quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mundial 2013 (Sub-20) | Portugal 2-3 Gana

fifa.com
Esta tarde, no Estádio Kadir Has, em Kayseri, Gana derrotou Portugal por 3-2, nos Oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de Sub-20. Ashia, Anaba e Boakye marcaram para os africanos, e Tiago Ferreira e Edgar Ié para os portugueses.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Portugal


Portugal terminou o Grupo B na liderança, com sete pontos, fruto de vitórias diante Nigéria (3-2) e Cuba (5-0) e um empate frente à Coreia do Sul (2-2).
Bruma (5), Aladje (3), Tozé e Ricardo apontaram os golos da seleção lusa neste Mundial Sub-20.


Gana


O Gana, campeão mundial em 2009, participa pela sexta vez num campeonato do mundo.
Os comandados por Sellas Tetteh foram vice-campeões africanos de sub-20, e na fase de grupos, ficaram em 3º, atrás de Espanha e França, e à frente dos Estados Unidos.
Assifuah, Acheampong, Ashia e Boakye marcaram os tentos dos ganeses na competição.



Cronómetro:

1’ Aladje, servido por Bruma e com a baliza escancarada, atirou por cima.

1’ Mais uma vez assistido por Bruma, Aladje rematou para fora, contando pelo meio com um desvio em um defesa ganês.

10’ Na resposta a um pontapé de canto, Attamah cabeceou à malha superior.

11’ João Mário rematou de fora da área para defesa de Antwi.

13’ Ricardo chutou para intervenção do guardião ganês.

Bom inicio de jogo de Portugal.

15’ José Sá negou o golo a Odjer.

19’ Ashia inaugurou o marcador com um grande remate do meio da rua.


28’ Baba chutou ao lado.

32’ Antwi defendeu sucessivamente os remates de André Gomes e Ricardo.

Ao intervalo, Edgar Borges trocou Agostinho Cá e Ricardo por Ricardo Alves e Ricardo Esgaio.

51’ Odjer, lesionado, foi rendido por Anaba.

54’ André Gomes atirou forte para grande intervenção de Antwi.

64’ Aboagye cedeu o seu lugar a Duncan.

Gana praticamente abdicou de atacar.

71’ Na sequência de um cruzamento de Ricardo Esgaio, Edgar Ié amorteceu para Tiago Ferreira que igualou o encontro.


73’ Bruma acertou no poste.

73’ Ricardo Esgaio cruzou para a zona do segundo poste onde Edgar Ié cabeceou para o fundo das redes.


75’ Ashia foi substituído Boakye.

79’ Na sequência de um cruzamento de Acheampong, Boakye rodou sobre Tiago Ilori e rematou para defesa de José Sá, e na recarga Anaba voltou a empatar o jogo.


85’ Boakye, de livre direto, fez o 2-3.


86’ Saiu Mica Pinto, entrou Ivan Cavaleiro.

87’ Ivan Cavaleiro cabeceou ao lado.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória ganesa.


Análise:

Portugal entrou muito bem no jogo, com um primeiro quarto de hora de grande nível.
No entanto, na altura de defender o meio-campo revelou-se pouco intenso, foi concedendo algum espaço e foi num lance em que essa fragilidade foi exposta que Gana se adiantou no marcador, através de um remate de Ashia de fora da área.
No segundo tempo, a seleção lusa apareceu transfigurada, com a entrada de Ricardo Alves, que deu mais intensidade ao meio-campo, e de Ricardo Esgaio, muito mais em jogo que Ricardo, encostando os africanos ao seu meio-campo.
O golo do empate ía tardando, mas acabou por aparecer, aos 71’, por Tiago Ferreira, e a reviravolta apenas demorou mais dois minutos, por Edgar Ié.
Partida resolvida? Nem por isso. Até final do encontro os pupilos de Sellas Tetteh, em lances que poderiam ser evitados pela defensiva portuguesa, acabaram por marcar por mais duas ocasiões e viraram o resultado a seu favor novamente.


Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal
José Sá  (Marítimo) não teve culpa nos golos sofridos, não tendo culpa no 2-3, em que a barreira abriu e o traiu;
Edgar Ié  (Barcelona) esteve muito contido na hora de subir no terreno e foi dos homens que abriu a barreira no 2-3, no entanto, na tentativa de rececionar a bola, acabou por amortecê-la para Tiago Ferreira fazer o 1-1, e marcou o 2-1;   Tiago Ilori  (Sporting) concedeu espaço a Boakye no lance do segundo golo ganês; Tiago Ferreira  (FC Porto) apontou o golo do empate;   e Mica Pinto  (Sporting) foi mais ofensivo que em encontros anteriores e não conseguiu evitar que Anaba apontasse o 2-2;
Agostinho Cá  (Barcelona),  André Gomes  (Benfica) e João Mário  (Sporting) foram pouco pressionantes a meio-campo, ainda que o benfiquista tenha subindo de rendimento na segunda parte, quando se aproximou da área contrária;
Ricardo  (FC Porto) esteve apagado;  Bruma  (Sporting) esteve uns furos abaixo do habitual, apesar de uma entrada a todo o gás e de ter acertado no poste aos 73’; e Aladje (Sassuolo) utilizou o corpo para segurar a bola mas esteve perdulário no capítulo da finalização;
Ricardo Alves (Belenenses) deu mais garra ao meio-campo; Ricardo Esgaio (Sporting) agitou o jogo, participou no lance do 1-1 e fez o cruzamento para o 2-1, mas também fez parte da barreira que abriu no terceiro golo ganês; Ivan Cavaleiro (Benfica).


Quanto aos jogadores do Gana
Antwi (Amidaus Professionals FC) exibiu bons reflexos;
Nketiah (Medeama SC) é um lateral muito ofensivo; Lartey (Ashanti Gold) e Attamah (Tema Youth) mostraram qualidade, sempre bem posicionados e assertivos nas suas decisões; e Baba (Greuther Fürth) sentiu dificuldades para fazer frente a Ricardo Esgaio;
Seidu (All Stars) foi o centro-campista mais posicional; Aboagye (Inter Allies) foi importante para ganhar a batalha do meio-campo; e Ashia (Liberty Professionals) inaugurou o marcador com um fantástico remate e foi o médio que mais se aproximou do ponta-de-lança, parecendo por vezes até um segundo avançado;
Odjer (Tema Youth) foi substituído no início da segunda parte, por lesão; Acheampong (Anderlecht) foi pouco intenso nas suas ações, mas fez o cruzamento que originou o 2-2; e Assifuah (Liberty Professionals) bastante rápido, deu profundidade ao ataque ganês;
Anaba (Asante Kotoko) entrou para o flanco direito e apontou o segundo golo dos ganeses; Duncan (Livorno) acrescentou robustez ao miolo mas não foi eficiente na marcação a Edgar Ié no lance do 2-1; e Boakye (Sassuolo) foi participativo no lance do 2-2, pouco depois de ter entrado em campo, e marcou o 2-3 de livre direto.

2 comentários:

  1. Uma analise critica : Já nao e a primeira vez, mas ja o tinha dito, se realmente gostas de fazer isto melhora muito, analise muito muito amadora.

    Cumps

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...