segunda-feira, 7 de setembro de 2015

E se as bolas de Llorente e Marinho não tivessem entrado?

Golos que tiraram a final da Liga Europa e a Taça ao Sporting
Hoje em dia, Godinho Lopes é, de forma praticamente unânime, considerado pelos sportinguistas como um dos piores presidentes da história do clube. Não só pelo aumento do passivo como pelo insucesso desportivo, que culminou em 2012/13, com a pior época de sempre dos verde e brancos.

Os adeptos leoninos viveram horrores na Liga, onde a equipa passeou durante largos meses na segunda metade da tabela classificativa, terminando a temporada em ascendente (já com Bruno de Carvalho), mas sem evitar o 7.º lugar. A juntar a isto, as eliminações precoces na Taça de Portugal (frente ao Moreirense, que desceria de divisão), Taça da Liga e Liga Europa.


É verdade que o processo eleitoral no qual Godinho Lopes foi eleito, em 2011, foi envolto em polémica, mas durante o mandato, nem tudo foi negro a nível desportivo.

Comecemos pelo defeso. O antigo presidente leonino, com a colaboração de Luís Duque e Carlos Freitas na direção do futebol, contrata Domingos Paciência, um treinador conhecedor do futebol português, que tinha acabado de levar o SC Braga a um inédito 2.º lugar e a uma final da Liga Europa. Parecia a escolha acertada.

Depois, essa troika decidiu dar uma vassourada no plantel, onde abundavam futebolistas em sub-rendimento ou simplesmente sem talento para representar o emblema do leão. Carlos Saleiro, Torsiglieri, Zapater, Grimi, Hélder Postiga, Yannick Djaló e Valdés são alguns exemplos. Para o lugar destes e de outros, vieram futebolistas com provas datas:

  • Marcelo Boeck, depois de excelente temporada no Marítimo, prometendo dar luta a Rui Patrício;
  • Onyewu, internacional pelos Estados Unidos e com passagem pelo Milan;
  • Rodríguez, oriundo do SC Braga, que nas últimas temporadas tinha sido um dos melhores centrais a atuar no campeonato português;
  • Insúa, internacional argentino e com passagem pelo Liverpool;
  • Rinaudo, internacional argentino que impressionou bastante até à sua lesão;
  • Schaars e Elias, médios habitualmente convocados para as seleções de Holanda e Brasil;  
  • Carrillo, promessa sul-americana de 20 anos, já internacional pelo Peru;
  • Diego Capel e Jeffrén, acabadinhos de ser campeões europeus de sub-21 por Espanha;
  • Ricky van Wolfswinkel, avançado com registo assinalável de golos no campeonato holandês e que também marcou muito em Portugal;
  • Bojinov, avançado internacional búlgaro e com o selo de Juventus e Manchester City;
  • Santiago Arias e Diego Rubio, outras promessas sul-americanas. Duas apostas de futuro.
Jeffrén era uma das grandes promessas do futebol espanhol

Em teoria, tinha sido um grande trabalho no reforço do plantel. E a prática, após um início de 2011/12 tremido, parecia vir a confirmá-lo. Dez vitórias consecutivas em todas as competições e o bom futebol praticado reacenderam a esperança dos sportinguistas, levaram a equipa à Luz (11.ª jornada) com a possibilidade de ascender à liderança e deram o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa logo à 3.ª ronda (acontecimento inédito). Que adepto leonino, por esta altura, por mais pessimista que fosse, não sonhou com a glória?

Entretanto, o Sporting perdeu mesmo o tal jogo da Luz (0-1), apesar de ter discutido o resultado até ao fim. Sem Rinaudo (a contas com uma fratura de tíbia e perónio) e com a quebra da invencibilidade, a equipa ressentiu-se e, em dezembro e janeiro, acumulou vários resultados negativos. Ainda assim, nesse período conseguiu a presença na final da Taça de Portugal. Algo insuficiente para a continuidade de Domingos Paciência, controversamente despedido e substituído por Ricardo Sá Pinto no início de fevereiro.

Embora o desempenho no campeonato se mantivesse intermitente, como reflete o 4.º lugar no final, a campanha na Liga Europa foi muito boa, com a eliminação do Manchester City, nos oitavos, como momento alto.

Os leões, presididos por Godinho Lopes, chegavam ao final de abril a disputar uma presença numa final europeia frente ao Athletic Bilbao e já com o Jamor no horizonte. Depois de um triunfo sobre os bascos em Alvalade, por 2-1, os homens de Sá Pinto, perdiam pelo mesmo resultado em San Mamés, tendo Llorente feito o decisivo 3-1 nos últimos minutos. Três semanas depois, quando nada o fazia prever, Marinho apontou o golo solitário que deu a Taça de Portugal à Académica.

Ao contrário de Anderson Polga, Xandão e companhia, Godinho Lopes não teve culpa nos dois golos. Pergunto-me, até, o que teria acontecido nestes últimos quatro anos e meio no Sporting se aquelas bolas de Llorente e Marinho não tivessem entrado.






19 comentários:

  1. A equipa continuaria a ser orientada por um péssimo treinador, por isso ia dar ao mesmo.
    A nível de treino era pior que Rui Vitória, os jogadores nem preparados fisicamente na época seguinte estavam.
    A nível tático, processos defensivos rídiculos com ausência total de coberturas, o lateral aberto de um lado e centrais a irem até ao meio campo atrás do adversário, uma comédia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o Sá Pinto iria continuar mais uns tempos como treinador, a meu ver, era o menos.

      O que aqui quero salientar é que um antigo presidente que anos depois é destituído de sócio esteve bem perto de levantar a Taça de Portugal e a Liga Europa.

      Eliminar
    2. Pois quase não é vitória e continuaria a ser mau presidente!

      Eliminar
    3. No futebol e na vida, sabemos bem que nem sempre a competência é tudo. Dou-lhe um exemplo: Não foi por competência de Portugal que ontem aquele remate que bateu nas costas do Pepe bateu na trave e não entrou na baliza.

      O futebol, por ser decidido por poucos golos, é provavelmente o desporto mais aleatório que há. E se num campeonato isso conta menos por se tratar de uma prova de regularidade, numa taça a um só jogo ou a duas mãos, o fator aleatório tem uma grande carga.

      Nesta caso, bastaram os golos de Llorente e de Marinho. Provavelmente, se o Sporting enfrentasse os mesmos clubes mais vezes, teria ganho a maioria dos encontros. Frente à Académica, nos sete jogos que se seguiram, não perdeu nenhum.

      Eliminar
  2. Com o devido respeito, qual o interesse e a motivação para andarmos por aqui em estéreis exumações de cadáveres?! Godinho Lopes vai candidatar-se à presidência do Sporting, ou pretenderá aliviar os pecados antes de entregar a alma ao demiurgo?! Mas o confessionário agora é na blogosfera e o David Pereira ordenado recentemente?!...

    Nem me passava pela cabeça!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu interesse não é defender seja quem for. O meu interesse é fazer refletir.

      Fazer refletir como uma pessoa hoje em dia odiada pelos sportinguistas bem podia ter no currículo uma Liga Europa e uma Taça de Portugal.

      Fazer refletir como Godinho Lopes na primeira temporada apresentou um conjunto de reforços e um treinador que, na altura, faziam todo o sentido, e que acabou por ser destituído como sócio.

      Fazer refletir como nem tudo é mau quando se está mal, nem tudo é bom quando se está bem.

      Eliminar
  3. Meu caro,

    Excelente análise.

    A história conta-se sempre no passado. Desse ponto de vista, a história não existe. É sempre uma análise a partir dos factos. O que existe são os factos, a historiografia. A história também costuma ser escrita pelos vencedores (pelo menos, pelos vencedores de momento).

    Os factos não ajudam o Godinho Lopes. Esteve quase a ganhar dois troféus, mas não os ganhou. Esses são os factos. Sobre esses factos pode-se construir a narrativa que se quiser, a história. A história é contada por quem o sucedeu.

    A história repete-se, como dizia o outro, primeiro como tragédia, depois como farsa. Esta história vai-se repetir. Talvez como farsa desta vez. Quem contará essa história serão aqueles que sucederem à atual Direção. Espero que a atual Direção aprenda com a história, para não a repetir. A sua análise é muito interessante desse ponto de vista.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar em relação à liga europa teria que ter ganho a semi final contra o bilbao e depois teria ainda a final! Por isso o unico troféu que teve quase a ganhar foi a taça de portugal, que perdeu contra uma académica fraquinha, no qual mereceu nos vencer...só por ai está tudo dito!

    Quando você escreve que podia ter ganho duas finais, é uma falácia, porque a da liga europa nunca existiu (semi final) e a da taça perder contra académica é simplesmente vergonhoso, tendo em conta os milhões que esse mesmo plantel tinha custado! E em relação ao campeonato o 4º lugar é simplesmente algo horrivel! Nem falo do 10º lugar da época seguinte, em que estávamos aquando da sua saída.

    Godinho Lopes está para o Sporting como Vieira está para o Benfica...a diferença são os titulos (a sorte), pois são dois vigaristas que colocaram o clube com paupérrimas finanças e passivos elevados. Quando Vieira sair do Benfica e descobrirem como aquilo realmente está, vai ser dos maiores choques que os benfiquistas vão ter, pois os outros adeptos do futebol que não comem gelados com as testas já sabem muito bem o que se passa com o Benfica!

    Cumprimentos
    JF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No texto apenas digo que o Sporting esteve perto da final da Liga Europa. E só o simples facto de poder ter estado numa final, já era muito abonatório para Godinho Lopes. Pelo menos, se calhar hoje ainda era sócio do Sporting. Apenas é aí que quero chegar.

      Aqui não abordo a questão financeira, porque no fundo, é a questão desportista que os adeptos mais sentem na pele. Acredito que um sportinguista possa chorar numa derrota, não na publicação de um relatório e contas.

      Mas já que falamos da questão financeira, deixo aqui no ar um dado sobre o qual também é importante refletir: Como é que o tão saudado por essa Europa fora FC Porto, pelo lucro que tem na relação compra/venda de jogadores, tem um passivo enorme (cerca de €285 milhões)?

      Eliminar
  5. Isto só pode ser uma brincadeira!! a minha sincera opinião é se que SE, as bolas de Lorente e Marinho não tivessem entrado, haveria uma maior probabilidade de Godingo Lopes continuar à frente do Clube e de o levar à falência de vez.
    Asério, eu não li este texto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se o Sporting tivesse ido à final da Liga Europa não tinha recebido €2,5 milhões se fosse derrotado e €5 M se tivesse vencido?

      Se tivesse lá ido, não teria valorizado jogadores e ganhar notoriedade?


      Atenção, não defendo Godinho Lopes e não tenho dúvidas que a gestão de Bruno Carvalho é (até ver) mais consciente. Mas apenas quero que se reflita que nem tudo foi mau. Se essas bolas (das quais ele não teve culpa) não têm entrado muito provavelmente ele hoje ainda seria sócio do clube. É nestes pormenores que quero que as pessoas pensem, porque os impulsos a nada levam.

      Eliminar
  6. Caro David Pereira
    não sei a sua idade, mas deve ser um jovem, que conhece melhor o passado recente do SCP e não tem memórias dos tempos de grande Sporting.... compreendo, esses tempos são memórias, infelizmente não têm sido o presente....
    O artigo pode ter o seu interesse, na vertente do "quase"... mas sinceramente a história de um clube faz-se por factos concretos, neste caso de vitórias e títulos... e nesse ponto perdi totalmente o interesse pelo pseudo-sucesso que o Godinho Lopes "quase" teve em Alvalade.
    Se procurar bem, há imensa literatura leonina e é fácil comprovar que o mandado deste senhor, NADA terá, NADA tem ou NADA teve a ver com a grandeza do nosso clube.
    É verdade que termos andado arredados do título atraíram para nossa casa pessoas que nem perto da porta deveriam ter rondado (presidentes, dirigentes, treinadores, jogadores, etc, etc...) e podia-se até fazer uma enciclopédia de derrotados, oportunistas e gente sem nível que por aqui passaram..... mas isso amigo..... parece-me que só tem interesse para os nossos adversários, comunicação social e principalmente de ALERTA para nunca mais se voltar a repetir...
    Estar a questionar se esses golos não entraram... para mim é como a velha questão "se a minha avó tivesse tomates.. era meu avô....", está a ver??????
    A pergunta pertinente penso eu seria mais do gênero:
    "e se José Roquette nunca tivesse aparecido em Alvalade, e nunca tivesse trazido os seus compinchas sugar o clube..?????"
    Como teriam sido nos nossos últimos 15 anos sem esta gente a vender o nosso patrimônio, a criar empresas, derrapagem em obras.... etc, etc, etc?????
    Há anos que ansiava por alguém (fosse quem fosse...) que tirasse do poder esta gente que apenas geriram o clube com interesses próprios, em que as modalidades foram encerradas, em que os sócios eram preteridos de tudo o que tivesse a ver com essa "gestão" vergonhosa... etc, etc....
    Enfim, este artigo fez-me relembrar esta gente, estes anos penosos e de gestões ruinosas, em que muitos adeptos se afastaram do clube.
    E ao relembrar essa gente, veio-me ao meu nariz esse cheio que durante anos esteve entranhado no clube... o cheiro a bosta.....
    Não perca tempo a relembrar de gente desta, o Sporting não é nem será nunca esta trupe.
    Abraço e saudações leoninas.

    Rico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Se procurar bem, há imensa literatura leonina e é fácil comprovar que o mandado deste senhor, NADA terá, NADA tem ou NADA teve a ver com a grandeza do nosso clube."

      Diga-me, analisando os reforços e o treinador que contratou, se em teoria eram más apostas? A campanha europeia, nada teve a ver com a grandeza do clube?
      Depois claro que a prática pode ou não confirmar, acontecendo até o inverso: Com muitos menos provas dadas, Augusto Inácio, chegou ao Sporting após ter descido o Felgueiras na época anterior, e foi campeão. Boloni, sem conhecer o futebol português, chegou e foi campeão na primeira época.


      "Estar a questionar se esses golos não entraram... para mim é como a velha questão "se a minha avó tivesse tomates.. era meu avô....", está a ver??????"

      Repito o que disse num comentário acima: No futebol e na vida, sabemos bem que nem sempre a competência é tudo. Dou-lhe um exemplo: Não foi por competência de Portugal que ontem aquele remate que bateu nas costas do Pepe bateu na trave e não entrou na baliza.

      O futebol, por ser decidido por poucos golos, é provavelmente o desporto mais aleatório que há. E se num campeonato isso conta menos por se tratar de uma prova de regularidade, numa taça a um só jogo ou a duas mãos, o fator aleatório tem uma grande carga.

      Nesta caso, bastaram os golos de Llorente e de Marinho. Provavelmente, se o Sporting enfrentasse os mesmos clubes mais vezes, teria ganho a maioria dos encontros. Frente à Académica, nos sete jogos que se seguiram, não perdeu nenhum.


      Eliminar
    2. Caro David, receio que não tenha entendido onde quis chegar quando lhe respondi, mas eu explico.
      O seu texto visava lançar a discussão, o debate... ser irreverente... etc, etc...
      Não conseguiu.
      A questão do "SE" que levanta não tem pés nem cabeça.
      Faz lembrar a anedota da cigana.... que "Quase" ganhou a lotaria no dia que esta saiu no n.º 1... e ela não tinha jogado.... está a ver?? "SE" tem saído no n.º 0 .... ela ganhava....
      Entendeu?
      Deixe o passado do Sporting sossegado e para os Sportinguista.
      Dedique-se a elaborar textos (nesse jornal onde escreve) sobre temas que domine melhor, decerto não faltarão ideias.
      Decididamente não é esta a sua praia.
      Mas não desanime, fazendo textos menos conseguidos também se aprende, e certamente terá tempo de evoluir.
      Um abraço e SL.
      Rico


      Eliminar
  7. Dizer que Valdez e Hélder Postiga não tinham talento é crime.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ATENÇÃO:

      "Depois, essa troika decidiu dar uma vassourada no plantel, onde abundavam futebolistas em SUB-RENDIMENTO ou simplesmente sem talento para representar o emblema do leão. Carlos Saleiro, Torsiglieri, Zapater, Grimi, Hélder Postiga, Yannick Djaló e Valdés são alguns exemplos"


      Quando se comenta, há que ter a certeza que não se leu o texto na diagonal.

      Eliminar
  8. Meu caro, o post não tem pés nem cabeça.
    Pisar e repisar num assunto mais que batido.
    Godinho foi péssimo. Ponto final! Até podia ter ganho a Taça e a Liga Europa que o buraco em que o clube se encontrava não desaparecia.
    E dessa conversa do 'e se' estamos todos fartos. O Sporting não ganhou nada sob a gestão (ruínosa) desse senhor e podia ter ganho com ele como com todos os outros que por lá passaram.
    No Sporting, os problemas deixaram de desaparecer com um título. Os sócios e adeptos estão atentos e querem vencer mas, mais importante que isso, querem um clube saudável e pujante.
    Queremos passar este amot aos nossos filhos e netos. Queremos que eles amem como nós o Sporting Clube de Portugal.
    Se o Godinho Lopes tem ganho os troféus e tem lá ficado, hoje estaríamos a explicar aos nossos filhos que o Sporting tinha sido um grande clube e agora era o Sporting 2014!

    ResponderEliminar
  9. O Godinho é o pior presidente de sempre porque estava no caminho do fecho. Mesmo que as bolas não tivessem entrado, os ordenados estavam em atraso e até as contas da alimentação estavam por pagar!

    Isso é imperdoável!

    ResponderEliminar
  10. O problema do Sporting de Godinho Lopes, é que uma equipa que tinha cerca de 20 jogadores novos na equipa, não se podia pedir tudo de uma só vez. Domingos Paciência tem demonstrado ser um flop, mas era a cara do projecto. Pelo menos deixavam-no estar até ao final da época. E Domingos foi despedido, também muito por culpa das pressões exteriores. Lembram-se daquela célebre derrota na madeira, em que na chegada a Portugal, os soldadinhos foram lá dizer que o Domingos não era Sportinguista? Pois, passados dias estava na rua, e foram buscar o tão amado Sá Pinto.
    Sá Pinto aproveitou bem o que foi deixado pelo Domingos, e acrescentou motivação e garra à equipa. Mas quando foi para planear uma época por si próprio, ai é que foram elas... Porque essa equipa do 7º lugar, era praticamente a mesma da época anterior, em que estiveram com um pé na final da Liga Europa, e já mais rotinada (supostamente teria que estar mais rotinada). Portanto, o 7º lugar não se deveu a problemas financeiros, porque o que mais se fez, foi gastar dinheiro. Deveu-se a uma má gestão desportiva.
    Já com BdC e Leonardo Jardim, com uma equipa de tostões, mas bem orientada por um excelente treinador, conseguiram ficar em 2º lugar, e já a cumprir com a reestruturação financeira que estava na gaveta de Godinho Lopes.
    Tudo o resto são jogadas populistas de quem quer secar tudo à volta...

    Cumprimentos.

    Profeta.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...