quarta-feira, 27 de abril de 2016

Uma decisão que fará correr muita tinta

Créditos: Revista SPIRIDON
Tem passado despercebida na imprensa desportiva. Disputam-se os últimos jogos da I Liga, a discussão pelo título está ao rubro e não há tempo e espaço para pensar noutra coisa. Mas a qualificação de Jéssica Augusto para os Jogos Olímpicos ainda fará correr muita tinta.

Porquê? Porque a atleta do Sporting completou a Maratona de Londres, no domingo, em 2 horas, 28 minutos e 53 segundos, tornando-se a quarta maratonista portuguesa a obter a marca de referência – Vanessa Fernandes tem mínimos B -, quando Portugal só se poderá fazer representar apenas por três.


Se Dulce Félix e Sara Moreira, salvo algum problema de última hora, têm o lugar garantido através de marcas que andam na casa das 2h25m e 2h24m, respetivamente, sobra uma vaga em aberto.

Se formos rígidos e olharmos apenas para as marcas, Filomena Costa, com 2h28m0s, irá completar o lote. Trata-se de uma atleta menos mediática que as acima mencionadas - e até com outras com registos muito inferiores -, representa um clube de menor dimensão (Jardim da Serra), não tem um grande palmarés internacional e deverá até ter obtido a marca de referência no seu auge. Ainda assim, é preciso vincar: é a que tem a terceira melhor marca de referência!

Por outro lado, Jéssica Augusto ficou a apenas 53 segundos de ser a terceira melhor portuguesa poucos meses após ter sido mãe e concluindo a Maratona de Londres em dificuldades, devido a um problema fisiológico que a obrigou a interromper momentaneamente a prova. Mesmo não sendo neste momento uma grande esperança no que toca a medalhas, tem um palmarés muito mais vasto e aparentemente um potencial maior. Muito provavelmente, se fosse ao Rio de Janeiro, conseguiria uma melhor classificação do que Filomena Costa.


Não é uma decisão fácil de tomar. A melhor atleta pode não ser a que tem a melhor marca. Mas escolhê-la pode não ser a sentença mais justa. Um dossier sensível, que ficará a cargo da equipa técnica nacional da Federação Portuguesa de Atletismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...