sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O VAR como o GPS, o menos imperfeito dos sistemas

Video-árbitro teve teste de fogo na Taça das Confederações
A tecnologia tem vido a progredir e as diferentes áreas não passam sem acompanhar essa evolução. Indústria, comércio, serviços e lazer estão cada vez mais mecanizados, com o manual e humano a darem lugar às máquinas.

O desporto também tem vindo a seguir esse progresso nas diversas modalidades, e deve fazê-lo sobretudo ao colmatar falhas que, por muita que seja a competência humana, não conseguem ser combatidas com a eficiência necessária. E aqui entra o vídeo-árbitro (VAR), um sistema ainda em fase de testes que, mesmo que nunca venha a atingir os 100 por cento de eficiência, será sempre o menos imperfeito dos sistemas de arbitragem. Nem sequer é uma opinião. É um facto. E não se entende como existe tanta resistência ao VAR.


Incrível como há intervenientes e comentadores que dizem preferir a existência de erro humano (em dose reforçada, porque ele nunca deixará de existir), o desfecho que uma decisão errada pode trazer e a alegada maior emoção em detrimento de uma plataforma que garanta mais justiça e sentido de verdade ao que se passa no interior das quatro linhas. E o que se passa lá dentro é um jogo em que se disputam títulos, rios de dinheiro e em que se arriscam carreiras.

O VAR é um sistema que, convém novamente salientar, ainda está em fase de testes e que naturalmente vai apresentando carências. A ausência de câmaras em zonas possíveis de aferir se a bola ultrapassou ou não a linha de baliza é algo a corrigir. A comunicação entre árbitro e VAR é um aspeto a olear. E caso este modelo venha a ser implementado de forma definitiva, é necessária mais sensibilidade nas nomeações e, se possível, o recurso a árbitros que recentemente deixaram de estar no ativo.

O erro nunca será eliminado, mas será reduzido em larga escala. Da mesma forma, o GPS é um sistema imperfeito, porque se atrasa ou se adianta e pode não contemplar o estado do trânsito ou a existência de obras a condicionarem ou impedirem a circulação em determinadas vias, mas não deixa de ser o menos imperfeito dos sistemas - ou serão os velhos mapas?




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