sábado, 31 de agosto de 2013

Liga ZON Sagres | Sporting 1-1 Benfica

zerozero.pt
Esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Sporting e Benfica empataram 1-1 em jogo da 3ª jornada da Liga ZON Sagres. Montero inaugurou o marcador para os leões, mas Markovic empatou para as águias.


Eis a constituição das equipas:


Sporting


Os leões iniciaram da melhor forma o campeonato, com duas vitórias em jornadas, e um impressionante score de 9-1 em golos. Fredy Montero (quatro tentos apontados) é, para já, o melhor marcador da Liga ZON Sagres.
                                                                                                                                                                   

Benfica


Os encarnados (vice-campeões nacionais) já perderam pontos no campeonato, tendo sido derrotados na primeira jornada diante do Marítimo (1-2). Na segunda ronda, venceram o Gil Vicente (2-1) nos instantes finais.
Lisandro López (ex-Arsenal de Sarandí), Steven Vitória (ex-Estoril), Bruno Cortez (emprestado pelo São Paulo), Mitrovic (ex-Kortijk), Sílvio (emprestado pelo Atlético de Madrid), Fejsa (ex-Olympiacos), Sulejmani (ex-Ajax), Djuricic (ex-Heerenveen), Funes Mori (ex-River Plate) e Markovic (ex-Partizan) são reforços.
Jorge Jesus, em dez encontros frente ao Sporting, ao serviço do Benfica, venceu oito.


Cronómetro:

4’ Salvio quase marcava na própria baliza.

5’ William Carvalho rematou para defesa para Artur.

Sporting pressionava com os seus atacantes logo à saída de bola.

10’ Na sequência de um cruzamento de André Martins, Montero, completamente sozinho, cabeceou para o fundo das redes.


16’ Rodrigo cabeceou à trave, no seguimento de um lançamento lateral.

34’ Na resposta a um cruzamento tenso de Bruno Cortez, Salvio não acertou na baliza.

38’ André Martins, do meio da rua, atirou por cima.

42’ Ruben Amorim entrou para o lugar de Enzo Pérez.

45+4’ Markovic rendeu o lesionado Salvio.

Intervalo.

49’ Rui Patrício negou a dois tempos golos a Markovic e Rodrigo.

50’ Jorge Jesus trocou o lesionado Gaitán por Cardozo.

59’ Cardozo cabeceou ao lado.

61’ Eric Dier entrou para o lugar de Wilson Eduardo.

Rojo passou para lateral-esquerdo e Jefferson para médio-ala.

65’ Markovic furou pela defesa adversária, passando por William Carvalho, Eric Dier e Rojo, e depois igualou o encontro.


69´Jefferson, de livre direto, obrigou Artur a aplicar-se.

69’ Matic atirou enrolado, mas ao lado.

74’ Carrillo cedeu o seu lugar a Capel.

79’ Adrien, de livre direto, atirou para defesa de Artur.

83’ Capel rematou ao lado.

85’ Slimani substituiu Jefferson.

89’ Montero, de livre direto, chutou para defesa de Artur.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o empate.


Análise:

O Sporting entrou pressionante e a chegar ao último terço com facilidade, tendo ganho uma série de cantos consecutivos no início do encontro, confirmando esse ascendente com um golo de Montero, quando se concluiu a primeira dezena de minutos.
A partir daí, os leões, apesar de manterem uma percentagem de posse de bola superior, foram uma equipa cada vez mais de transições, com os seus centrais a despacharem à primeira oportunidade o esférico quando este lhes aparecia nos pés. O Benfica cresceu um pouco ao longo de toda a primeira parte, mas teve a infelicidade de ver dois dos seus homens serem substituídos por problemas físicos, Enzo Pérez e Salvio.
No segundo tempo o azar continua a bater à porta dos pupilos de Jorge Jesus, tendo Gaitán se lesionado, obrigando o técnico dos encarnados a recorrer a Cardozo.
Em vantagem, Leonardo Jardim procurou dar mais consistência defensiva à sua equipa, trocando Wilson Eduardo por Eric Dier, colocando Jefferson como extremo. No entanto, foi logo a seguir a essa substituição que os vice-campeões nacionais chegaram ao empate, por intermédio de Markovic, após grande lance individual, numa altura em que o Benfica esteve por cima.
A boa fase dos encarnados durou até a entrada de Diego Capel, que deu maior discernimento ao ataque leonino, que voltou a ser mais incisivo na reta final, estando diversas vezes perto de se recolocar em vantagem.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sporting
Rui Patrício fez várias intervenções de elevado grau de dificuldade;
Cédric fez um jogo seguro; Maurício, com grande poder de impulsão, é fortíssimo do jogo aéreo, embora não tenha dispensado alguns “chutões” quando apanhou a bola nos pés; Rojo terminou o encontro como lateral-esquerdo, numa altura em que já tinha cartão amarelo; e Jefferson foi preferencialmente o homem das bolas paradas, e dado o seu pendor ofensivo, Jardim colocou-o como médio-ala quando os leões ainda estavam em vantagem;
William Carvalho foi forte na recuperação de bola, e depois procurou-a entregá-la sempre com um passe curto, no entanto, no lance do 1-1, não conseguiu travar Markovic; André Martins descaiu muito para o flanco direito, e foi aí que fez o cruzamento para o 1-0, mas foi perdendo gás no segundo tempo; e Adrien jogou numa rotação alta e exibiu bons pormenores técnicos;
Carrillo sentiu dificuldades em perceber qual o melhor momento para soltar a bola; Wilson Eduardo fez um jogo consistente, não tendo desequilibrado muito, mas foi inteligente nas suas ações, sendo o principal erro a apontar-lhe o facto de não ter acompanhado muito Bruno Cortez quando o lateral encarnado se envolveu no ataque; e Montero, muito móvel, inaugurou o marcador;
Eric Dier foi lançado para o eixo defensivo; Capel refrescou o flanco direito e soube sempre fazer melhor o que fazer à bola do que Carrillo; e Slimani foi um acréscimo para o setor ofensivo nos últimos minutos.


Quanto aos jogadores do Benfica
Artur, sem responsabilidades no golo sofrido, foi seguro;
Maxi Pereira recorreu várias vezes à falta mas conseguiu terminar o encontro apenas com o cartão amarelo; Luisão deixou-se antecipar por duas ocasiões a Montero no lance do 1-0; Garay esteve muito seguro; e Bruno Cortez deu profundidade ao corredor esquerdo e esteve quase sempre bem posicionado a defender;
Matic subiu de rendimento na etapa complementar, quando conseguiu praticar o seu melhor futebol: muitas recuperações de bola e influência na construção dos ataques; Enzo Pérez foi substituído ainda na primeira parte após ter ficado combalido por ter levado uma bolada de Jefferson; Salvio saiu lesionado à beira do intervalo; e Gaitán estava a ser uma das unidades da sua equipa com melhor rendimento, mas também se lesionou e teve de ser rendido;
Rodrigo esteve perto de marcar aos 16’, tendo cabeceado à trave, e terminou o encontro como flanqueador; e Lima não apareceu muito;
Rúben Amorim esteve sempre muito pressionante e forte no desarme; Markovic, habitualmente um segundo avançado, posicionou-se como extremo-direito, dando mais velocidade à sua equipa, tendo apontado o golo do empate após grande lance individual; e Cardozo regressou à competição, depois de ter estado castigado pelo clube.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

zerozero.pt






3 comentários:

  1. A influência arbitral continua ano após ano!!!

    No blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/ podem ver os dados estatísticos com o agregado de todos os penaltis e expulsões assinalados nos 30 jogos efetuados por cada um dos grandes contra os restantes 3 candidatos ao titulo nas últimas 5 épocas e constatar a efetiva influência direta na distribuição dos pontos provocada por um último golo marcado de penalti ou golos sofridos após uma expulsão (pontos perdidos em inferioridade numérica).
    Dá para ter uma ideia que há clubes que beneficiam das decisões arbitrais em detrimento do rival, infelizmente para a verdade desportiva, quando agregarmos aos dados desta 6ªépoca(2013-14) O PENALTI SOBRE O CARDOZO não constará dessa estatística, pois não foi assinalado pelo árbitro, nem se registará a distribuição dos pontos que os clubes conseguiram conquistar com o seu desempenho cumprindo as regras do jogo (1 GOLO EM FORA DE JOGO É UM ERRO MUITO RELEVANTE ENTRE AS 4 EQUIPAS GRANDES.
    A única coisa que restará evidente será uma maior tendência das decisões arbitrais favoráveis a um clube enquanto que o Benfica provavelmente continuará a ser o clube que menos pontos acrescenta após uma decisão arbitral relevante (penalti ou expulsão)e será aquela com mais decisões arbitrais desfavoráveis (penalti ou expulsões) de todos os 4 candidatos.

    Existem pseudo-benfiquistas que acreditam que este excessivo numero de penalti e expulsões desfavoráveis acontecem ao Benfica (o mais penalizado dos 4), simplesmente por ser a pior das 4 equipas candidatos ao titulo, apesar dos pontos que mesmo nestas circunstancias ainda consegue conquistar e que é só por incompetência que o Benfica não consegue acumular mais pontos.

    Apesar das evidências continuará a haver pseudo-benfiquistas a criticar os seus profissionais, acreditando na politica da terra queimada e que virão outros que mesmo persistindo estes números claramente desfavoráveis conseguirão que tais arbitragens não se reflitam nos pontos conquistados.

    O contexto da competição nacional ainda é este, por isso a melhor forma de ajudar o teu clube é apoiar a equipa a lutar para inverter estes números de clara desvantagem com os restantes candidatos ao titulo, abram os olhos e vejam os números, são esclarecedores!!!

    Enquanto houver quem não queira aceitar a realidade que os números refletem de que existe influência arbitragem no desempenho pontual das equipas e não queira contribuir para inverter essa situação os títulos não se concretizarão. A influência direta pode ser aferida objetivamente e comprovada estatisticamente.

    Ver o nº de decisões de cada arbitro em:
    http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Resumo%20de%20arbitragens%20por%20clube%20%285%20%C3%A9pocas%29

    ResponderEliminar
  2. Apesar de tudo foi um bom resultado para ambas as equipas. Só é de lamentar a influência que os árbitros vão tendo jogo após jogo.
    Para o próximo jogo de Benfica e Sporting já há apostas na betclic, esperemos que sejam bons jogos de futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo a insistência no trabalho do árbitro neste jogo. Gostava que me disseram onde ele esteve incompreensivelmente mal

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...