sábado, 14 de setembro de 2013

Scottish Premier League | Hearts 1-3 Celtic

scotsman.com
Esta tarde, no Estádio Tynecastle, em Edimburgo, o Celtic derrotou o Hearts por 3-1, na 6ª jornada da Scottish Premier League. Commons (de grande penalidade), Stokes e Pukki marcaram para os católicos, e Holt para os homens da casa.


Eis a constituição das equipas:


Hearts


O Hearts já não vence o Celtic em casa desde Outubro de 2011.
O conjunto orientado por Gary Locke ocupam o último lugar da Liga Escocesa, com oito pontos negativos. Ainda assim, a formação de Edimburgo já conquistou sete pontos nas primeiras cinco jornadas.
                                                                                                                                                                   

Celtic


Os católicos partem em busca do seu 46º título escocês (terceiro consecutivo), conseguindo para já 10 pontos em quatro jogos, ocupando o 2º lugar, com um encontro a menos que a restante concorrência.
Na Liga dos Campeões, o Celtic integra o grupo que também contém os ex-campeões europeus Celtic, Barcelona e Ajax.
Steven Mouyokolo e James Forrest estão lesionados.


Cronómetro:

Celtic tomava iniciativa, através da posse de bola.

5’ McHattie, na cobrança de um livre direto, obrigou Forster a aplicar-se.

Futebol direto utilizado por ambas as formações, sobretudo os visitantes, já que os homens da casa procuravam também utilizar transições rápidas.

18’ Foi assinalada uma grande penalidade na área do Hearts, por mão na bola de Hamill. Na sua conversão, Commons inaugurou o marcador.


23’ Stokes, ainda de fora da área, rematou ao lado.

34’ Boerrigter atirou para intervenção de McDonald.

44’ Samaras rendeu o lesionado Matthews.

Intervalo.

57’ Holt atirou à entrada da área, para o fundo das redes.

58’ Na resposta a um cruzamento de Stokes, Samaras não conseguiu acertar na baliza adversária.

Hearts estava-se a superiorizar na segunda parte.

64’ Stokes devolveu a vantagem aos católicos, na sequência de duas bolas ganhas de cabeça consecutivamente por Samaras e Commons.


66’ Saiu Ledley, entrou Mulgrew.

67’ King foi substituído por Smith.

70’ McDonald negou o golo a Izaguirre.

72’ Pukki substituiu Commons.

73’ Samaras, à boca da baliza, falhou o terceiro golo.

73’ Gary Locke trocou Holt por Carrick.

Agora era a vez de o Celtic apostar sobretudo em transições.

82’ Oliver entrou para o lugar de Walker.

86’ Stokes progrediu pelo corredor esquerdo, passou por Robinson, e picou a bola para Pukki, que cabeceou para o 1-3.


Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo do Celtic.


Análise:

Desde cedo que o Celtic assumiu o comando das operações, com mais posse de bola e a tentativa de colocar o esférico na área adversária através de um futebol direto, com muitos cruzamentos e bolas bombeadas. Já o Hearts, procurava explorar transições rápidas.
Os católicos chegaram à vantagem ainda antes de se concluir a segunda dezena de minutos, na conversão de uma grande penalidade, por Commons, depois de mão na bola de Hamill na área dos visitados.
Depois de uma primeira parte de clara superioridade do campeão escocês, o Hearts entrou melhor na etapa complementar, confirmando o seu bom momento com o golo da igualdade, apontado por Holt.
Só que o empate apenas durou sete minutos, já que após um lance típico de futebol direto, Samaras ganhou a primeira bola, e na segunda, Commons, completamente livre, serviu de cabeça Stokes, que finalizou com categoria.
Apesar do esforço do conjunto orientado por Gary Locke, era o Celtic que conseguia criar perigo, aproximando-se mais do terceiro golo do que o Hearts de nova igualdade. E essa tendência confirmou-se mesmo já nos minutos finais, quando Stokes arrancou pela esquerda, fez o que quis de Robinson, e serviu com grande classe Pukki, que se estreou da melhor forma pela nova equipa, ao colocar o seu nome na lista de marcadores.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Hearts
McDonald não teve hipóteses nos golos sofridos, e ainda fez algumas intervenções complicadas;
McGowan e Wilson viram o seu espaço ser atacado por Stokes, no lance do 1-2; McKay perdeu para Samaras a primeira bola que originou o segundo golo dos visitantes; e McHattie fechou bem o seu flanco;
Robinson ajudou a equilibrar a equipa e a transportar o esférico, no entanto, foi humilhado por Stokes já na reta final, com um drible que o colocou estatelado no solo; Hamill cometeu a grande penalidade que originou o 0-1, ao tocar a bola com a mão na sua área; King batalhou muito; e Walker é provavelmente o jogador de melhor recorte técnico da sua equipa, tendo sido neste encontro o seu principal desequilibrador;
Holt apontou o tento da igualdade; e Paterson é um especialista em lançamentos laterais longos;
Smith refrescou o corredor direito, Oliver o esquerdo, e Carrick o eixo do ataque, sem conseguirem ajudar a sua formação a alcançar um resultado positivo.


Quanto aos jogadores do Celtic
Forster pareceu mal batido no 1-1;
Lustig não teve um início de tarde fácil, com Walker pela frente; Ambrose gosta de sair a jogar e esteve quase sempre bem posicionado; Van Dijk tem uma respeitável estampa física, mas pouca qualidade técnica; e Izaguirre deu profundidade ao flanco esquerdo;
Brown foi uma autêntica “formiguinha” a meio-campo; Ledley esteve discreto; Matthews saiu lesionado no final do primeiro tempo; e Boerrigter começou na esquerda, acabou na direita, nunca conseguindo criar grandes desequilibrios;
Commons, dinâmico e com qualidade técnica, inaugurou o marcador, de grande penalidade, e passou para o corredor direito após a entrada de Samaras, regressando entretanto para a posição onde começou o encontro, tendo aí feito a assistência para o 1-2; e Stokes apontou o segundo golo dos católicos, e desenhou toda a jogada do terceiro;
Samaras posicionou-se no lado esquerdo do ataque, trazendo capacidade física, qualidade de passe e maior lucidez ao ataque, tendo conquistado a primeira bola que originou o 1-2; Mulgrew refrescou o miolo; e Pukki estreou-se pela sua nova equipa, entrando para a frente de ataque e conseguindo mesmo marcar.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Scottish Premier League:

zerozero.pt




2 comentários:

  1. o celtic este ano está muita bom, com uma mural muito boa. esperemos mais resultados claro ;)sim, que esta equipa é de longe dos adversários mais dificeis!

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt /

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saída de Wanyama enfraqueceu o meio-campo, mas o Celtic reforçou-se muito bem em outros setores.

      Pena não ter concorrência no campeonato escocês, ajudaria-o a ser mais competitivo na Europa.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...