sábado, 12 de outubro de 2013

O romantismo estorilista

zerozero.pt
Depois do 5º lugar alcançado na temporada transata, o Estoril parece esta época manter bons resultados mas também o bom futebol praticado.
                                      
Para os grandes, saíram Steven Vitória, Jefferson, Carlos Eduardo e Licá, o que fazia adivinhar um 2013/14 complicado para o conjunto orientado por Marco Silva. No entanto, Bruno Miguel/Yohan Tavares, Babanco, Filipe Gonçalves e Sebá/João Pedro Galvão têm feito esquecer os seus antecessores.

Apuramento para fase de grupos da Liga Europa, 6º lugar atualmente na Liga ZON Sagres, empate caseiro diante do FC Porto e a forma como venderam cara a derrota diante de Braga e Benfica é prova do bom trabalho que tem sido realizado.

É impressionante a forma como os resultados se têm associado a um conjunto de fatores absolutamente românticos.

No plantel, só há um jogador que não pertence à lusofonia, chama-se Javier Balboa e mesmo assim está em Portugal desde 2008. De resto, entre portugueses, brasileiros, um são-tomense e um cabo-verdiano, todos falam a língua de Camões!

E mais importante, a forma personalizada como abordam os encontros: muita circulação de bola, logo a partir de zonas recuadas, raríssimos episódios de chutões e pontapés para a frente, e aproveitamento da muita velocidade dos homens da frente, autênticas setas apontadas às balizas contrárias.

O guarda-redes dá pelo nome de Vagner e dele se podem esperar defesas fantástica, assim como uma segurança permanente durante os noventa minutos.

Anderson Luís, na direita, é um lateral acima de tudo assertivo e consistente, enquanto no lado oposto Babanco dá profundidade ao seu flanco, e à imagem de Jefferson, também cobra bolas paradas, nomeadamente as que se transformam em cruzamentos.

No eixo defensivo, Bruno Miguel e Yohan Tavares (com Rúben Fernandes à espreita) são essencialmente dois centrais muito seguros.

No duplo pivot do meio-campo, Gonçalo Santos, que já foi falado para representar a seleção AA, é simultaneamente o responsável pelas tarefas de cobertura e pelo inicio da construção de jogo, mostrando sentido posicional e qualidade de passe acima da média. Com a saída de Carlos Eduardo, geralmente atua ao seu lado Filipe Gonçalves, com grande capacidade para fazer circular a bola. Ambos são responsáveis por pautar os ritmos, e quando não conseguem introduzir uma grande intensidade, a equipa ressente-se a nível exibicional. Na sombra está Diogo Amado, pressionante e com capacidade para gerar equilíbrios, mas menos virtuoso do ponto de vista técnico.

Como “10”, está uma das figuras deste início de temporada: Evandro. O brasileiro já apontou cinco golos no campeonato e dois na Liga Europa. Organização, criatividade, capacidade de ligar setores e frieza na marca da grande penalidade são as principais características do canarinho.

Nas alas, há três galos para dois poleiros. Carlitos é o mais experiente, é evoluído do ponto de vista técnico e com grande critério nas suas decisões. João Pedro Galvão e Sebá são dois desequilibradores-nato, o primeiro mais tecnicista e o segundo mais veloz e vertical.

Na frente de ataque, o são-tomense Luís Leal, um ponta-de-lança bastante móvel que dá profundidade ao setor mais ofensivo, talvez a principal seta apontada às balizas contrárias. Depois dos dez golos que apontou na época transata, para já soma cinco, o que é formidável, tendo em conta que ainda estamos em outubro.
 




5 comentários:

  1. Boa cronica, no entanto acho que e justo referir tambem o exelente trabalho da direcao, pois quando as coisas correm mal sao sempre referidos mas quando estamos a falar de um clube que a dois anos estava na 2 liga e hoje nao so esta na liga europa, esta em 6 lugar, e acima de tudo e um clube respeitado por todos em portugal, pelos motivos que acabei de referir gostaria tambem de felicitar o grande trabalho da direcao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É relativo falar de quando as coisas correm mal, porque o que com os desempenhos que tem tido, os piores resultados do Estoril deixam-no numa posição invejável.

      E ainda que indiretamente, referi o trabalho da direção estorilista no investimento quase 100% lusófono.

      Eliminar
  2. Esta uma boa crónica, mas a meu ver talvez muito ligada ao titulo, muito romântica.
    A renovação do Vagner foi desde logo uma excelente noticia. Considero o Babanco bom jogador, mas a nível defensivo tem tido alguns sobressaltos pelo que o Jefferson ainda deixa alguma saudade. O Steven faz muita falta e o Yohan esteve melhor a época passada mas a que ter calma. Gonçalo e Evandro sempre foram grandes pilares e continuam a ser fulcrais, o sebá tem estado cada vez melhor e o Carlitos assume ainda mais importância esta época. O JP Galvão ainda não me convenceu mas a que dar tempo. Assumo a saudade do Carlos Eduardo a olhar para a frente enquanto magica uma jogada.
    Incrível mesmo continua a ser o trabalho e postura do Marco Silva que embora, a meu ver, tenha uma equipa menos forte, os jogadores continuam a dar tudo em campo e com um futebol muito positivo. Acredito que com o tempo o Estoril vá ficando ainda mais forte.
    Quando Evandro e Marco saírem e provavelmente também o Gonçalo, ai teremos um grande grande desafio e será tempo da direcção fazer sobressair ainda mais o excelente trabalho que tem feito.
    Força Estoril Praia !

    ResponderEliminar
  3. O Estoril tem 8 jogadores top, falta claramente um central, um 8 e um ponta-de-lança de raiz... Filipe Gonçalves tem sido uma desilusão e é preciso um grande central ao lado para que Johan ou Ruben disfarcem as limitações que têm... Bruno prefiro nem falar... Luís Leal vai disfarçando mas não é matador... 3 aquisições em Janeiro e voltamos a lutar pela Europa! Força Estoril!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...