quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Sesimbra prepara condições para subir “daqui a um aninho ou dois”


Álvaro Mendes quer melhorar posição
Nas últimas 22 épocas, o Sesimbra competiu em mais de metade (13) nos campeonatos nacionais. No entanto, desde 2013/14 que está mergulhado na I Distrital, tendo sentido dificuldades para se estabelecer na primeira metade da tabela.

No que a história diz respeito, o emblema da Vila Amália fica apenas atrás de Fabril e Barreirense entre os que competem no primeiro escalão da Associação de Futebol de Setúbal, com mais de 40 presenças em nacionais. Porém, ainda não deverá ser desta que vai lutar para voltar às provas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol.


“Não posso falar em subir. Tudo tem o seu timing, mas se o Sesimbra der seguimento ao que começou no ano passado, a curto ou médio prazo terá condições para lutar pela promoção. É um clube histórico, representativo do distrito e habituado aos campeonatos nacionais. Este ano o relvado está em melhores condições do que o ano passado, em que parecia um batatal. Criando uma base que vem da formação do e gerando condições de trabalho, este ano vamos lutar para os lugares cimeiros e se calhar daqui a um aninho ou dois o Sesimbra terá condições para subir. O Sesimbra está no bom caminho, independentemente de o Álvaro ficar lá muito tempo ou não, com uma aposta forte na juventude e na prata da casa, porque não há dinheiro”, começou por contar o treinador Álvaro Mendes a O Blog do David, frisando que “subiram seis juniores à equipa principal em dois anos”, “70 por cento do plantel tem entre 18 e 21 anos” e “80 por cento dos jogadores são oriundos de Sesimbra ou da periferia”.

Com os pés bem assentes na terra, mas igualmente com ambição, os pexitos querem fazer melhor do que o sexto lugar e os 46 pontos obtidos na época passada. “O Sesimbra tem condições para fazer melhor. Se na época passada ficámos a um ponto do quinto, a dois do quarto e a sete do terceiro, agora temos condições para lutar pelos primeiros três ou quatro lugares”, assumiu o técnico de 45 anos, que terminou na sexta posição os dois campeonatos em que participou de início ao fim, o da temporada passada aos comandos dos sesimbrenses e o de 2016/17 no banco do U. Santiago.

Estrutura da época passada com Bolacha no scouting

Sesimbra vai bater-se "pelos três ou quatro primeiros lugares"
“A nossa preocupação era manter a estrutura do ano passado e a verdade é que o fizemos. Transitaram 19 jogadores”, contou Álvaro Mendes relativamente à composição do plantel, renovado de forma cirúrgica. “O Gustavo foi para O Grandolense e fomos buscar o Sérgio Mata ao Alfarim, ou seja, guarda-redes por guarda-redes. O Nascimento saiu, fomos buscar o David [Rodrigues] ao Barreirense – um regresso a casa de um jogador com características especiais, com um metro e 90 e tal, diferente do Mantorras, o que é muito importante para um futebol com a dimensão física da I Distrital. Saiu o Bolacha, fomos buscar dois jovens: o Bernardo ao Amora e o Pedro Duarte que tinha estado no Amora, mas que esteve algum tempo parado. São miúdos com 22 e 19 anos e muita qualidade técnica, embora não tenham a experiência do Bolacha. Queremos fazer crescer esta juventude”, vincou o antigo lateral esquerdo do Barreirense na década de 1990.

Por falar em juventude e em Bolacha, o avançado pendurou as botas e, aos 33 anos, vai fazer trabalho de scouting para o clube, tendo em vista a observação de adversário e a prospeção de jovens valores. “Para quem não tem dinheiro, temos de olhar para jovens jogadores da zona de Sesimbra. E é assim que temos vindo a trabalhar, com os pés assentes na terra. Este ano fizemos subir mais dois juniores [Alex e Cabral] com enorme potencial e estamos a garantir assim o futuro do clube. Saiu um jogador muito importante, o Mbala, que foi para o Cova da Piedade, mas não fomos buscar alguém com essas características, um médio com 1,90 m. Vamos tentar arranjar soluções dentro da própria equipa e se necessário alterar um bocadinho o sistema de jogo. O Sesimbra não pode ir buscar jogadores, tem que os criar na sua casa”, explanou o técnico que se estreou como treinador principal na I Distrital em 2010/11, no Comércio e Indústria.


“Vamos tentar ganhar a Taça”

Pela diferença de argumentos, Álvaro Mendes adianta que “é difícil dizer que o Sesimbra é candidato à subida quando há clubes a pagar o que se diz que andam a pagar, como o Fabril ou o Oriental Dragon”. “Quando há clubes na I Distrital a pagar 500 euros, esses é que têm a responsabilidade de subir de divisão. O Fabril, por exemplo, reforçou-se com alguns dos melhores jogadores do Amora que subiu no ano passado, e teoricamente é o principal candidato. O Oriental Dragon está também a ser alvo de um forte investimento. Ninguém paga esses ordenados para ficar a meio da tabela, não sejamos ingénuos. O U. Santiago também tem um investidor, que meteu lá jogadores de qualidade, que vem dos campeonatos nacionais. Não me venham dizer que há um investidor no clube para ficar em quinto ou sexto. Teoricamente não estamos a lutar com as mesmas armas, mas depois no campo é que se vê”, justificou, desafiador. 

Bem diferente pode ser o desfecho da Taça da Associação de Futebol de Setúbal. Inserido na Série A, considerada a mais complicada por ter cinco equipas da I Distrital, o Sesimbra não teve um arranque fácil, mas garantiu o apuramento para a fase a eliminar. “Não começámos bem, com um empate na Charneca de Caparica que não foi mau de todo (2-2) e uma derrota em casa ante o Fabril em que fizemos uma grande exibição (0-2), falhámos dois penáltis e tivemos cinco ou seis oportunidades de golo que não conseguimos concretizar”, recordou o técnico, que ao terceiro jogo guiou os sesimbrenses à primeira vitória, no terreno do Moitense (2-0), e ao quarto encontro selou a qualificação com um empate caseiro com o U. Santiago (1-1).

“Quando entramos nas provas é para ganhar e vamos tentar ganhar a taça. Com o que fizemos com o Fabril, temos que estar otimistas em relação ao futuro. O principal objetivo está cumprido, naquele que era claramente o grupo mais forte, e a partir de agora acho que podemos e devemos sonhar com a final”, rematou.



















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...