segunda-feira, 29 de maio de 2017

João Carvalho: A próxima pérola ‘made in’ Seixal a despontar?

João Carvalho está prestes a disputar o Europeu sub-21
André Gomes, Bernardo Silva, Renato Sanches e Gonçalo Guedes. O Centro de Estágios do Benfica, no Seixal, tem estado a produzir verdadeiros craques, capazes de contribuir para o desempenho desportivo da equipa sénior e de gerar enormes mais-valias em termos financeiros.

O sucesso da fábrica encarnada, nos últimos anos, é indesmentível, pelo que os adeptos do futebol já fazem apostas ao próximo ‘canterano’ a ser lançado por Rui Vitória e agarrar um lugar do plantel principal. O nome do médio-ofensivo João Carvalho, de 20 anos, é um dos favoritos.


Após um longo percurso pela formação encarnada e pelas seleções jovens, o centrocampista natural de Castanheira de Pêra apareceu na equipa B com apenas 17 anos, em 2014, e só na temporada que agora finda é que está, em termos etários, no primeiro ano de sénior. Depois de 82 jogos e 12 golos pelos bês benfiquistas, estreou-se na I Liga em fevereiro, ao serviço do Vitória de Setúbal, emblema que o recrutou por empréstimo. 

À beira-Sado, ganhou rodagem durante quatro meses, tendo participado em 15 jogos (13 a titular) e apontado um golo – em pleno Dragão… -, adaptando-se e mostrando o seu valor no patamar maior do futebol português, onde rapidamente cativou, uma vez que foi eleito melhor jovem do mês por duas ocasiões.

Baixinho, com apenas 1,70 m, João Carvalho dá nas vistas pela sua capacidade técnica e qualidade de passe. Com a bola nos pés, faz tudo bem, apenas com o pé direito – prefere a trivela a utilizar o esquerdo. Deixa o esférico redondinho nos companheiros, cruza bem, remata bem, sabe desenvencilhar-se em espaços curtos e mostra inteligência nas ações. Apesar da tenra idade, é um conhecedor do jogo, acelerando ou arrefecendo o ritmo consoante as necessidades do coletivo.

Apareceu no Bonfim como ‘10’, mas José Couceiro desviou-o algumas vezes para o corredor esquerdo, onde atuou como falso extremo, sempre virado para dentro do campo e sem a tal verticalidade do típico ala. Ainda assim, deverá ser a jogar no meio, à frente de um ou dois centrocampistas mais recuados, que vai conseguir convencer Rui Vitória.

Certamente fará a pré-época com o plantel principal, mas se o destino lhe ditar nova cedência a um clube de I Liga, não lhe fará mal algum, sobretudo se estiver integrado numa equipa que goste de ter bola, a filosofia que pode valorizar e potenciar o futebol dele.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...