segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Uma locomotiva em boas mãos

Guilherme, 29 anos, no Lokomotiv desde 2007
Tive a oportunidade de estar quinta-feira no Estádio José Alvalade a assistir ao jogo entre Sporting e Lokomotiv (1-3 para os russos), para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. Sentei-me na bancada central, praticamente em frente a uma das áreas (a da baliza norte), onde pude ver de perto o trabalho dos guarda-redes.

Na segunda parte apareceu-me o guardião dos moscovitas pela frente, o brasileiro Guilherme. Terá feito, no máximo, um par de defesas complicadas, mas mostrou o suficiente para me encher as medidas.


Não pela dificuldade de tais intervenções, mas sim pela abordagem aos cruzamentos. Não é daqueles que fica entre os postes e por baixo da trave com medo de avançar uns metros e comprometer. Esses, que não arriscam, a olho nu dificilmente são considerados culpados de golos sofridos nesse tipo de lances. Porquê? Porque ficam longe, deixando que sejam os colegas da linha defensiva considerados réus.

Esses, que não defendem, defendem-se, o que nem sempre é percecionado. Guilherme não pertence a esse lote. Vi-o sair da baliza, avançar vários metros e fazer uso do seu 1.97m para agarrar – e não socar, outra forma dos guarda-redes se defenderem – a bola, em zonas onde defesas do Lokomotiv e avançados do Sporting deveriam discutir o esférico nas alturas. E digo deveriam discutir porque o brasileiro, muito seguro, nem permitia discussão.

Este tipo de pormenores não são tão vistosos quanto aquelas estiradas espetaculares, nem sequer aparecem nos resumos dos jogos, mas feitas as contas, também valem pontos.

A amostra foi pequena, mas deu para ver que se trata também de um guarda-redes experiente e matreiro (ou não tivesse queimado algum tempo e consequentemente arrefecido o ritmo de jogo), com um bom jogo de pés.

Após pesquisa, fico a saber que tem 29 anos e está há oito no Lokomotiv, onde é um dos favoritos dos adeptos. Nunca foi internacional e pergunto: Haverá muitos guarda-redes brasileiros melhores do que ele? Dunga, no mínimo, deve estar atento.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...