sábado, 7 de abril de 2012

Liga ZON Sagres | Sp. Braga 0-1 FC Porto



Esta noite, no Estádio AXA, o FC Porto venceu o Sp. Braga por 1-0, num jogo a contar para a 26ª Jornada da Liga ZON Sagres. Hulk marcou o único golo do encontro.



Eis a constituição das equipas:

Sporting de Braga



Após treze vitórias consecutivas, o Braga perdeu na semana passada no Estádio da Luz (1-2) e perdeu a liderança da Liga Portuguesa, estando agora em 3º lugar.
Paulo Vinicius, Salino e Ruben Amorim falham este encontro por lesão.


FC Porto



Os dragões estão moralizados, pois após a vitória na última jornada diante do Olhanense (2-0), ascenderam ao 1º lugar.
Danilo, Emídio Rafael e Fernando ficam de fora, todos lesionados.


Os minutos iniciais do encontro foram equilibrados, ainda que sem oportunidades de golo.

12’ Após bom trabalho na esquerda, Hulk serviu Lucho González que á entrada da área rematou de pé esquerdo para defesa incompleta de Quim.

28’ Os protagonistas da situação anterior voltaram a estar em evidência, novamente com o brasileiro a servir o argentino, para nova intervenção do guardião português.

30’ Lima é lançado em velocidade, ligeiramente descaído pelo flanco direito, progrediu e entrou na área e atirou cruzado mas a bola saiu ao lado.

36’ Livre lateral batido de forma bastante tensa pela direita por Hugo Viana, Helton sacudiu para canto. O Sporting de Braga superiorizava-se nesta fase do jogo.

42’ João Moutinho combinou com James Rodríguez e este assistiu Hulk que de ângulo difícil surpreendeu ao rematar, mas Quim negou-lhe o golo de forma espectacular.

45’ Hugo Viana, ainda no seu meio-campo, na cobrança de um livre, tentou fazer o chapéu ao guarda-redes dos dragões, mas este estava atento, embora a bola não levasse a direcção da baliza.

Ao intervalo, Vítor Pereira trocou Kléber por Varela, passando Hulk para o eixo do ataque.

47’ Após boa combinação com Hélder Barbosa, Hugo Viana á entrada da área rematou por cima.

55’ O “45” dos bracarenses efectuou um mau passe, que acabou interceptado por James, e o colombiano serviu Hulk que de pé direito deu vantagem aos dragões.

60’ Livre de Viana pela direita e Maicon de cabeça quase fazia auto-golo.

61’ Alan do meio da rua obrigou Helton a aplicar-se.

63’ Saída de Alvaro Pereira e entrada de Alex Sandro.

68’ Leonardo Jardim trocou Alan por Paulo César.

73’ Hulk lançou Varela pela direita que assistiu James que ao primeiro poste desviou para fora.

75’ O técnico arsenalista colocou em campo Carlão, retirando Hélder Barbosa.

Nesta fase, o FC Porto aparentava ter o jogo controlado, estando até mais próximo de fazer o 2-0 do que de sofrer o 1-1. Todos os atletas procuravam actuar de forma inteligente, jogando pela certa e sempre que possível ganhar algum tempo.

78’ Na sequência de um canto cobrado por Hugo Viana, Lima ao primeiro poste cabeceou por cima.

83’ Nos dragões saiu James Rodríguez e entrou Rolando, enquanto que nos bracarenses, Nuno Gomes substituiu Custódio.

90+2’ O remate de Alex Sandro tabelou em Nuno André Coelho e quase bateu Quim.

A primeira porte foi muito equilibrada, o FC Porto superiorizou-se ligeiramente até à meia hora, mas até ao intervalo foi o Sp. Braga a ter o maior ascendente na partida.
No segundo tempo, Hugo Viana desperdiçou uma boa oportunidade nos instantes iniciais e pouco depois, um passe errado do médio português esteve na origem do golo dos azuis e brancos.
Até final, de forma quase sempre tranquila os dragões foram segurando a vantagem, controlando as operações, ocupando terrenos longe da sua área e até perto de fazer o 2-0, mais até do que sofrer o empate.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sp. Braga…
Quim fez intervenções fantásticas mas acabou por não ter ficado bem na fotografia no golo dos dragões, Miguel Lopes fez um bom jogo, Douglão e Nuno André Coelho estiveram maioritariamente sólidos e Elderson teve bastante trabalho com Hulk pela frente, perdendo mais lances dos que o que ganhou.
Custódio não teve capacidade para anular Lucho, Hugo Viana foi provavelmente o mais perigoso da equipa, sobretudo através de bolas paradas, mas ficou ligado ao resultado pelo passe falhado que originou o 0-1.
Alan ainda está longe da melhor forma, Mossoró esteve mais apagado do que é habitual e Hélder Barbosa pouco deu nas vistas.
Lima teve pouco espaço e oportunidades para marcar.
Carlão supostamente entrou para dar maior dimensão física na área dos dragões, mas a bola nunca lhe foi colocada para uma finalização, Paulo César veio para refrescar o flanco direito mas a equipa pouco atacou enquanto esteve em campo. Nuno Gomes teve tempo para pouco.

Quanto aos jogadores do FC Porto…
Helton esteve bem quando foi chamado a intervir, Sapunaru não teve tanto trabalho como provavelmente previa, devido à pouca insistência dos arsenalistas em atacar pela esquerda, Otamendi e Maicon foram consistentes e Alvaro Pereira teve um jogo para esquecer, com passes falhados, más recepções e uma substituição à qual reagiu de forma incisiva.
Defour tem de ser responsabilizado também pela pouca influência de Hugo Viana e Mossoró no processo ofensivo dos bracarenses em bola corrida, João Moutinho ligou bem os sectores e Lucho apareceu sempre bem colocado para rematar ou para dar um bom seguimento aos lances, havendo pouco a apontar-lhe.
Hulk foi o homem do jogo, com uma muito boa e exibição e o golo da vitória, James não brilhou mas fez a assistência para o tento dos dragões e foi pressionante quando esteve sem bola, e Kléber esteve apagadíssimo, e foi logo substituído ao intervalo.
Varela trouxe velocidade e dinâmica ao ataque, Alex Sandro não comprometeu ao render Alvaro Pereira e Rolando acabou por não ter de intervir muito.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:


1 comentário:

  1. Boas ,

    Antes de mais gostei da atitude ... os jogadores foram bravos, determinados, tiveram raça e determinação, e quando assim é é mais facil chegar á vitoria.
    Sobre o jogo foi um bom jogo de futebol com duas equipas a quererem ganhar o jogo, assim dá gosto ver o futebol.
    Quanto ao Porto estivemos bem, a ausencia de Fernando não se fez sentir com um Defour á altura das responsabilidades ... e agora só temos que continuar da mesma forma e o campeonato é nosso.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar