quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Xabi Alonso e… mais dez

Após as contratações de James Rodríguez e Toni Kroos, muito se tem tentado desenhar um onze ideal do Real Madrid. Uma verdadeira equipa de PlayStation onde não parece haver espaço para Xabi Alonso.

Cegamente, os adeptos do futebol querem juntar todos os craques, olhando apenas para o que conseguem fazer com a bola nos pés e como podem tornar o futebol merengue num fantástico carrossel ofensivo.


A ideia não é nova. Juntar Ronaldo, Bale, Benzema, James, Kroos e Modric surge uma década após se ter juntado Beckham, Figo, Zidane, Raúl, Owen e o Ronaldo brasileiro. Essa maravilhosa equipa, apelidada de galáticos, não conseguiu vencer títulos e exibiu um péssimo registo defensivo.

Podiam-lhe chamar a equipa dos Zidanes e dos Pavones, mas o ponto de viragem nessa formação recheada de glamour e perfumada de bom futebol foi a dispensa de um homem de perfil discreto e que tinha a humildade necessária para fazer o chamado trabalho sujo: Claude Makelele.

Florentino Pérez até dizia que o francês não conseguia fazer um passe a uma distância superior a cinco metros, mas era ele que ia fechando os espaços, que dificultava a progressão do adversário, e enfim, que mantinha a equipa equilibrada e organizada defensivamente.

Hoje pode acontecer o mesmo. Os craques que representam o Real Madrid do meio-campo para a frente são essencialmente jogadores que correm muito mais (e mais depressa) para a frente do que para trás, não tendo a sensibilidade necessária para os momentos defensivos.

E mesmo que o se tente fazer, fazer de Modric um trinco seria como castrar as enormes qualidades de um dos melhores médios de transição do planeta. Manter Kroos sempre como o centrocampista mais recuado seria abdicar da capacidade de organização de jogo que ajudou a justificar o custo da sua transferência.

Falta-lhes, também, a experiência, a maturidade e a cultura tática a atuar na posição 6, talvez a mais importante num coletivo. Xabi Alonso, de perfil discreto mas considerado por muitos como uma das vacas sagradas do emblema blanco, tem todas essas qualidades e está muito, mas muito de longe, de ser um tosco qualquer com a bola nos pés. Para mim, seria ele e mais dez…


3 comentários:

  1. Grande jogador o alemão, o outro não acho que seja um craque, penso que foi mais numa perspectiva de mercado, marketing.

    " Beckham, Figo, Zidane, Raúl, Owen e o Ronaldo", falta o R Carlos, e mais alguns.
    Para mim foi a melhor equipa de todos os tempos. Verdadeiro craques, tecnicamente excelentes.
    O Makele jogava MUITO, que fazia dupla com o C Sampaio, dois grandíssimos jogadores.
    Eles ganharam troféus!
    Fiquei tristissimo quando saíram, pois faziam a diferença no meio campo, jogadores de enorme qualidade.

    Em relação ao espanhol, é mais um enorme jogador, com uma qualidade de passe ímpar, grande resistência, um futebolista na verdadeira acepção da palavra.

    Penso que o presidente olha muito para o marketing, e por isso ás vezes contrata jogadores desnecessários, e vende outros de grande categoria.

    Por exemplo o ano transato foi o Ozil, que fazia coisas quase impossíveis.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não referi o Roberto Carlos pois apenas mencionei jogadores do meio-campo para a frente

      Eliminar
  2. Parece que ele está para sair, parece que já vimos este filme em madrid, se bem que eles se tenham reforçado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...