domingo, 16 de setembro de 2012

Liga ZON Sagres | Marítimo 1-1 Sporting


Esta noite, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, Marítimo e Sporting empataram a um, num jogo em atraso da 3ª jornada da Liga ZON Sagres. Wolfswinkel abriu o marcador para os leões, João Guilherme empatou para os madeirenses.


Eis a constituição das equipas:

Marítimo



Os insulares ainda não perderam nem sofreram qualquer golo no arranque do campeonato, tendo registado uma vitória (1-0, Rio Ave) e um empate (0-0, Gil Vicente) nos dois jogos disputados. Em caso de triunfo diante dos leões, ascendem ao topo da tabela, com os mesmos pontos de FC Porto e Benfica.
Na Liga Europa, depois de terem superado o Asteras Tripolis e o Dila Gori nas pré-eliminatórias, vão agora disputar a fase de grupos com Newcastle, Bordéus e Club Brugge.


Sporting



Os leões começaram mal o campeonato, empatado (0-0, Vit. Guimarães) e perdido (0-1, Rio Ave) nas duas jornadas iniciais da Liga ZON Sagres.
Depois de terem afastado o Horsens no “Play-Off”, vão agora encontrar Basileia, Genk e Videoton no Grupo G da Liga Europa.
Boulahrouz, Pereirinha, Rinaudo e Schaars estão lesionados.


Em relação ao jogo de Alvalade frente ao Horsens, o Sporting apresentou-se em 4x2x3x1, ao invés do 4x3x3 usado nessa partida. No entanto, a defender, a equipa distribuía-se em 4x4x2, com Adrien a pressionar ao lado de Wolfswinkel.

O equilíbrio era a nota dominante no encontro, com algumas situações potencialmente perigosas, mas sem efeitos práticos, para ambas as formações.

40’ Izmailov, ainda de longe, viu o seu remate ser desviado por Roberge e a ser defendido por Salin para canto.
Na sequência do canto, cobrado por Adrien, a bola sobrou para Cédric que obrigou novamente o guardião francês do Marítimo a intervenção apertada.

Intervalo.

Ricardo Sá Pinto promoveu uma alteração táctica no segundo tempo, que consistiu na inversão do triângulo do meio-campo, com Elias a aparecer numa zona mais adiantada.

55’ Izmailov desmarcou Wolfswinkel, que estava solto de marcação devido ao desposicionamento de João Guilherme, e o holandês atirou para o fundo das redes, fora do alcance para Salin.


59’ Fidélis rendeu Héldon.

66’ Adrien e Izmailov foram substituídos por André Martins e Diego Capel.

67’ Cédric cruzou tenso pela direita, e Capel desviou ao segundo poste para a baliza, mas o guarda-redes dos madeirenses conseguiu evitar o golo sobre a linha.

71’ David Simão, à entrada da área, rematou colocado mas ao lado.

73’ Cruzamento traiçoeiro de Cédric foi desviado por Salin.

74’ David Simão cedeu o seu lugar a Gonçalo Abreu.

77’ Sami cruzou para o coração da área onde Fidélis cabeceou para extraordinária defesa de Rui Patrício.

78’ Sami tentou meter a bola na gaveta, mas saiu ligeiramente ao lado.

81’ Pedro Martins trocou Danilo Dias por Adilson.

83’ Saiu Elias, entrou Daniel Carriço.

87’ João Guilherme empatou a partida de livre directo.


Galvanizado pelo golo marcado e com maior tendência ofensiva, o Marítimo parecia ser a equipa com maior probabilidade de chegar ao 2-1.

Sem mais ocorrências dignas de registo até final, confirmou-se a igualdade no marcador.
Apesar do bom inicio dos insulares, o jogo teve sempre uma toada muito equilibrada, com ambas as equipas a equivalerem-se na primeira parte, com poucas situações de perigo, e das raras que houveram, as principais pertenceram ao Sporting já nos últimos minutos.
No segundo tempo, os leões inverteram o triângulo do meio-campo, Elias soltou-se mais no terreno e assim apareceram com mais homens no último terço do terreno, tendo conseguir adiantar-se em vantagem por Wolfswinkel.
A partir daí, foi havendo oportunidades para cada um dos lados, mas com os minutos a passarem, a principal preocupação dos comandados por Sá Pinto foi segurar o empate, tanto até que muscularam o meio-campo com Daniel Carriço, mas na recta final o Marítimo carregou, colocou a carne no assador e aos 87’ conseguiu mesmo o empate.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Marítimo…
Salin esteve muito seguro;
Briguel e Ruben Ferreira foram contidos a subir no terreno, tendo dificuldades em acompanhar os movimentos interiores de Izmailov sempre que este lhes aparecia pelo caminho; João Guilherme estava desposicionado no lance do 0-1, mas redimiu-se ao marcar o golo da igualdade; e Roberge não comprometeu e ainda mostrou a capacidade de sair a jogar;
João Luiz e Rafael Miranda foram dois médios muito trabalhadores à frente da defesa; e David Simão exibiu mais uma vez a sua boa colocação de bola, sendo ele o homem das bolas paradas;
Héldon, Danilo Dias e Sami, bastante móveis, foram trocando constantemente de posição entre si, no entanto, só apenas o último se conseguiu evidenciar através da sua velocidade e de movimentos interiores que causaram alguns desequilíbrios;
Fidélis trouxe presença física na área adversária; Gonçalo Abreu mostrou um bom pé esquerdo; e Adilson refrescou o ataque.

Quanto aos jogadores do Sporting…
Rui Patrício esteve tranquilo e ainda efectuou algumas defesas complicadas;
Cédric e Pranjic estiveram praticamente ao mesmo nível, subindo no terreno com critério, não se expondo aos erros; Xandão e Rojo raramente falharam e foram solucionando os problemas que lhe apareceram;
Gelson Fernandes travou duelo intenso frente aos centro-campistas insulares; Elias apareceu mais solto na segunda parte quando o triângulo do meio-campo se inverteu (passou de 2x1 para 1x2) e conseguiu aparecer mais perto da área adversária; e Adrien nunca conseguiu acelerar o jogo nos últimos trinta metros, e a equipa melhorou a partir do momento em que passou para médio-interior;
Carrillo apareceu a espaços e esteve poucas vezes envolvido em situações de perigo; Izmailov, no regresso à competição, após lesão, fosse qual fosse o seu flanco, procurou movimentos interiores e ainda fez uma assistência; e Wolfswinkel inaugurou o marcador com classe;
André Martins não deu dinâmica ao meio-campo e até foi ele que cometeu a falta que originou o golo do Marítimo; Capel lutou mais que jogou, até porque as condições do terreno não favoreceram o seu futebol; e Daniel Carriço entrou para muscular o miolo e ajudar a segurar a vitória, mas pouco depois viu os comandados por Pedro Martins conseguirem o empate.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

Sem comentários:

Enviar um comentário