quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Liga Europa | Juventus 2-0 Trabzonspor

Juventus com um pé dos Oitavos


uefa.com
Esta noite, no Juventus Stadium, em Turim, a Juventus derrotou o Trabzonspor por 2-0, na primeira-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Osvaldo e Pogba apontaram os golos.


Eis a constituição das equipas:


Juventus


Falhado o apuramento para os Oitavos-de-final da Liga dos Campeões, a bicampeã e líder da Serie A foi repescada para a Liga Europa, competição que venceu em três ocasiões: 1976/77, 1989/90 e 1992/93. Curiosamente, Antonio Conte, atual treinador, integrava o plantel bianconeri em 1993.
Vucinic está lesionado.
                                                                                                                                                                   

Trabzonspor


O Trabzonspor, 9º no campeonato turco, conseguiu passar à fase a eliminar na Liga Europa depois de ter terminado na liderança o Grupo J, à frente de Lazio, Apollon Limassol e Légia Varsóvia.
Caso ultrapasse esta eliminatória, os otomanos igualarão o seu melhor registo na prova europeia, atingindo os Oitavos-de-final, tal como em 1991/92 e 1994/95.
Malouda está lesionado.
O português Bosingwa e o austríaco Janko (ex-FC Porto) integram o plantel.


Cronómetro:

5’ Tévez rematou por cima.

Juventus dominadora nos primeiros minutos. Trabzonspor na expetativa.

15’ Osvaldo inaugurou o marcador, aproveitando uma carambola para se isolar.


La Vecchia Signora continuava a controlar as operações.

29’ Onur Kivrak negou o golo a Isla, que se deslumbrou com as facilidades depois de um bom passe de Tévez.

30’ Na sequência de um cruzamento de primeira de Peluso, Tévez rematou colocado, mas ao lado.

O Trabzonspor privilegia um estilo de posse e com muito jogo interior. Prova disso é a forma como os seus extremos (Olcan Adin e Ozer Hurmaci) conduzem a bola para a zona central.

40’ Tévez recebeu a bola no interior da área e atirou para intervenção do guarda-redes turco.

41’ Posse de bola: 54% Juventus, 46% Trabzonspor

A Juve defende em 5x3x2, com os alas a recuarem para junto dos defesas, e os três médios formarem uma linha não muito distante da do quinteto defensivo.

45’ Peluso chutou ao lado.

Intervalo.

Trabzonspor consegue trocar a bola no meio-campo bianconeri, mas sem conseguir progredir.

50’ Pogba atirou para fora.

51’ Onur Kivrak voltou a negar o 2-0, desta vez a Osvaldo.

56’ Paulo Henrique rendeu Emre Güral.

61’ Tradicional festa dos adeptos do Trabzonspor ao minuto 61, com rebentamento de petardos e a aparição de várias tochas.

66’ Antonio Conte trocou Osvaldo e Isla por Vidal e Llorente.

66’ Bourceanu cedeu o seu lugar a Yusuf Erdogan.

71’ Golo anulado ao Trabzonspor, devido à bola aparentemente ter saído pela linha de baliza.

75’ Pirlo, de livre direto, obrigou Onur Kivrak a defesa a dois tempos.

76’ Marchisio foi substituído por Giovinco.

81’ Saiu Ozer Hurmaci, entrou Mierzejewski.

89’ Colman rematou ao lado.

90’ Pogba acertou no poste.

90+2’ Cruzamento/remate de Giovinco desviado para canto por Giovinco.

90+4’ Tévez serviu Pogba, que à entrada da área não vacilou.


Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo da Juventus.


Análise:

A Juventus entrou com uma atitude dominadora, embora pouco acutilante. Conseguia fazer circular a bola no último terço, perante o Trabzonspor, na expetativa e à procura do erro adversário.
À passagem do quarto de hora, Osvaldo aproveitou um ressalto depois de Aykut Demir cabecear involuntariamente o esférico, para inaugurar o marcador.
O domínio bianconeri continuou, e raramente os turcos conseguiam constituir oposição. Conseguiam até trocar a bola no meio-campo transalpino, com os seus extremos a fletirem para zonas interiores, mas sem progressão.
No segundo tempo a toada foi a mesma. No entanto, a Juventus foi adormecendo e quase que pagou caro por isso. Nos últimos vinte minutos o conjunto orientado por Hami Mandirali esteve bastante próximo de empatar, e efetivamente até conseguiu marcar, mas o golo foi anulado, porque supostamente, no lance anterior a bola tinha saído pela linha de baliza.
Num final de encontro de parada e resposta, com oportunidades para os dois lados, Pogba ameaçou primeiro aos 90’, tendo acertado no poste, mas conseguiu mesmo faturar já em tempo de descontos, resolvendo praticamente a eliminatória.


Analisando os atletas em campo, começando pelos da Juventus
Buffon teve uma noite descansada;
Martín Cáceres apontou uma exibição segura; Bonucci comandou o trio defensivo, sendo dos três aquele que tem mais habilidade para sair a jogar; e Ogbonna é poderoso fisicamente mas tem bastantes fragilidades técnicas;
Isla e Peluso acusaram a falta de ritmo e estiveram longe de conseguir ser tão acutilantes ofensivamente como Lichtsteiner e Asamoah; Pirlo passeou a sua classe e capacidade de passe; Pogba é muito forte fisicamente, tendo em conta a sua tenra idade (20 anos), e melhorou de rendimento da primeira para segunda parte, ameaçou primeiro, perto dos descontos, com um remate ao poste, e depois viria mesmo a marcar; e Marchisio realizou uma exibição de bom nível, um todo-o-terreno que ajudou na recuperação da bola mas também na construção de jogo;
Tévez fez a assistência para o 2-0 e esteve muito aguerrido, e através da sua persistência e capacidade técnica, conseguiu superar adversários mesmo em inferioridade numérica; e Osvaldo inaugurou o marcador na sua estreia a titular;
Vidal trouxe agressividade à equipa no momento defensivo, ajudando a uma mais rápida recuperação de bola; Llorente refrescou o ataque, acrescentando mais capacidade para reter o esférico em zonas adiantadas; e Giovinco deu velocidade e dinâmica ao setor ofensivo.


Quanto aos jogadores do Trabzonspor
Onur Kivrak não teve responsabilidades nos golos sofridos, e ainda evitou que outros mais fossem marcados na sua baliza;
Bosingwa precipitou-se por diversas ocasiões, falhando passes e não conseguindo dar profundidade ao seu corredor; Mustafa Yumlu teve uma noite complicada, tendo de lidar com os inspirados Tévez e Osvaldo, mas ainda assim mostrou ter qualidade; Aykut Demir foi infeliz ao tocar involuntariamente a bola de cabeça, o que serviu de assistência para o 1-0; e Kadir Keles sobe pouco pelo seu flanco;
Bourceanu tem um aspeto algo pesado, exibe evidentes fragilidades técnicas, apenas lateralizando o atrasando, ajudando pouco à progressão da sua equipa, mas é eficiente a patrulhar o meio-campo; Zokora é um centro-campista muito experiente (33 anos); e Colman tem qualidade de passe;
Olcan Adin gosta de fletir da direita para o meio, com a bola colada ao pé esquerdo; Ozer Hurmaci povoa com frequência a zona central, partindo em diagonal do flanco esquerdo, conduzindo a bola para dentro ou simplesmente aparecendo nesse espaço a pedir o esférico; e Emre Güral passou ao lado do jogo, e quando dispôs de uma boa oportunidade para marcar, intimidou-se e não conseguiu progredir para a baliza de Buffon, depois de uma oferta de Ogbonna, quando o resultado ainda estava 0-0;
Paulo Henrique entrou para o eixo do ataque, esteve irrequieto, mas teve a mesma sorte que o jogador que substituiu; e Yusuf Erdogan foi lançado para o corredor esquerdo; e Mierzejewski entrou para dar maior propensão ofensiva ao meio-campo, atuando nas costas do ponta-de-lança.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...