domingo, 21 de fevereiro de 2016

Renato Sanches: A fibra do meio-campo encarnado

Renato Sanches é um poço de força de apenas 18 anos
Sobrevalorizado? Talvez. Talvez algumas manchetes a seu respeito sejam exageradas, talvez os valores de uma potencial transferência sejam desproporcionados, mas que o Benfica melhorou desde que assumiu a titularidade, disso não restam dúvidas.

Não sendo um portento técnico, Renato Sanches apresenta como cartão-de-visita a sua fibra e agressividade (no bom sentido). Ganha a maioria das bolas divididas que disputa, o que numa zona como o meio-campo, é fundamental para manter a posse de bola e estar mais perto de marcar.


Chega primeiro ao esférico do que os adversários, é uma autêntica carraça para eles – Hulk que o diga – e fá-lo de uma forma atrevida, como de um veterano se tratasse. Mas não o é. Apenas tem 18 anos (feitos em agosto) e, como se sabe, acabou de chegar à alta-roda do futebol.

Mas o Bulo, como lhe chamavam na Musgueira, tem muito mais do que intensidade defensiva. Tem pulmão para correr quilómetros, aguentar os 90 minutos e ainda fazer algumas cavalgadas durante os jogos. Essas cavalgadas, também designadas como chegadas à área, têm dado igualmente que falar. Os guarda-redes de Vitória de Guimarães e Académica já sentiram as balizas a abanar com o fortíssimo remate do médio das águias. E quando não enche o pé, pode endossar um passe decisivo a um colega na zona onde tudo se define.

Claro que ainda tem várias arestas a limar. Ainda falha vários passes por clara falta de concentração, ainda vai procurando os melhores terrenos para pisar, mas não deixa de impressionar pela irreverência, qualidade, eficácia e capacidade que num ápice ajudou a levar o Benfica ao topo da tabela.







2 comentários:

  1. Acompanho-o há 2 ou 3 anos. É jogador para se tornar numa estrela. Box to box puro com muito golo/passe para golo. É muito imaturo na tomada de decisão, é coração e coração e coração... mas tem muita técnica que fica escondida porque o estilo de jogo do Benfica não permite no lugar do campo que ocupa essas aventuras. Uma das características principais dele nos escalões de formação era a sua enorme capacidade técnica. Acredito que se vai soltar dentro de alguns meses e aí ver-se-á a sua real dimensão futebolistica. No meu entender vai valer algo perto da clausula de rescisão num espaço de 2 anos, assim a equipa tenha dimensão para ele poder soltar-se. Isto é uma opinião sem fundamento técnico, não sou um técnico de futebol, sou simplesmente intuitivo e adoro observar com coração. :)

    ResponderEliminar