quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Superstar by Superstar - Sting

Sting



Ring Skills


- Pontos fortes: Quando falamos de Sting, falamos do grande wrestler que ele tem sido ao longo destes quase 25 anos de carreira. É alguém que dá espetáculo ("It's show time!"), tem uma excelente e clássica forma de conduzir os combates, sabe vender bem os golpes e respeita sempre a sua gimmick e a feud em que participa.
- Pontos fracos: Apesar de tudo, Sting nunca foi aquele tipo de wrestler que fosse uma presença assídua nos prémios para melhor combate do ano, e com o peso da idade, atualmente não é o mesmo que foi há 15/20 anos, estando um pouco mais lento e enfadonho.



Mic Skills


- Pontos fortes: Provavelmente, é atualmente o melhor ou um dos melhores no micro na TNA. A sua experiência nesse capitulo é fundamental, no entanto, há ali talento natural, tem uma boa voz, diz as coisas como deve ser, com a expressão facial correta e sabe despertar emoção na plateia.
- Pontos fracos: No que diz respeito às prestações de Sting no micro, apenas tenho um defeito a apontar, penso que muitas vezes pela rapidez com que diz as coisas, entre outros aspetos, mostra que tem um discurso decorado e não um pouco mais improvisado, e quando as coisas parecem encenadas de mais, eu pelo menos não gosto. Apesar da boa voz, não é nenhum The Rock...



Carisma


- Pontos fortes: Também neste aspeto, demonstra ser o melhor ou dos melhores da TNA. É uma figura histórica do pro wrestling, um veterano, alguém respeitado, o público reconhece-o e a sua chama mantém-se acesa. O público adora-o de tal modo que dentro dos Main Event Mafia a TNA teve que o manter sempre um pouco distante do grupo heel, sendo mais um tweener. Há quem diga que o carisma não é algo que se aprenda mas sim algo que nasce com a pessoa, Sting conquistou por duas vezes o prémio de lutador mais carismático do ano para o Wrestling Observer (1988 e 1992).
- Pontos fracos: A pergunta que faço é esta, apesar do seu currículo, se aparecesse na WWE, teria uma reacção do público proporcional à que teve na NWA, WCW e que tem atualmente na TNA? Julgo que não. É o wrestler mais popular de sempre a nunca ter passado pela companhia de Vince McMahon, no entanto...



Venda de Merchandising


- Pontos fortes: É difícil descobrir t-shirts suas na plateia da Impact Zone, no entanto, até deverá ser dos que mais vende. Pelo que tenho reparado, as suas action figures vendem muito bem, e as máscaras alusivas à sua pintura na cara também fazem algum sucesso nos fãs mais jovens.
- Pontos fracos: Embora sejam companhias de dimensões diferentes, a verdade é que as vendas de Sting na TNA nem devem ser superiores à de um mid-carder como Kofi Kingston na WWE. Mesmo sendo dos que mais venda em Orlando, ainda é pouco, não há lá money makers.



Gimmick


- Pontos fortes: Desconheço as principais características da sua gimmick nas federações por onde andou anteriormente, mas na TNA, tem atuado mais como um veterano respeitador e que se faz respeitar, que tenta resolver problemas e ensinar aos jovens como se faz, uma personagem que só pode ser atribuída a alguém com um nível lendário. Penso que ao desempenhar esse papel é uma boa jogada para a TNA.
- Pontos fracos: Quem é que numa outra companhia também "tem atuado mais como um veterano respeitador e que se faz respeitar, que tenta resolver problemas e ensinar aos jovens como se faz"? Pois meus amigos, o papel de Sting na TNA é comparado vezes sem conta ao de Undertaker na WWE, e a meu ver não é só uma coincidência, é mesmo uma imitação.



Atitudes no Backstage


- Pontos fortes: Pelo que sei, Sting sempre foi alguém muito humilde e dedicado. Foi um produto da NWA e WCW e prometeu a si mesmo nunca ir para a WWE em sinal de fidelidade a essas companhias, provavelmente estaria hoje muito mais rico, no entanto colocou o respeito à frente de tudo. Não me parece que seja um monstro do backstage mas sim alguém que está disposto a fazer aquilo que acha que está mais correto para o business. Respeita todos e todos o respeitam.
- Pontos fracos: Creio que não há mesmo nada a apontar.



Condição física


- Pontos fortes: Sting tem 50 anos, mas tem apresentado combates agradáveis, e alguns com uma duração que não é suportável por todos, enfim, poderemos dizer "you still got it!". Depois de uma pesquisa que fiz, parece que nunca teve grandes lesões na sua carreira.
- Pontos fracos: Apesar de tudo, com a sua idade e pelos rumores que por aí se leem, a sua retirada está para breve, o corpo está mais pesado, mexe-se menos bem, os reflexos já não são os mesmos e é preciso saber sair na altura certa, que para Sting será dentro de poucos meses. Em 1990 teve uma lesão no joelho, mas parece que já não o afeta.



Theme Song - "Slay Me" de Dale Oliver


- Pontos fortes: Desconheço as principais características da sua gimmick nas companhias onde passou anteriormente, mas sei que a sua música continua com algo do mesmo padrão. Por esse prisma, penso que seja adequada.
- Pontos fracos: Mais uma vez, uma música da TNA parece ser adequada, mas ao mesmo tempo feia, e a WWE neste aspecto consegue aliar a beleza de uma música e conseguir adequa-la, à gimmick dos wrestlers, credibilizando as suas personagens e ao mesmo tempo ter algum sucesso nos downloads.



Curiosidades:

- Sting é o wrestler mais popular de sempre a nunca ter estado na WWE
- Sting venceu por quatro vezes o prémio de lutador mais popular do ano, um recorde!
- Sting é um homem casado e tem três filhos
- Sting é cristão


Publicado originalmente a 14 de outubro de 2009