quinta-feira, 29 de maio de 2014

31 Anos de presidência, 31 decisões, de Jorge Nuno Pinto da Costa


Para quem procura conhecer melhor Pinto da Costa, e saber quem é o homem que mudou o destino do Futebol Clube do Porto, tem aqui uma oportunidade.

Após prefácios do General Ramalho Eanes e de Manuel Tavares, o presidente dos dragões mostra-nos as suas 31 decisões mais importantes durante os 31 anos como líder dos azuis e brancos.

Da imagem fria e por vezes arrogante que estamos habituados a assistir, neste livro temos muito pouco. O amor aos filhos, à mulher, aos amigos e sobretudo à cidade e ao clube é aqui retratado. O lado mais humano do homem que, por exemplo, não abdica de ter o desporto adaptado entre as modalidades portistas.

Apesar do sucesso dos seus sucessivos mandatos, nem só de convicções foram feitas as suas decisões. Também de incertezas e receio, começando na sua primeira candidatura à presidência e terminando na complicada cirurgia ao coração, em setembro de 2012.

Ainda assim, ficaram por responder algumas perguntas que certamente todos gostávamos de ver respondidas. Nesta obra, não há sinal de Apito Dourado, da alegada paixão de Luís Filipe Vieira pelo FC Porto ou pelo ultimato que terá feito ao Benfica após Eusébio ter terminado a sua carreira.

Uma obra que, pode manipular os mais ingénuos pelas suas essenciais omissões, mas que não deixa de ser um trabalho digno, interessante e com importantes revelações.


2 comentários:

  1. 31 anos de corrupção que minaram o futebol português!

    devia ser esse o título!

    ResponderEliminar
  2. hahaha adoro o comentário ressabiado do adepto tacanho,cego e ignorante. De facto foi tão corrupto que conseguiu acabar com o centralismo e o favorecimento dos clubes do Sul e por razões de saúde tem estado longe desses problemas que vêm a crescer novamente e a CS sempre a ajudar. Corruptos são os 5lb que escolhiam árbitros mas essas transcrições não interessava passar,que perdoam dívida ao presidente para o povo todo pagar mas o PC é que é o corrupto cresce e abre os olhos ignorante da CS

    ResponderEliminar