domingo, 11 de novembro de 2018

Dedé, o imponente central do Cruzeiro que deixou Militão e Felipe de fora do escrete

Dedé ajudou o Cruzeiro a conquistar duas Copas do Brasil

Depois de terem integrado convocatórias da seleção brasileira depois do Mundial 2018 e apesar do bom momento que atravessam e do grande entendimento que têm revelado, os centrais portistas Felipe e Éder Militão não foram chamados por Tite para os jogos de 16 e 20 de novembro em Londres, diante de Uruguai e Camarões. Em detrimento deles, o responsável pelo escrete vai levar aquele que é o único elemento da lista a atuar no Brasileirão, Dedé, central de 30 anos do Cruzeiro.


A chamada de um trintão sem qualquer experiência no futebol europeu e que já não era convocado há cinco anos pode causar estranheza na Europa, mas quem acompanha o futebol sul-americano sabe que o zagueiro dos mineiros tem estado a atravessar um período de grande regularidade e qualidade exibicional.

Típico centralão, de 1,92 m, domina todas as vertentes do momento defensivo.  Autêntica parede, é um autêntico imperador nas alturas, uma unidade fundamental no jogo aéreo defensivo e ofensivo do azulão. No entanto, o que marca a diferença entre ele e os outros centrais de elevada estatura é a rapidez com que lê o jogo e a agressividade que coloca, que o fazem ganhar quase todos os lances na antecipação. Bem posicionado, reage muito rapidamente às situações que lhe são colocadas, sejam cruzamentos, bolas nas costas, duelos ou movimentos do atacante que está a marcar. Naquilo que é fundamental num defesa, que é precisamente defender, exibe muitos poucos pontos fracos.


Aquele que será o seu ponto menos forte está relacionado com o aspeto ofensivo. Não que Dedé tenha duas tábuas em vez de dois pés, mas não revela grande apetência para construir. Arrisca pouco no passe vertical, preferindo não inventar e recorrer ao chutão para a frente, despachando a bola de qualquer maneira. Nisso é inferior à dupla portista.

Quem gosta muito dele é Jorge Jesus, que o tentou levar várias vezes para o Benfica depois da saída de David Luiz para o Chelsea, quando Dedé ainda estava no Vasco da Gama. Também esteve na mira do FC Porto no final de 2012, mas os seus interessados não se esgotaram no futebol português. Manchester City, Juventus, Real Madrid, Manchester United, Inter, Barcelona, AC Milan e PSG também o tiveram debaixo de olho. No entanto, preferiu ficar no Brasil, junto da família, transferindo-se para o Cruzeiro em abril de 2013 por cinco milhões de euros.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...