quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Liga Europa | Sporting 1-1 Genk


Esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Sporting e Genk empataram 1-1 num jogo a contar para a 4ª jornada do Grupo G da Liga Europa. Wolfswinkel marcou para os leões, e Plet para os belgas.


Eis a constituição das equipas:

Sporting



Em caso de empate ou derrota esta noite, os leões podem ficar definitivamente arredados da qualificação para os 1/16 de final da Liga Europa.
No passado domingo, na estreia de Franky Vercauteren como treinador, o Sporting foi derrotado pelo Vitória de Setúbal (1-2).
O Sporting está numa série de sete jogos sem vencer, no total de todas as competições.
Jeffrén, Pereirinha, Daniel Carriço, Pranjic, Arias e Boulahrouz (também castigado) estão ausentes, devido a lesão.


Genk



O Genk lidera o Grupo G e em caso de vitória podem mesmo garantir a qualificação, caso o Basileia não consiga bater o Videoton.
No último fim-de-semana, em jogo a contar para o campeonato belga, os comandados por Mario Been venceram no terreno do Gent (1-2) e subiram ao 3º lugar.
Elyaniv Barda, Benjamin De Ceulaer, Jeroen Simaeys, Kennedy Nwanganga e Leandro Trossard estão lesionados.


Inicio de jogo equilibrado e sem grandes notas de destaque em Alvalade.

25’ Koulibaly foi sancionado com o cartão amarelo, e não jogará na próxima jornada, diante do Videoton.

Primeira parte muito morna, com pouca acção junto das duas balizas.

Intervalo.

Os jogadores do Sporting aumentaram a intensidade do seu jogo na fase inicial da segunda parte.

56’ Elias obrigou Van Hout a aplicar-se.

59’ Schaars viu o segundo cartão amarelo por falta sobre Buffel, e foi expulso.

63’ Gelson Fernandes rendeu Viola.

64’ Rui Patrício negou o golo a Joseph-Monrose.

Na resposta a um cruzamento de Diego Capel, Wolfswinkel cabeceou para o 1-0.

67’ Hyland cedeu o seu lugar a Plet.

69’ Na sequência a um cruzamento de Buffel, Xandão desviou a bola e Vossen, de forma acrobática, atirou para fora.

76’ Anele Ngcongca apareceu em boa posição e rematou para intervenção do guarda-redes internacional português.

77’ Mario Been trocou Joseph-Monrose por Masika.

81’ Gorius chutou forte, mas ao lado.

82’ Rui Patrício negou o golo a Plet.

83’ Tiago Ilori foi lançado, saiu Labyad.

87’ Diego Capel foi rendido por Carrillo.

90’ Buffel progrediu pela esquerda, e cruzou para o segundo poste, onde Plet cabeceou para o fundo das redes.


Sem mais ocorrências dignas de registo até final, confirmou-se um empate que coloca o Sporting praticamente fora dos 1/16 de final da Liga Europa.
A primeira parte teve poucos motivos de interesse, com um ritmo muito morno e sem acção junto das duas balizas, sendo audível um coro de assobios dos desesperados e impacientes adeptos leoninos.
No segundo tempo, os comandados por Franky Vercauteren aumentaram a sua intensidade de jogo, e na sua melhor fase da partida, viram-se reduzidos a dez, devido à expulsão de Schaars, e quando se esperava que as coisas poderiam ficar ainda mais feias, eis que Wolfswinkel deu vantagem aos verde e brancos.
A partir daí, e com substituições e comportamentos defensivos, o Sporting foi gerindo a vantagem, no entanto, no inicio do tempo de compensação, numa desatenção dos homens mais recuados (que nesta altura até eram mais, incluindo um trio de centrais) e do próprio Rui Patrício, que estava a realizar uma extraordinária exibição, o Genk conseguiu o empate por intermédio de Plet, deixando o resultado final em 1-1.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sporting
Rui Patrício efectuou defesas muito complicadas e importantes, mas pareceu mal batido no golo sofrido;
Cédric foi cauteloso no que concerne a subidas pelo flanco e não conseguiu fechar convenientemente o seu flanco na jogada do tento do empate, permitindo que Buffel cruzasse em condições para o interior da área; Xandão nunca comprometeu; Rojo foi de quem partiu maioritariamente passes longos em busca de jogo directo; e Insúa perdeu em velocidade vários duelos com o já trintão Buffel, confirmando estar longe da melhor condição física;
Elias foi forte no momento da recuperação de bola; e Schaars foi expulso numa altura em que a equipa estava a praticar bom futebol;
Labyad, Viola e Capel trocaram várias vezes de faixa entre si, tendo o espanhol sido o mais desequilibrador e assinado uma assistência, e o argentino o mais apagado; e Wolfswinkel regressou aos golos;
Gelson Fernandes ajudou a segurar o meio-campo, quando os leões ficaram reduzidos a dez; Tiago Ilori foi negligente na marcação a Plet no lance do 1-1; e Carrillo praticamente nada conseguiu fazer no pouco tempo que esteve em campo.

Quanto aos jogadores do Genk
Van Hout ficou mal na fotografia na forma como de forma atabalhoada não conseguiu defender a bola no 1-0;
Dani Fernández foi certinho, tendo a única aparição de destaque sido quando entrou forte sobre Capel; Koulibaly viu um cartão amarelo que o deixou fora do próximo jogo da Liga Europa e falhou na marcação a Wolfswinkel no lance do golo leonino; Nadson, forte fisicamente, acabou o jogo como ponta-de-lança; e Tshimanga teve a vida complicada a partir do momento em que Capel começou a aparecer no seu flanco;
Anele Ngcongca foi um autêntico dínamo, no meio-campo; Gorius, forte tecnicamente, foi o principal organizador de jogo da equipa; e Hyland distribuiu vários passes de grande qualidade;
Buffel, apesar de já ser um trintão, ganhou vários duelos individuais em velocidade, e fez o cruzamento para o 1-1; Joseph-Monrose, destro no lado esquerdo, teve pouco sucesso no drible; e Vossen foi um perigo à solta sempre que o esférico chegou até si;
Plet reforçou o ataque e marcou o golo da igualdade; e Masika ajudou a alterar o rumo dos acontecimentos.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo G da Liga Europa:

Sem comentários:

Enviar um comentário