quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Finalmente, grandes negócios!

zerozero.pt
No passado dia 1 de Setembro, confirmaram-se as vendas de Bruma e Tiago Ilori a Galatasaray e Liverpool, respetivamente, rendendo aos cofres leoninos cerca de 20 milhões de euros no total.

A meu ver, dois dos melhores negócios que o clube de Alvalade conseguiu ao longo da sua história, tendo em conta as idades, situações contratuais e valores dos atletas, assim como as verbas envolvidas.

Certamente que se levantarão vozes a afirmar que Bruma e Ilori poderão valer mais no futuro, e não é de descurar essa hipótese, mas essa possibilidade não passa disso mesmo, numa altura em que Bruno de Carvalho quer garantir certezas bancárias.

Os dois internacionais sub-20 são isso mesmo, internacionais sub-20 ainda, com pouco mais de uma dezena de jogos oficiais pela equipa principal cada um, sem qualquer experiência nas seleções de sub-21 e muito menos nos AA.

Vender um jogador como o extremo de origem guineense, com um currículo ainda tão curto e em último ano de contrato, por 12 milhões, é um autêntico achado! E há que ter em conta que esta promessa pode prometer (passo a redundância) ser um novo Nani ou Cristiano Ronaldo, mas nada garante que não possa ser um novo Yannick Djaló ou Pereirinha.

Já o novo defesa-central do Liverpool ainda tinha contrato com os leões até 2015, mas para além de ainda ser uma promessa, joga numa posição na qual os clubes costumam gastar menos do que o que gastam do meio-campo para a frente. A verba usada neste negócio é também rara tendo em conta o percurso do atleta, que ainda tem muito (diria quase tudo) a provar. 

Situação diferente é a de Rui Patrício, dono da baliza do Sporting desde 2007 e de Portugal desde 2010, com provas dadas e qualidades reconhecidas pela Europa. Com 25 anos, numa altura em que nenhum clube de topo desespera por um novo guarda-redes e até se avizinha um Campeonato do Mundo, com hipótese de valorização, é uma excelente estratégia mantê-lo em Alvalade mais uma época.

Em suma, três grandes negócios!




2 comentários:

  1. não referiste o mais importante do bruma. 13 milhões por um jogador que em 3 meses era livre de assinar por quem quisesse...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...