sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Febre dos vídeos originais para anunciar jogadores veio para ficar

Santa Clara tem sido um dos campeões do defeso no Facebook
A receita que serviu para cozinhar a contratação Ukra, um cartomante muito especial a revelar nas suas cartas dois reforços ao treinador do Sp. Braga, a chegada do imperador César e do rei Rui Silva para o trono da defesa e a compra de um antivírus para o meio-campo do Santa Clara, o longo caminho entre Sheffield e Guimarães, o avião de papel que levou Éber Bessa do Brasil para Setúbal ou o videojogo Football Manager a inspirar a aquisição de Murilo Freitas. Tem virado moda, nos últimos anos, o recurso a vídeos originais nas redes sociais para anunciar reforços (ou renovações) - feitos em tempo recorde -, em detrimento das mais institucionais conferências de imprensa ou das tradicionais fotografias com jogador e presidente.


FC Porto, Benfica e Sporting podem ser os chamados três grandes e os crónicos candidatos ao título. Mas a I Liga, que esta sexta-feira arranca, é disputada por outros 15 clubes que fazem das fraquezas forças e recorrem a manobras criativas para reduzir as diferenças desportivas, económicas, sociais e mediáticas. De norte a sul, do interior ao litoral e dos grandes centros urbanos às ilhas, desde os históricos aos novatos no primeiro escalão português, todos querem ter uma palavra a dizer e ser motivo de conversa.


O Santa Clara, recém-promovido à I Liga após uma longa travessia de 15 anos no segundo escalão, tem sido um dos campeões do defeso nesta matéria. "Por sermos dos Açores, sentimos que não temos a mesma visibilidade de outros, e assim conseguimos tê-la. Temos apostado muito nesta área. É o caminho certo para divulgarmos o jogador, o produto, o clube e a região. É importante vermos o futebol de uma forma não tão séria", explicou o diretor de comunicação dos insulares, Emanuel Melo, ao DN.

Razões diferentes encontrou o Vitória de Setúbal para optar por esta via. "É uma forma de aproveitar as redes sociais, veículo próximo das pessoas e que chega a mais gente e mais rapidamente, em vez do que se fazia anteriormente, mais institucional. Queremos estar mais próximos dos sócios e fazer com que criem expectativas em torno do jogador apresentado, em vez de publicar apenas no site", esclareceu Carlos Lopes Pereira, do departamento de comunicação dos sadinos.


Com o mesmo intuito, o Rio Ave quer estar perto dos seus adeptos. "Quando há quatro anos cheguei ao Rio Ave, o Facebook tinha pouca utilização, e entendemos tentar comunicar mais com os adeptos e mostrar-lhes o clube. Temos exibido inúmeros vídeos, desde brincadeiras nos treinos a assuntos mais sérios como ações de solidariedade. Quando chega um novo jogador, procuramos anunciá-lo através de uma brincadeira, com suporte de vídeo, e depois fazemos uma apresentação mais forma, com entrevista ou apresentação à imprensa", contou o diretor de comunicação, Marco Aurélio Carvalho.

Uma arte feita à pressão

O processo criativo não diferente muito nos departamentos dos três clubes. "No caso da apresentação de um jogador, é-me anunciado e depois parte do nosso departamento. Já fizemos caricaturas, quizzes, jogos eletrónicos...", descreve Marco Aurélio Carvalho. "Partimos sempre de alguns pressupostos: olhamos para os temas que dominam a atualidade e às características dos jogadores", adianta Emanuel Melo. "Não é fácil e temos pouco tempo. Os negócios são sigilosos e nem uma hora temos. Temos que olhar para o jogador e para o seu passado futebolístico", prossegue Carlos Lopes Pereira.


"O César, por exemplo, tem o nome de um antigo imperador. O João Lopes [guarda-redes] tem um pontapé muito forte, como o Ederson, e fizemos um paralelismo", exemplificou o diretor dos açorianos. "No caso do vídeo do Luís Cortez, é o regresso de um jogador formado no Vitória de Setúbal ao fim de muitos anos. Então colocámos uma criança a dar uns toques na bola junto ao estádio e depois o jogador no relvado, a simbolizar a evolução dele, que voltou já enquanto jogador profissional", explicou o sadino. "Quando foi contratado o Toni Borevkovic, fiz o desenho de um jogador e brinquei com o primeiro nome dele. Ninguém pensava que se tratava de um croata", revelou o vila-condense.

Os diretores de comunicação, porém, não fazem tudo sozinhos. Emanuel Melo trabalha ao lado de um diretor de imagem, Carlos Lopes Pereira também e ainda com dois estagiários, enquanto Marco Aurélio Carvalho integra uma equipa de seis pessoas, composta também por um diretor de marketing, um assessor para o futebol profissional e assessores para o futebol de formação e para as modalidades.



Alguns dos mais originais anúncios de reforços neste defeso:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...