sexta-feira, 18 de maio de 2012

Copa Libertadores | Boca Juniors 1-0 Fluminense


Esta noite, no Estádio La Bombonera, o Boca Juniors venceu o Fluminense por 1-0, num jogo a contar para a primeira-mão dos quartos-de-final da Copa Libertadores. Pablo Mouche marcou o único golo do encontro.



Eis a constituição das equipas:

Boca Juniors



Os “Xeneizes” qualificaram-se para os quartos-de-final da Copa Libertadores após se apurarem na fase de grupos com o seu adversário desta noite, deixando para trás o Arsenal de Sarandí e o Zamora FC. Nos oitavos, eliminaram o Unión Española.
O Boca já venceu a Liga Apertura esta temporada, e ocupa a vice-liderança da Liga Clausura, a apenas a dois pontos do Newell’s Old Boys.
O jogador de maior renome no plantel é Juan Román Riquelme, atualmente com 33 anos.
O atacante Pablo Moucho, há cerca de um mês, foi visado como potencial reforço do Sporting.
Santiago “Tanque” Silva (ex-Beira Mar) e Leandro Somoza falham a partida por lesão.


Fluminense



O “tricolor” liderou o seu grupo nessa fase, deixando o Boca em 2º lugar. Nos Oitavos-de-final, derrotaram o Internacional de Porto Alegre.
A formação orientada por Abel Braga (ex-treinador de Rio Ave, Famalicão, Belenenses e Vitória de Setúbal) conquistou no último domingo o Campeonato Carioca, frente ao Botafogo.
O internacional português Deco está lesionado na coxa da direita e falha o duplo embate diante dos argentinos. Fred também recupera de lesão.
André Luís (ex-Benfica) e Jean (ex-Penafiel), são os outros dois nomes do plantel que já passaram pelo futebol português.
Lucas Patinho, médio de 20 anos, recentemente tem sido apontado como reforço leonino.


O Boca Juniors mostrava ligeiro ascendente nos minutos iniciais da partida.

12’ Jean apareceu nas costas de Walter Erviti à boca da baliza, mas atirou para fora.

15’ Thiago Neves do meio da rua obrigou Agustín Orión a defesa apertada.

17’ Num livre lateral de Riquelme cobrado para o primeiro poste, Roncaglia antecipou-se a Bruno e acertou no ferro.

18’ O lateral-direito do Boca voltou a estar em evidência ao rematar muito forte de fora da área para uma intervenção incompleta de Diego Cavalieri.

22’ Cvitanich cabeceou por cima após cruzamento de Rivero pela direita.

34’ Carlinhos colocou o braço à bola, viu o segundo amarelo e foi expulso.
Wagner recuou para defesa-esquerdo.

Antes da expulsão já assim o era, mas depois de ficar reduzido a dez unidades, o Fluminense estava a sentir enormes dificuldades em conseguir atacar, sendo raras as vezes que chegavam aos últimos trinta metros.

43’ Riquelme atirou de fora da área, a bola desviou em Jean e quase traía Diego Cavalieri.

44’ Na sequência de um cruzamento, Schiavi obrigou o guarda-redes do “tricolor” a defesa apertada.

Ao intervalo, Abel Braga trocou Rafael Sóbis por Thiago Carleto.
No Boca, Nicolás Blandi rendeu Cristian Erbes.

52’ Cvitanich desmarcou Pablo Mouche no espaço entre o lateral-direito e o central do Flu, que em boa posição fez o 1-0.


59’ Thiago Neves de livre direto faz a bola passar por cima do alvo.

65’ Assistido por Riquelme, Mouche esteve perto de marcar mas Anderson estava no caminho do esférico.

66’ Marcos Júnior substituiu Rafael Moura.

75’ Na sequência de um livre lateral cobrado por Mouche, a defesa tricolor subiu para provocar o fora-de-jogo mas Schiavi apareceu isolado em posição legal, para permitir a defesa de Diego Cavalieri.

85’ Thiago Neves deu lugar a Digão.

88’ Darío Cvitanich foi rendido por Sérgio Araújo.

90’ Riquelme de fora da área atirou ao lado.

Os primeiros minutos deram a entender que o jogo iria ser muito equilibrado e que iria fazer jus ao rótulo de final antecipada que lhe atribuíram. No entanto, só nessa fase inicial o Fluminense mostrou algum serviço, pois quando a poeira assentou, só deu Boca, especialmente a partir da expulsão de Carlinhos ainda na primeira parte.
No segundo tempo, Pablo Mouche marcou nos primeiros minutos, os “xeneizes” continuaram por cima mas sem um “pressing” alto que lhes favorece a dilatação do marcador. Do outro lado, os comandados por Abel Braga procuravam levar apenas um golo de desvantagem para a segunda mão.
Até final, algumas faltas feias, com algum teatro à mistura, típico de futebol sul-americano.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Boca…
Orión não mostrou muita segurança quando foi chamado a intervir, Clemente Rodríguez deu profundidade ao flanco esquerdo, ao contrário de Roncaglia do lado contrário, e Schiavi, mesmo com 39 anos, mostrou qualidade incrível, tanto defensivamente, como a envolver-se em lances de ataque, e já o seu companheiro do eixo da defesa, Insaurralde, acabou por fazer um jogo discreto mas sem grandes problemas.
Erbes, Rivero e Erviti pautaram os ritmos da partida a meio-campo, e numa zona mais adiantada do miolo estava o maestro Riquelme, que comandou a equipa no processo ofensivo, através da sua visão de jogo, técnica e qualidade de passe.
Mouche foi muito dinâmico e viu coroada a boa exibição com o golo da vitória, no qual foi assistido por Cvitanich.
Blandi acabou por não aparecer muito, tal como Sérgio Araújo que entrou já nos minutos finais.

Quanto aos jogadores do Fluminense…
Diego Cavalieri fez uma exibição notável, Bruno pautou pela descrição, Anderson demonstrou muita qualidade no eixo defensivo, estando alguns furos acima de Gum, e Carlinhos foi expulso ainda numa fase algo precoce.
Edinho foi praticamente um terceiro central, Jean deixou de acompanhar Mouche no lance do 1-0 e tem por isso responsabilidades no resultado, e Wagner teve algumas dificuldades em impor-se, quer como médio interior ou como lateral-esquerdo, posição na qual jogou alguns minutos depois da expulsão de Carlinhos.
Rafael Sóbis mostrou qualidade como flanqueador mas depressa se eclipsou, Rafael Moura teve técnica mas não teve apoio e Thiago Neves só de livre direto causou algum perigo.
Thiago Carleto cumpriu no lado canhoto da defesa, Digão trouxe mais segurança defensiva e Marcos Júnior ainda agitou um pouco o ataque.

1 comentário:

  1. Prezado David Pereira,

    Fiquei muito contente ao receber seu comentário no Blog "CIDADÃO FLUMINENSE".

    Fiquei tão satisfeito que resolvi criar um texto para divulgar o seu trabalho através de seu Blog pessoal. Veja no Blog "CIDADÃO FLUMINENSE":

    http://cidadaofluminense.blogspot.com

    Gostei da sua análise sobre a partida entre o FLU e o BOCA na noite de ontem. Esperamos melhor sorte para o nosso Tricolor na partida da próxima quarta, aqui no Rio, no Engenhão. Espero contar com você na nossa torcida, junto com o DECO e ABEL BRAGA.


    Um abraço fraterno e...

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderEliminar