sábado, 31 de março de 2012

Liga ZON Sagres | Benfica 2-1 Sp. Braga


Esta noite, no Estádio da Luz, o Benfica venceu o Sp. Braga por 2-1, num jogo a contar para a 25ª jornada da Liga ZON Sagres, ascendo assim ao 2º lugar. Axel Witsel de grande penalidade e Bruno César marcaram para os encarnados e Elderson para os bracarenses.



Eis a constituição das equipas:

Benfica



Os encarnados escorregaram na última ronda em Olhão (0-0 com o Olhanense) e na passada terça-feira perderam frente ao Chelsea (0-1) na primeira mão nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Garay e Jardel por lesão, e Aimar e Emerson por castigo, ficam de fora para este decisivo embate.


Sporting de Braga



Os bracarenses estão numa série de treze vitórias consecutivas, subiram à liderança da Liga ZON Sagres na última jornada e hoje pela primeira vez defendem essa posição, logo no Estádio da Luz, onde nunca venceram.
Leandro Salino, Paulo Vinicius, Baiano, Ewerton e Ruben Amorim estão lesionados.


No início da partida, o Benfica introduziu um ritmo forte, mostrando vontade de assumir o controlo das operações, com o Sporting de Braga a apostar sobretudo em transições rápidas.
Em termos tácticos, destaque para as frequentes trocas de flanco entre os extremos do Benfica e para a marcação feita por Mossoró e/ou Lima sobre Javi Garcia quando os centrais iniciam a construção de jogo.

O primeiro remate digno de registo surgiu do pé esquerdo de Bruno César para defesa de Quim.

A primeira ocasião para os bracarenses aconteceu aos 32’, através de um livre directo de Hugo Viana que saiu por cima.

Muito perto do intervalo, Alan teve um bom lance individual em que tirou Gaitán do caminho, serviu Mossoró no interior da área mas Artur negou-lhe o golo.

Logo no início do segundo tempo, já em desequilíbrio depois de lutar pela posse do esférico com os centrais minhotos, Witsel rematou mas o antigo guarda-redes das águias esteve no caminho na bola.

Aos 53’, o belga voltou a causar perigo mas desta vez atirou por cima.

Três minutos depois, Rodrigo chutou forte mas Quim evitou o golo.

Quando se atingiu a hora de jogo, Alan cruzou para o primeiro poste onde Lima antecipou-se a Luisão mas o seu remate saiu acima do alvo. Imediatamente a seguir, Hugo Viana de fora da área repetiu a façanha do avançado brasileiro.

Por esta altura o Sp. Braga crescia da partida, libertando-se da pressão e chegando com muito mais frequência ao último terço no terreno.
Jorge Jesus trocou Cardozo por Nélson Oliveira.

Aos 65’, Lima ultrapassou Miguel Vítor (que ficou estendido no relvado com queixas físicas) e serviu Mossoró que no coração da área cabeceou ao lado.
O central encarnado acabou substituído por Matic, com Javi Garcia a recuar para o eixo da defesa.

Na resposta, Bruno César de livre directo leva a bola a passar por cima da baliza bracarense.

Á entrada do último quarto de hora, Elderson ao tentar chegar à bola dá uma cabeçada a Bruno César dentro da sua grande área, levando o árbitro a assinalar uma grande penalidade, que Witsel converteu em golo.

A seguir ao 1-0, Leonardo Jardim substituiu Alan e Hélder Barbosa por Paulo César e Nuno Gomes, e do outro lado, Jorge Jesus colocou Nolito em campo, retirando Rodrigo.

Aos 82’, num livre batido por Hugo Viana de forma bastante tensa para o segundo poste Elderson apareceu para encostar para dentro da baliza, igualando a partida.

Na última substituição do Braga, saiu Mossoró e entrou Luís Alberto. Nesta altura, Paulo César jogava na esquerda, Lima na direita e Nuno Gomes no eixo do ataque, com Hugo Viana nas suas costas. Custódio e o ex-Nacional formavam o duplo “pivot” defensivo.

Já nos descontos, Bruno César passou a Gaitán que tirou Nuno André Coelho do caminho e devolveu ao brasileiro que atirou de pé esquerdo para o fundo das redes, voltando a dar vantagem aos encarnados, carimbando assim o resultado final.

Foi um encontro muito disputado, com duas partes bastante distintas, uma primeira em que houve poucas oportunidades, com o Braga a apostar na contenção e nas transições rápidas, e o Benfica a querer superiorizar-se e a controlar o jogo.
Já na segunda, os encarnados entraram muito fortes mas a partir dos 60’ os minhotos assumiram o controlo das operações, subiram mais no terreno, saíam da sua defesa em ataque organizado e estiveram até perto de marcar. Mas como quem não marca sofre, Witsel deu vantagem aos vice-campeões nacionais de grande penalidade e logo a seguir Elderson repõe a igualdade. Quando já se pensava que o 1-1 seria o resultado final e já se faziam contas à classificação no final da jornada e do que faltava disputar até ao fim do campeonato, Bruno César desbloqueou o empate e deu a vitória ao Benfica.

Analisando os atletas em campo, começando pelas águias…
Artur esteve bem quando foi chamado a intervir, Maxi Pereira travou duelo intenso com Hélder Barbosa e as principais situações dos arsenalistas não foram pelo seu lado, Luisão foi seguro, Miguel Vítor exibiu-se a bom nível, mesmo quando condicionado pelo cartão e saiu lesionado, e Capdevila nem sempre teve argumentos para travar os jogadores do Braga que atacavam pelo seu flanco.
Javi García foi pressionado e não conseguiu construir, mas esteve bem a defender e terminou o encontro a central, Witsel esteve bem, marcou de “penalty”, foi o autor de alguns remates perigosos e ofereceu algo diferente à equipa que não a fantasia de Pablo Aimar, Bruno César fez jus à sua alcunha de “chuta-chuta”, procurou sempre o golo e acabou por consegui-lo mesmo no fim e Gaitán fez uma boa exibição, estando na jogada do 2-1.
Rodrigo está longe da forma exibida antes da lesão contraída na Rússia e Cardozo foi anulado pelos centrais bracarenses.
Nélson Oliveira trouxe mobilidade à frente de ataque, Matic veio ocupar os espaços que eram de Javi García e Nolito não teve muito tempo para brilhar.

Quanto aos jogadores do Sporting de Braga…
Quim teve uma receção hostil no seu regresso ao Luz mas negou o golo aos encarnados várias vezes, Miguel Lopes a atacar foi mediano, já que falhou muitos passes, mas defendeu muito bem, Nuno André Coelho e Douglão foram intransponíveis durante os 90 minutos, mas só nos descontos o central ex-FC Porto e Sporting foi ultrapassado pro Gaitán no lance do 2-1 e Elderson esteve no pior e no melhor da sua equipa, cometendo a grande penalidade e fazendo o tento do empate.
Custódio segurou o meio-campo, Hugo Viana foi perigoso sempre que tinha espaço ou batia um livre, fazendo a assistência para o golo dos minhotos, Alan depois de um mês de ausência ainda não mostrou estar na melhor forma, Mossoró foi o principal veículo do ataque bracarense e Hélder Barbosa não teve muitos argumentos para Maxi Pereira.
Lima foi sempre um perigo à solta, mas não conseguiu marcar.
Paulo César entrou bem no jogo, Nuno Gomes praticamente nem chegou a tocar na bola e Luís Alberto esteve pouco tempo em campo.

Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:


Sem comentários:

Enviar um comentário