quarta-feira, 27 de março de 2013

Taça de Portugal | Belenenses 0-2 Vit. Guimarães

zerozero.pt
Esta noite, no Estádio do Restelo, em Lisboa, o Vitória de Guimarães derrotou o Belenenses por 2-0, num jogo a contar para a primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal. Ricardo (2) marcou os golos do encontro.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Belenenses


Para chegar às meias-finais da Taça de Portugal, o Belenenses deixou pelo caminho Vizela (4-0), Anadia (5-2), Pedras Rubras (3-0), GD Fabril (4-0) e Arouca (4-1).
Os comandados por Mitchell Van der Gaag estão a apenas a uma vitória de distância para confirmar o regresso ao principal escalão do futebol português, quando ainda faltam disputar dez jornadas da Segunda Liga.
Todo o plantel está disponível.


Vitória de Guimarães


Os vimaranenses apenas venceram por uma ocasião no Restelo, nos últimos dezoito anos.
A formação orientada por Rui Vitória ocupa o 7º lugar da Liga ZON Sagres, e na Taça de Portugal já afastou Vilaverdense (6-1), Vit. Setúbal (2-2, 5-3 nas g.p.), Marítimo (1-1, 5-4 nas g.p.) e o Sp. Braga (2-1).
Addy (lesionado), Kanu (castigado) e Soudani (com a seleção da Argélia) são os ausentes.


Cronómetro:

Grande ambiente no inicio de jogo.

10’ Na resposta a um canto cobrado pela esquerda, João Meira cabeceou para defesa de Douglas.

15’ Fernando Ferreira, num pontapé de ressaca, rematou para fora.

Vitória de Guimarães apostava sobretudo num futebol direto.

29’ El Adoua, com um passe longo, colocou a bola à entrada da área belenense, onde Ricardo dominou com o peito e chutou de pé esquerdo para o fundo das redes.


Intervalo.

52’ Desmarets foi substituído por Arsénio.

61’ Diawara rendeu Tiago Caeiro.

65’ Na resposta a um cruzamento de Fredy, Diawara cabeceou ao lado.

67’ Rui Vitória trocou Barrientos por Crivellaro.

73’ Nélson colocou a bola na área adversária, onde Diawara, de cabeça, não acertou na baliza.

74’ Arsénio chutou para fora.

76’ Na sequência de um livre cobrado de forma tensa por Crivellaro, Ricardo apareceu à vontade na área belenense para cabecear para o 0-2.


80’ Tiago Rodrigues foi substituído por João Ribeiro.

82’ Si Salem entrou para o lugar de Fredy, lesionado.

88’ Machís substituiu Ricardo.

90+2’ Cruzamento/remate de Fernando Ferreira por cima da trave.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo dos vimaranenses.


Análise:

Com um ambiente de grande festa em Belém, cedo se percebeu que se iria a assistir a um encontro de muita entrega de parte a parte, entre duas equipas que fariam de tudo para estar no Jamor.
Apesar de uns bons 20/25 minutos iniciais dos azuis do Restelo, foram os vimaranenses que se adiantaram no marcador, através de um remate de pé esquerdo de Ricardo. Tendo em conta que os minhotos não tinham feito praticamente nenhum remate até então, foi uma autêntica exibição de eficácia.
Mais tranquilo, o encontro foi correndo de feição ao Vitória, que mesmo sem muito brilhantismo mas com tremenda assertividade, conseguiram chegar ao segundo golo num lance de bola parada, no qual o baixinho Ricardo marcou de cabeça.
Até final, o resultado não sofreu alterações e a formação de Guimarães está assim com um pé na final da Taça.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Belenenses
Filipe Mendes não é habitual titular, mas não foi por ele que o resultado poderia ter sido outro;
Duarte Machado foi consistente, não permitindo que Barrientos se afirmasse; João Meira e João Afonso variaram entre boas decisões e alguns momentos em que acusaram o peso de jogo e por isso tremeram; e Nélson precipitou-se na abordagem ao lance que deu origem ao 0-1;
Fernando Ferreira foi pouco influente ofensivamente, e em missão de sacrifício foi praticamente sempre o médio mais recuado em toda a etapa complementar; Diakité esteve muito bem na cobertura aos seus colegas, e apareceu mais adiantado no terreno na segunda parte; e Tiago Silva aproximou-se pouco do seu ponta-de-lança, que até jogava com frequência de costas para a baliza;
Fredy (destro) e Desmarets (canhoto) começaram o jogo no flanco oposto aos dos seus melhores pés, e por isso, foi frequente vê-los a fazerem movimentos interiores, tendo o jovem português feito a cabeça em água a Alex, enquanto que o francês não esteve particularmente inspirado; e Tiago Caeiro é um ponta-de-lança muito alto, mas que esteve desapoiado;
Arsénio refrescou a ala esquerda, mas não agitou tanto como se pretendia; Diawara, mesmo com o seu estilo trapalhão, ganhou mais bolas na área adversária que o homem que rendeu, Tiago Caeiro; e Si Salem pouco acrescentou.


Quanto aos jogadores do Vit. Guimarães
Douglas Jesus esteve muito bem sempre que foi chamado a intervir;
Alex teve uma noite complicada, com Fredy pela frente; Paulo Oliveira esteve irrepreensível; El Adoua fez a assistência para o 0-1, com um passe longo do meio-campo para a entrada da área adversária; e Luís Rocha ;
André André e Leonel Olímpio não participaram muito na construção de jogo, pois a equipa optou por aplicar um futebol mais direto; e Tiago Rodrigues foi uma autêntica placa giratória, nas costas do ponta-de-lança;
Ricardo forte nos duelos individuais, inaugurou o marcador com um remate de pé esquerdo e apontou o 0-2 com um belo cabeceamento; Barrientos esteve apagado; e Baldé foi a referência do ataque, muito solicitado na disputa das primeiras bolas;
Crivellaro cobrou o livre que originou o segundo golo dos vimaranenses; e João Ribeiro e Machís trouxeram consistência ao sector ofensivo.

2 comentários:

  1. Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources back to your

    weblog? My blog site is in the very same area of interest

    as yours and my visitors would truly benefit from a
    lot of the information you provide here. Please let me know if
    this ok with you.

    Appreciate it!
    my web site > cyprusexplorer.com

    ResponderEliminar
  2. I'm very happy to read this. This is the type of manual that needs to be given and not the

    accidental misinformation that is at the other blogs. Appreciate your sharing this greatest doc.

    my homepage http://laatsaab.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...