sábado, 25 de junho de 2016

Gareth Bale: Uma estrela em fato de macaco

Bale tem brilhado pelo empenho e humildade por Gales
28 de maio de 2016: Gareth Bale, como uma das principais estrelas do colosso Real Madrid, ajuda o clube a conquistar a sua 11.ª Liga dos Campeões ao fazer uma assistência e ao converter uma grande penalidade no desempate por penalties.

11 de junho de 2016: Cerca de duas semanas depois, o mesmo Bale estava ao lado de desconhecidos dos grandes ecrãs do futebol, alguns a jogar em divisões secundárias de Inglaterra, para a estreia triunfante do País de Gales em Campeonatos da Europa.



É, sem dúvida, a estrela galesa. Mas não é vedeta. Podia demitir-se de tarefas defensivas. Podia exigir a braçadeira de capitão. Podia ter uma atitude presunçosa. Podia chatear-se com os colegas se estes não lhe passassem a bola. Mas não é isso que se vê.

A última imagem do País de Gales-Irlanda do Norte diz tudo: Bale alivia uma bola de cabeça, na sua área, precisamente instantes antes do último apito. Apesar do estatuto, veste o fato de macaco e é o primeiro a defender, mordendo os calcanhares dos defesas como se fosse um miúdo de 18 anos a querer agarrar o lugar. Sem sinais de descontentamento, deixa a capitania a cargo de Ashley Williams. Procura dar soluções aos colegas. Conforta-os quando eles falham. Festeja em grupo. Até executa lançamentos. E se marca os livres diretos, não é por imposição. É porque os colegas lhe reconhecem um talento superior. Se à partida poderíamos esperar “Bale e mais dez” dos britânicos, temos visto “Bale como os outros dez”.

O antigo craque do Tottenham tem sido um dos melhores do Euro-2016 no que concerne ao desempenho desportivo, mas tem brilhado e feito brilhar os companheiros em muito devido ao seu caráter.



1 comentário:

  1. Belo texto, e não podia concordar mais! O Bale é um exemplo em dedicação e dá gosto ver como ele procura o jogo, em vez de esperar que ele chegue aos seus pés.

    Seria interessante ver um confronto Bale - Ronaldo nas meias finais, caso Gales ultrapassasse a Bélgica (e Portugal a Polónia, claro), mas infelizmente parece-me que não irá acontecer.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...