sexta-feira, 25 de maio de 2018

Arnautovic. Ainda cheira a Zlatan em Inglaterra

Arnautovic foi o melhor marcador do West Ham em 2017/18

Não há campeonato mais competitivo do que o inglês. Todas as equipas, do topo ao fundo da tabela, contam com jogadores internacionais, recrutados em clubes grandes de outros países. Ainda esta época, futebolistas conceituados como Shaqiri, Salomón Rondón ou os irmãos Ayew não evitaram a descida de divisão de Stoke City, West Bromwich e Swansea, respetivamente.

Há estrelas por todo o lado e também não faltam num West Ham que, apesar do 13.º lugar final, contava com internacionais como Zabaleta, Lanzini, Chicharito, João Mário, Joe Hart, Evra e Chicharito, sendo os três últimos presenças habituais no… banco. O próprio José Fonte, um dos mais utilizados por Fernando Santos na qualificação para o Mundial 2018, sentiu dificuldades e conquistar uma vaga no onze e acabou por rumar à China.


Entre tantos craques, sobressaiu Marko Arnautovic, melhor marcador dos hammers na Premier League, com 11 golos, após ter sido contratado ao Stoke City por 22,3 milhões de euros no verão do ano passado. Só pelo nome, já faz lembrar Zlatan Ibrahimovic, mas as semelhanças não se ficam por aí.  Tal como o veterano avançado sueco, o austríaco de 29 anos também é uma autêntica viga (1,93 m), tem o corpo coberto de tatuagens e uma postura corporal irreverente, sempre de cabeça levanta e peito feito.

Mas há mais, até porque o antigo jogador de FC Twente, Inter, Werder Bremen e Stoke migrou recentemente das alas para o eixo do ataque, onde tem dado cartas enquanto ponta de lança – curiosamente, também passou pelos campeonatos holandês e italiano. Dotado tecnicamente, não se fixa na área. Dá apoio frontal aos companheiros, tabela, segura bem a bola, joga bem com os dois pés e desenvencilha-se muito bem no um contra um. Parece que estou a descrever Zlatan, é verdade, mas estou a falar de Marko, nascido em Viena e filho de pai sérvio e mãe austríaca.

Depois, surgem as diferenças. Arnautovic é bem mais rápido e tem nas mudanças de velocidade uma das principais armas. Para o habitual estilo de jogo de parada e resposta da Premier League, é bastante útil. Contudo, tem-lhe faltado algo que o veterano avançado sueco carrega em doses industriais: qualidade na definição dos lances e eficácia. O atacante 69 vezes internacional pela Áustria (18 golos) nunca foi além dos 14 golos numa época – marca obtida ao serviço do Twente, em 2008/09 – e dos 12 se contabilizarmos apenas as temporadas passadas nas cinco principais ligas europeias – em 2015/16, pelo Stoke.

Por outras palavras, Arnautovic faz lembrar Ibra, mas ainda não o consegue fazer esquecer.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...