segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Liga ZON Sagres | Estoril 1-1 Académica

zerozero.pt
Esta noite, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, Estoril e Académica empataram 1-1, na 3ª jornada da Liga ZON Sagres. Cleyton deu vantagem aos estudantes, mas Luís Leal restabeleceu a igualdade.


Eis a constituição das equipas:


Estoril


O Estoril somou vitórias nos dois jogos já disputados no campeonato, e em caso de novo triunfo, cola-se ao FC Porto na liderança da Liga ZON Sagres.
Os canarinhos estão moralizados após o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa.
                                                                                                                                                                   

Académica


Os estudantes ainda não pontuaram no campeonato, e nem sequer conseguiram ainda marcar qualquer golo.
Aníbal Capela (emprestado pelo Sp. Braga), Djavan (emprestado pelo Corinthians Alagoano), Marcelo Goiano e Manoel (ambos emprestados pelo Grêmio Anápolis), Diogo Valente (emprestado pelo Cluj), Fernando Alexandre, Ivanildo e Abdi (todos ex-Olhanense), Rafael Oliveira (ex-Paysandu) e Buval (ex-Vejle-Kolding) são as principais aquisições para 2013/14.
Halliche, Makelele e Fernando Alexandre estão lesionados, e Marcelo Goiano castigado.


Cronómetro:

9’ Na sequência de um livre de Babanco, Luís Leal cabeceou para intervenção de Ricardo.

15’ Cleyton recebeu a bola de Marinho, tirou Bruno Miguel do caminho e inaugurou o marcador.


24’ Diogo Amado atirou para defesa a dois tempos de Ricardo.

34’ João Pedro Galvão fletiu da esquerda para o meio e rematou para fora.

Jogo equilibrado, no qual o Estoril até estava a ter algum ascendente, mas a Académica estava a ser mais feliz.

Ao intervalo, Abdi foi substituído por Diogo Valente.

46’ Ricardo negou o golo a Luís Leal.

Estoril entrou bem na segunda parte.

53’ Na sequência de um livre lateral cobrado por Evandro, a bola passou por toda a área da Académica e acabou por sair junto ao poste.

Os estudantes organizavam-se em 4x4x2 no seu processo defensivo, com linhas muito próximas, formando um bloco bastante coeso.

62’ João Pedro Galvão foi substituído por Sebá.

62’ Sérgio Conceição trocou Marinho por Ivanildo.

63’ Carlitos acertou na trave.

66’ Carlitos, de trivela, cruzou para a zona do segundo poste, onde Sebá rematou para intervenção de Ricardo.

75’ Na recarga a um remate de Sebá defendido por Ricardo, Luís Leal igualou o encontro.


77’ Diogo Amado cedeu o seu lugar a Bruno Lopes.

Estoril atuava agora em 4x4x2.

83’ Saiu Manoel, entrou Buval.

83’ Gerso rendeu Carlitos.

86’ Mais uma defesa de Ricardo a remate de Luís Leal.

88’ Diogo Valente chutou, mas estava lá Vagner.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a igualdade.


Análise:

Desde cedo se percebeu que o Estoril era a melhor equipa em campo, praticando um futebol apoiado desde zonas mais recuadas, o que é apaixonante para uma formação com objetivos modestos.
No entanto, aos canarinhos foi faltando alguma intensidade e… sorte. Sorte essa que bafejou a Académica à passagem do quarto de hora, quando praticamente na sua única ocasião em todo o golo, chegou à vantagem. Marinho descobriu Cleyton na área estorilista, que tirou Bruno Miguel do caminho e inaugurou o marcador.
Os pupilos de Marco Silva continuaram a exibir o seu ascendente, mas foi no segundo tempo que encostaram praticamente o adversário às cordas, jogando com mais intensidade a atacar e de forma mais pressionante a defender, recuperando a bola normalmente longe da sua baliza.
Após várias oportunidades, o golo do empate apareceu aos 75’, por Luís Leal, na recarga a um remate de Sebá, após grande trabalho individual do antigo extremo do FC Porto B.
Apesar da superioridade do conjunto do concelho de Cascais, a ponta final até acabou por ser algo dividida em ocasiões de golo, e a igualdade viria a confirmar-se.


Analisando os atlet.as em campo, começando pelos do Estoril
Vagner praticamente não foi obrigado a fazer nenhuma intervenção complicada, à excepção de um remate de Diogo Valente já nos últimos minutos;
Anderson Luís assinou uma exibição consistente; Bruno Miguel precipitou-se na forma como abordou Cleyton no lance do 0-1; Yohan Tavares esteve muito seguro, num jogo praticamente sem erros; e Babanco deu profundidade ao seu flanco e aproveitou a sua boa colocação de bola para cobrar livres e cruzar para a área contrária;
Diogo Amado (homem que habitualmente recuava até junto dos centrais para pegar no jogo) e Filipe Gonçalves revelaram grande capacidade para sair a jogar desde trás; e Evandro foi o playmaker, dando organização e criatividade ao ataque estorilista, facilitando a progressão no terreno;
Carlitos, um dos mais inconformados da sua formação, foi muito eficiente nas suas ações, decidindo sempre com critério e normalmente com muita qualidade; João Pedro Galvão criou alguns desequilibrios na primeira parte, mas desapareceu na segunda; e Luís Leal apontou o tento da igualdade e deu mobilidade ao ataque estorilista, aparecendo um pouco pelos três corredores;
Sebá posicionou-se no lado direito do ataque e serviu de “abre-latas” no lance que esteve na origem do 1-1; Bruno Lopes alargou o eixo do ataque em mais uma unidade; e Gerso entrou bem no encontro mas não deu para ajudar a alcançar a vitória.


Quanto aos jogadores da Académica
Ricardo encheu a baliza, tendo efetuado intervenções de grande qualidade;
João Dias sentiu algumas dificuldades para travar quem lhe ía aparecendo pela frente, fosse Carlitos, João Pedro Galvão ou até Luís Leal, quando este se apresentava pelo seu flanco; João Real exibiu-se maioritariamente de forma segura; Aníbal Capela esteve muito concentrado e no sítio certo; e Reiner Ferreira jogou adaptado ao lado esquerdo da defesa e sentiu algumas dificuldades quando teve de fechar o flanco e atacar;
Bruno China e Marcos Paulo, muito combativos, soltaram-se poucas vezes da sua posição mas foram importantes no equilíbrio da equipa e na recuperação de bolas; e Cleyton inaugurou o marcador, depois de um bom drible e uma finalização com classe;
Marinho fez a assistência para o 0-1 e trabalhou imenso no aspeto defensivo; Abdi é forte nos duelos individuais; e Manoel lutou imenso mas esteve algo desapoiado e raramente teve situações para finalizar;
Diogo Valente e Ivanildo refrescaram os flancos no início da segunda parte, mas curiosamente essa foi a fase em que os estorilistas estiveram mais perigosos; e Buval substituiu o muito desgastado Manoel mas raramente tocou no esférico.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

zerozero.pt





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...