador da Sky Sports, mas manteve-se a uma distância de segurança do que possa ser banhado a ouro: comenta os jogos da segunda liga inglesa [Championship].



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário