sábado, 10 de dezembro de 2011

Liga ZON Sagres | Sporting 1-0 Nacional



O Sporting venceu esta noite o Nacional em Alvalade por 1-0, com um golo de Onyewu, num jogo a contar para a Liga ZON Sagres.



Eis a constituição das equipas:

Sporting



No Sporting, em relação ao onze habitual, a principal alteração é a ausência de Schaars por castigo, entrando para o seu lugar André Martins. Carrillo também será titular em detrimento de Matías (lesionado) ou Bojinov.


Nacional



Nos insulares, treinados por Pedro Caixinha, que têm realizado um campeonato abaixo das expectativas (12º lugar), as únicas alterações são as saídas de Elizeu e Skolnik para as entradas de Diego Barcellos e Candeias.


O Sporting entrou muito forte, rápido e dinâmico a atacar e não dando grandes oportunidades do Nacional subir no terreno, no entanto, nos últimos metros, não se estava a conseguir concluir as jogadas e o golo só apareceu aos 21’ e de bola parada. Após um canto marcado a meio do meio-campo dos madeirenses por André Martins, Insúa desvia a bola de cabeça para um novo cabeceamento de Onyewu no interior da pequena área, antecipando-se ao guarda-redes, dando assim vantagens aos leões.

Com o tento obtido, os comandados por Domingos Paciência retiraram um pouco o pé do acelerador, foram menos ofensivos, e aos 40’ o Nacional pregou um grande susto quando Mihelic numa tentativa de cruzamento atirou à trave.

Na segunda metade, a formação de Pedro Caixinha entrou com ideias de empatar a partida, atacando mais e até estando mais perto do golo, como foi exemplo um remate de Rondón aos 57’ que não passou longe do poste da baliza sportinguista. Aos 75’, o venezuelano voltou a criar perigo, ao cabecear para grande defesa de Rui Patrício.

O desafio acabaria mesmo com uma vitória do Sporting pela margem mínima, num jogo em que esteve muito bem na primeira parte, com um ritmo muito forte, mas que a partir do golo e sobretudo nos últimos 45 minutos, foi baixando e permitindo que o Nacional criasse perigo, naquela que foi provavelmente a vitória mais sofrida em casa dos leões desde o fecho do mercado de Verão.


Analisando as equipas, como já disse, os comandados de Domingos Paciência tiveram duas faces, mostrando a mais negra quando o desgaste de unidades maior desequilíbrio se começou a acusar, algo que aconteceu com André Martins, Carrillo e até o próprio Capel. Apesar da boa exibição do internacional sub-21 português, muito dinâmico sempre que esteve em campo, ainda está longe de ter a qualidade de Schaars no que concerne a gerir o ritmo da partida quando tem a bola nos pés, é um jogador que está sempre a atacar, o que até faz sentido quando o resultado final foi 1-0, mas quando se pedia posse de bola e controlo do jogo, notou-se que não é a mesma coisa.
Rui Patrício esteve seguríssimo e ajudou a equipa a ganhar o jogo, os centrais não comprometeram, com Onyewu a marcar o golo solitário, João Pereira e Insúa não fizeram das suas melhores partidas mas estiveram bem.
Carriço continua a evoluir como trinco e vêem-se melhoras sempre que está em campo, mas está muito longe de fazer esquecer Rinaudo. De André Martins já falei dele, e Elias esteve mais apagado que costume.
Carrillo foi explosivo e desequilibrador, trazendo grande dinâmica na primeira parte, mas quando a equipa não atacou com tanta frequência apagou-se, Capel não fez uma extraordinária exibição mas esteve ao seu nível, e Wolfswinkel foi mais uma vez lutador mas voltou a não facturar.

Quanto ao Nacional, apesar do demérito do Sporting na conclusão dos lances, foi impedindo que se criasse uma diferença mais dilatada no marcador e pelo que fez na segunda parte, dá razão a alguns críticos que podem apontar o empate como resultado mais justo.
Quanto a unidades a destacar, Mateus, rapidíssimo e incansável, e Rondón que desperdiçou algumas boas oportunidades para marcar.


Com esta vitória do Sporting, fica assim organizada a classificação provisória da Liga ZON Sagres:

Sem comentários:

Enviar um comentário