quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Denis Alibec, o gladiador dos Cárpatos

Alibec soma oito jogos e um golo pela seleção romena
O Steaua Bucareste pode ter falhado a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas houve um jogador que pelo que mostrou no play-off frente ao Sporting estará certamente mais próximo de jogar em palcos mediáticos como a Champions, o ponta de lança Denis Alibec.

Surpreende que ainda ande pela liga romena e só tenha 8 internacionalizações pela Roménia aos 26 anos, a julgar pela qualidade demonstrada e até por se tratar do capitão da sua equipa. Com uma aparência a fazer lembrar um gladiador, pelo cabelo rapado e as tatuagens, também exibe em campo um estilo muito combativo, com algumas semelhanças com o antigo goleador leonino Islam Slimani.


Tal como o argelino, tem aquele espírito guerreiro que não deixa os defesas respirarem, é um lutador-nato, dá profundidade ao ataque e, em certas ocasiões, leva a equipa pela frente, como que a justificar a braçadeira. Também não é um prodígio técnico, ainda que tenha melhores pés – mas pior jogo aéreo – do que o avançado do Leicester, mas desenrasca-se bem a segurar a bola e a oferecer soluções de passe em zonas que não a área adversária.

Embora seja muito móvel e possante (1,87 m), o que mais deu nas vistas foi a sua facilidade de remate e a potência e precisão do seu pé esquerdo. Não se estranha, por isso, que esteja a ser apontado ao FC Porto, porque exibe o perfil ideal para encaixar em qualquer dupla atacante dos três grandes de Portugal.

Se a quente tirei estas ilações, não resisti em olhar à frieza dos números, até porque terminou a eliminatória sem faturar a Rui Patrício. O registo, realmente, não é dos mais famosos. Um golo em oito encontros nesta temporada e uma média a rondar os 0,5 por jogo nas quatro anteriores, todas elas na liga romena – três e meia pelo Astra Giurgiu e meia pelo Steaua -, não impressionam. A bota não parece bater com a perdigota, mas, ainda assim, dou-lhe o benefício da dúvida e recomendo-o a maiores palcos.



5 comentários:

  1. Além de ser um jogador que só sabe com o pé esquerdo não passa a bola a ninguém... Tanto que no jogo com o Sporting o segundo golo sofrido é culpa dele pois tem um colega sozinho e pensa que pode fazer tudo ...

    ResponderEliminar
  2. É um bom jogador, forte, rápido e bom tecnicamente. A única coisa que me mete nojo nele é a arrogância. Ele bem que se deve ter engasgado com o que disse em relação ao Sporting.

    ResponderEliminar
  3. Se o jogador que Jorge Jesus pretende é um avançado. No nosso entender este jogador (Alibec) é um pouco na onda de Seferovic do nosso rival. Teria lugar no plantel do Sporting Clube de Portugal e probabilidades de sucesso na nossa Liga.
    Segura muito bem a bola de costas para a baliza, sabe sair a jogar, desmarca-se bem e tem um remate muito forte, o que daria jeito contra equipas mais fechadas. É muito poderoso fisicamente, parece que leva tudo à frente. Tem 1,87 cm e é esquerdino. Não temos nenhum jogador com estas características na linha avançada (é um misto de Doumbia e Alan Ruiz). Resta saber se Jorge Jesus é da mesma opinião e se encaixava no seu modelo de jogo. ��
    NOTA: Segundo um pasquim, o jogador custa cerca de 10 milhões de euros.

    https://www.youtube.com/watch?v=IRNsN19KfNs

    ResponderEliminar
  4. Não faz lembrar Seferovic. A mim faz-me lembrar o Hulk.
    Tem um grande poder de expulsão e aceleração, muita velocidade e um remate muito potente dentro e fora de área!

    ResponderEliminar
  5. Boa meia distancia, alguma velocidade e combatividade, mas não é um fora de série

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...