segunda-feira, 10 de junho de 2013

Jogo de Preparação | Croácia 0-1 Portugal

record.pt
Esta noite, no Stade de Genève, em Genebra, Portugal derrotou a Croácia por 1-0, num jogo de preparação. Cristiano Ronaldo marcou o único golo do encontro.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Croácia


A Croácia está em 4º lugar no Ranking FIFA.
Os croatas, orientados por Igor Stimac, estão em 3º lugar no Grupo A de qualificação europeia para o Mundial 2014, atrás da Bélgica e à frente da Sérvia, País de Gales, Escócia e Macedónia.


Portugal


Miguel Veloso e Danny foram dispensados dos trabalhos da seleção, depois do jogo de sexta-feira diante da Rússia.


Cronómetro:

Primeiros vinte minutos equilibrados.

Os croatas apresentavam grande mobilidade no seu meio-campo e ataque, com vários homens a aparecerem à vez no último terço do terreno.

27’ Na sequência de um canto cobrado por João Moutinho pela direita, Hugo Almeida cabeceou por cima.

36’ Sílvio cruzou para a zona do primeiro poste, onde Varela amorteceu para Cristiano Ronaldo, que à entrada da área atirou de pé esquerdo para o fundo das redes.


38’ Varela progrediu pela direita e cruzou para a área onde Ruben Amorim atirou por cima.

41’ Na resposta a um cruzamento de Hugo Almeida pela esquerda, Cristiano Ronaldo cabeceou à trave.

Ao intervalo, Paulo Bento lançou Sereno e Vieirinha, e retirou Cristiano Ronaldo e Bruno Alves.

50’ Halilovic rendeu Strinic.

56’ João Moutinho cobrou um livre lateral pela esquerda, e Vieirinha cabeceou para intervenção de Subasic.

59’ Rakitic foi substituído por Ademi.

62’ Ruben Micael entrou para o lugar de Fábio Coentrão.

66’ Vukojevic e Olic foram rendidos por Kalinic e Kovacic.

A partida perdeu algum ritmo com as substituições.

72’ Igor Stimac trocou Ilicevic por Perisic.

75’ Saiu Hugo Almeida, entrou Nélson Oliveira.

78’ Na sequência de um cruzamento de Modric, Perisic cabeceou ao lado.

80’ Vieirinha rematou colocado mas ao lado.

83’ João Moutinho foi rendido por André Martins.

85’ João Pereira foi lançado para o lugar de Varela.

87’ Halilovic atirou para fora.

90+2’ No seguimento de um canto cobrado por Srna, pela direita, Vida cabeceou ao lado.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo português.


Análise:

Os primeiros vinte e cinco minutos mostraram um jogo equilibrado e sem oportunidades de golo, entre duas seleções que apresentavam várias unidades habitualmente não titulares.
A Croácia apresentava muita mobilidade nos seus homens do meio-campo e do ataque, mas foi Portugal quem conseguiu superiorizar-se a partir de então, chegando ao golo aos 36’, por Cristiano Ronaldo, após bom lance coletivo que envolveu também Sílvio e Varela.
Pouco depois, o astro do Real Madrid até esteve perto de novo golo, mas a trave evitou o segundo da seleção das quinas.
Na segunda parte perdeu-se algum ritmo, com as substituições e com o factor de ser o último jogo da época a pesar na cabeça dos jogadores, mas ainda se assistiu a bom futebol, com algumas ocasiões de parte a parte.
O 0-1, no entanto, acabou por prevalecer.


Analisando os atletas em campo, começando pelos da Croácia
Subasic (Mónaco) esteve bem quando foi chamado a intervir;
Srna (Shakhtar Donetsk) é um lateral muito ofensivo, mas cometeu alguns erros defensivos; Corluka (Lokomotiv), que também pode jogar no lado direito da linha mais recuada, é possante mas lento; Vida (Dínamo Kiev) é bem mais rápido que o seu colega no eixo defensivo; e Strinic (Dnipro) sentiu algumas dificuldades com as subidas de Sílvio e quando Varela apareceu;
Vukojevic (Spartak Moscovo) é agressivo e possante; Modric (Real Madrid) é quem habitualmente baixa para pegar no jogo, mas foi quando apareceu no último terço que os croatas conseguiram ser mais perigosos; e Rakitic (Sevilha) mudou-se para a faixa direita na segunda parte, mas sem ter estado em evidência em qualquer das posições;
Ilicevic (Hamburgo) não se conseguiu destacar, nem à direita nem à esquerda; Milic (Istra Pula), na sua estreia pela seleção, apoiou muito Strinic nas tarefas defensivas, e recuou para lateral-esquerdo quando o jogador do Dnipro foi substituído; e Olic (Wolfsburgo) é um avançado móvel que aparece nas três faixas do terreno e é forte na desmarcação;
Halilovic (Dínamo Zagreb) fez a sua estreia na seleção, com apenas 16 anos, entrando para a ala direita; Ademi (Dínamo Zagreb) e Kovacic (Inter) posicionaram-se no duplo pivot defensivo; Kalinic (Dnipro) refrescou o ataque; Perisic (Wolfsburgo) foi lançado para extremo-esquerdo; e Bubnic (Udinese) esteve muito pouco tempo em campo.

Quanto aos jogadores de Portugal
Eduardo (Istambul BB) nem sempre conseguiu ser um guarda-redes seguro;
Sílvio (Deportivo) deu profundidade ao seu flanco, participou no lance do 1-0 e mudou-se para o lado esquerdo com a saída de Coentrão; Bruno Alves (Fenerbahçe) fez um jogo sem sobressaltos; a Ricardo Costa (Valencia) nada há a apontar; e Fábio Coentrão (Real Madrid) exibiu-se de forma serena, sentindo-se limitado a partir de um toque que sofreu ainda na primeira parte;
Custódio (Sp. Braga) esteve discreto mas bem posicionado; Ruben Amorim (Sp. Braga) foi um médio seguro, que apareceu quando necessário no último terço, e terminou a sua participação no encontro como extremo-direito, depois de vários minutos como lateral; e João Moutinho (Mónaco) foi um todo-o-terreno que deu ritmo ao meio-campo;
Varela (FC Porto) fez a assistência para o 1-0; Cristiano Ronaldo (Real Madrid) inaugurou o marcador, de pé esquerdo, e enviou uma bola à trave, de cabeça; e Hugo Almeida (Besiktas) envolveu-se no jogo coletivo, aparecendo mais no flanco esquerdo para cruzar do que propriamente em zona de finalização;
Sereno (Valladolid) entrou para o eixo defensivo; Vieirinha (Wolfsburgo) criou bastantes dificuldades devido à sua velocidade e foi o melhor da sua equipa na etapa complementar; Ruben Micael (Sp. Braga) refrescou o miolo; Nélson Oliveira (Deportivo) foi o ponta-de-lança no último quarto de hora; André Martins (Sporting) estreou-se pela seleção nacional; e João Pereira (Valencia) atuou nos últimos cinco minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...