sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mundial 2014 (Q) | Croácia 1-2 Bélgica

uefa.com
Esta tarde, no Estádio Maksimir, em Zagreb, a Bélgica derrotou a Croácia por 2-1, garantindo assim o apuramento para o Mundial 2014, numa partida referente ao Grupo A da zona de qualificação europeia. Lukaku (2) marcou para os belgas, e Kranjcar para os croatas.


Eis a constituição das equipas:


Croácia


A Croácia (10º no Ranking FIFA) tem, no mínimo, garantida a presença no Play-Off, e em caso de vitória, ainda poderá sonhar com o apuramento direto.
Os croatas estiveram presentes em quatro mundiais enquanto estado independente, tendo alcançado o 3º lugar em 1998.
                                                                                                                                                                   

Bélgica


Os belgas (6º no Ranking FIFA) foram sempre derrotados nas deslocações à Croácia, e desta feita, apenas precisam de um empate para garantir a presença no Mundial do Brasil.
A Bélgica já esteve presente em onze campeonatos do Mundo. A última presença foi em 2002, e a melhor em 1986, quando terminaram em 4º lugar.
Defour (FC Porto) e Witsel (ex-Benfica) integram os convocados. Benteke está lesionado.


Cronómetro:

Início de encontro equilibrado. Belgas na expetativa.

15’ Defour desmarcou Lukaku por entre os centrais croatas, e o ponta-de-lança do Everton progrediu em direção à baliza contrária, contornou Pletikosa e deu vantagem à Bélgica.


29’ Pletikosa negou o golo a Fellaini.

38’ Lukaku recebeu um passe de Witsel, voltou a superar Corluka em velocidade, deixou Mateo Kovacic para trás, passou por Pletikosa e fez o 0-2.


45+1’ Na sequência de um cruzamento de Strinic, Mandzukic cabeceou para intervenção de Courtois.

Ao intervalo, Kalinic rendeu Perisic.

47’ Cruzamento/remate de Vertonghen para fora.

48’ Strinic atirou para defesa de Courtois.

Os red devils controlavam o jogo de forma tranquila.

65’ De Bruyne foi substituído por Mirallas.

65’ Igor Stimac trocou Kovacic por Vukojevic.

69’ Lukaku cedeu o seu lugar a Chadli.

A seleção da Europa Central não apresentava a partir de então um avançado fixo.

76’ Saiu Rakitic, entrou Kranjcar.

77’ Pletikosa negou o golo a Fellaini.

83’ Kranjcar reduziu a desvantagem, na sequência de um ressalto na área da Bélgica, depois de remate de Kalinic defendido por Kranjcar.


85’ Dembelé rendeu Defour.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo belga e consequente apuramento para o Campeonato do Mundo.


Análise:

A precisar apenas de um empate para carimbar o apuramento, a Bélgica entrou no jogo na expetativa, não arriscando muito, até porque o nulo lhe poderia servir.
No entanto, à passagem do quarto de hora, Defour aproveitou um mau passe de Perisic para desmarcar Lukaku, que foi mais rápido que toda a gente e inaugurou o marcador.
As coisas corriam bem aos red devils, que foram controlando as operações com e sem bola, assertivamente, conseguindo chegar ao segundo golo, através de uma cavalgada de Lukaku que ainda se iniciou no seu meio-campo defensivo.
A segunda parte, e apesar das substituições operadas por Igor Stimac, foi sobretudo para cumprir calendário, com poucas oportunidades para ambos os lados. Na reta final, Kranjcar reduziu a desvantagem e ainda relançou o jogo para os croatas, mas o resultado não mais voltou a sofrer alterações.


Analisando os atletas em campo, começando pelos da Croácia
Pletikosa (FC Rostov) foi contornado por Lukaku nos tentos que encaixou;
Vida (Dínamo Kiev) foi o defesa com melhor rendimento; e Corluka (Lokomotiv) e Lovren (Southampton) foram batidos pela velocidade de Lukaku nos golos belgas;
Vrsaljko (Génova) fez todo o corredor, sem grandes notas de destaque; Mateo Kovacic (Inter) não conseguiu travar a cavalgada de Lukaku rumo ao segundo tento da Bélgica; Modric (Real Madrid) foi o principal transportador de jogo dos croatas, mas sem grande sucesso nas suas funções, muito por culpa do pouco espaço que Defour lhe concedeu; e Strinic (Dnipro) deu profundidade ao flanco esquerdo;
Perisic (Wolfsburgo) esteve bastante discreto e viu o 0-1 nascer numa perda de bola da sua parte; Rakitic (Sevilha), embora algo descaído pela esquerda, povoou sobretudo o corredor central; e Mandzukic (Bayern Munique) foi obrigado a recuar muito para poder tocar no esférico;
Kalinic (Dnipro), Vukojevic (Dínamo Kiev) e Kranjcar (QPR) refrescaram meio-campo e ataque mas não conseguiram conduzir a equipa a um melhor resultado, ainda assim, o último ainda conseguiu reduzir a desvantagem.


Quanto aos jogadores da Bélgica
Courtois (Atlético Madrid) esteve seguríssimo e mostrou reflexos apurados;
Van Buyten (Bayern Munique), muito experiente, deu grande segurança ao setor defensivo; Lombaerts (Zenit) esteve tranquilo; e Alderweireld (Atlético Madrid) e Vertonghen (Tottenham), defesas centrais de origem, fecharam bem os respetivos flancos;
Witsel (Zenit) fez o passe para Lukaku iniciar a cavalgada rumo ao 0-2; Defour (FC Porto) fez a assistência para o 0-1 e foi o “polícia” de Modric durante os noventa minutos; e Fellaini (Man. United), para além do seu recorte técnico, utilizou a sua respeitável estampa física para se fazer valer no jogo aéreo e segurar a bola;
De Bruyne (Chelsea) não esteve particularmente inspirado; Hazard (Chelsea) gosta de se mover a partir da faixa (esquerda) para cima dos defesas adversários, e terminou o encontro como falso ponta-de-lança; e Lukaku (Everton), poderosíssimo fisicamente, bisou;
Mirallas (Everton) posicionou-se no lado direito do ataque, e Chadli (Tottenham) no esquerdo; e Dembelé (Tottenham), elegante com a bola colada ao pé, refrescou o miolo para os instantes finais.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Qualificação europeia para o Mundial 2014:

zerozero.pt




1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...