quinta-feira, 15 de maio de 2014

Muito mais do que um jogo, de Luís António Coelho


Um livro diferente. Habitualmente, as obras sobre as histórias dos grandes torneios centram-se na caminhada dos vencedores. Mas este não. 

Luís António Coelho preferiu abordar outros temas, alguns deles até com condimentos extrafutebol que decorreram ao longo de quase vinte Campeonatos do Mundo, sempre com uma linguagem descontraída, acessível e familiar.

Cada Mundial equivalia a uma história. Começou por contar o início atribulado da competição, em 1930, e terminou no duelo entre os irmãos Boateng – Jérôme (Alemanha) e Kevin-Prince (Gana) – oitenta anos depois. Pelo meio, as grandes equipas, campeãs ou não, como a Hungria de Puskás (1954), o Brasil de Pelé (1958, 1962 e 1970) ou a Holanda de Cruyff (1974).

Também é dado destaque à forma como política e futebol têm andado de mãos dadas, em casos como o norte-coreano (1966 e 2010) ou o argentino (1978).

O lema de que a história é sempre contada pelos vencedores é esquecido neste livro, original, por ter preferido uma abordagem que não (só) a narração das épicas caminhadas das seleções campeãs.

Uma obra para ler e consultar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...