sábado, 30 de março de 2013

Liga ZON Sagres | Benfica 6-1 Rio Ave

zerozero.pt
Esta noite, no Estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica goleou o Rio Ave por 6-1, num jogo a contar para a 24ª jornada da Liga ZON Sagres. Melgarejo, Matic, Lima (3) e Enzo Pérez marcaram para os encarnados, e Hassan para os vila-condenses.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Benfica


Os encarnados procuram manter a vantagem de quatro pontos sobre o FC Porto, na liderança do campeonato.
Cardozo, Melgarejo, Enzo Pérez e Maxi Pereira estiveram em dúvida até à hora do jogo.


Rio Ave


Os vila-condenses nunca venceram no Estádio da Luz, e a última vez que empataram foi em 2005/06 (2-2). Curiosamente, nessa época desceram de divisão.
O Rio Ave (8º na Liga ZON Sagres, 30 pontos), até há data, conquistou fora mais dez pontos do que aqueles que conseguiu conquistar em casa. Ainda assim, não triunfa no campeonato há cinco jogos.
Pateiro, Jefferson e André Dias estão lesionados.


Cronómetro:

7’ Salvio atirou para fora.

Rio Ave dispôs-se geometricamente em campo num 5x4x1, um sistema pouco utilizado em Portugal. A ideia principal desta disposição é garantir a superioridade numérica, até porque o Benfica joga com dois avançados.

11’ Gaitán cruzou rasteiro pela esquerda para o primeiro poste, onde apareceu Melgarejo para inaugurar o marcador com um bom remate.


14’ Ukra, de livre direto, acertou na trave.

15’ Na resposta a um canto cobrado por Gaitán pela esquerda, Matic saltou mais alto que toda a gente e cabeceou para o fundo das redes.


26’ Artur negou o golo a Bebé.

42’ Num bom lance coletivo, Enzo Pérez cruzou pela direita para o coração da área, onde Lima completamente à vontade fez o 3-0.


Ao intervalo, Nuno Espírito Santo trocou Nivaldo por Braga.

Salvio foi substituído por Ola John.

O Rio Ave mudou a sua táctica para 4x2x3x1, tendo abdicado de um central, e entrando Braga para a posição “10”.

49’ Lima marcou um grande golo, à entrada da área.


51’ Na sequência de um cruzamento de Tarantini, a bola bateu na cabeça de Hassan e entrou na baliza de Artur.


60’ Wires foi expulso por acumulação de cartões amarelos, após falta sobre Enzo Pérez.

64’ Rodríguez cedeu o seu lugar a Diego Lopes.

72’ Bebé conduziu sozinho uma transição rápida, passou por vários adversários, mas depois não conseguiu bater Artur.

72’ Edimar também foi expulso por acumulação de amarelos.

76’ Gaitán foi rendido por Cardozo.

76’ André Costa substituiu Bebé.

76’ Lima completou o hat-trick, após passe de calcanhar de Melgarejo.


82’ Ola John tirou dois adversários do caminho, rematou ao poste, e na recarga, Enzo Pérez driblou Lionn e fez o 6-1.


83’ Jorge Jesus trocou Lima por Aimar.

90’ Melgarejo foi expulso, também por acumulação.

90+2’ Rodrigo obrigou Oblak a defesa complicada.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo encarnado.


Análise:

O Rio Ave apresentou-se na Luz num 5x4x1. Teoricamente, a ideia foi boa, pois garantiria superioridade numérica face aos atacantes benfiquistas. O problema foi que o sistema não estava o suficientemente trabalhado, houve muita descoordenação no eixo defensivo, e entre os laterais e extremos, o que levou a várias situações em que ninguém sabia quem atacar a bola. Na batalha do meio-campo, no 2 vs. 2 entre as duplas Tarantini/Wires e Enzo Pérez/Matic, os encarnados revelaram-se mais fortes e ganharam a maior parte dos lances.
Com alguma tranquilidade e tremenda eficácia, ao intervalo o Benfica já vencia por 3-0.
Para o segundo tempo, Nuno Espírito Santo abdicou de um dos centrais (Nivaldo) para lançar em campo um organizador (Braga), mas o vencedor já estava encontrado. Ao 4-0 apontado por Lima (o segundo de três golos do brasileiro), seguiu-se o golo de honra dos vila-condenses. Mas até final, fruto também de duas expulsões por acumulação de amarelos dos nortenhos (Wires e Edimar), os líderes do campeonato marcaram por mais duas ocasiões.
Perto do fim do encontro, Melgarejo também viu o cartão vermelho por acumulação.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Benfica
Artur apenas foi traído pelo toque inesperado de Hassan no golo vila-condense, numa partida em que revelou toda a sua classe por diversas ocasiões;
Maxi Pereira sentiu algumas dificuldades com Bebé pela frente, mas acabou por ter feito um jogo muito regular; Luisão e Garay apontaram uma exibição serena e tranquila; e Melgarejo inaugurou o marcador, serviu Lima de calcanhar, no 5-1, e foi expulso no final do encontro, por acumulação de amarelos;
Matic apontou o segundo golo dos encarnados com um bom cabeceamento; Enzo Pérez, muito intenso, viu o 1-0 nascer numa recuperação de bola sua, fez o cruzamento para o 3-0 e marcou o sexto tento das águias; Salvio foi rendido ao intervalo após ter sofrido uma falta dura na primeira parte, que o deixou em mau estado; e Gaitán foi o “carteiro” de serviço, tendo feito duas assistências;
Rodrigo procurou sempre adicionar o seu nome à lista de marcadores, mas sem sucesso; e Lima apontou um hat-trick;
Ola John iniciou o lance do sexto golo com dois dribles vistosos e um remate ao poste; Cardozo participou de forma ativa na jogada do 5-1; e Aimar teve direito a alguns minutos.


Quanto aos jogadores do Rio Ave
Oblak teve uma noite ingrata frente ao clube pelo qual tem contrato, já que sofreu seis golos e não conseguiu fazer uma única defesa complicada;
Marcelo deixou-se antecipar por Matic no segundo golo dos encarnados, e não marcou convenientemente Lima no terceiro; Rodríguez foi substituído de forma forçada, já que tinha problemas físicos; e Nivaldo sem estar a ser pior que os seus companheiros do eixo defensivo, foi o sacrificado ao intervalo;
Lionn tomou uma série de más decisões em jogadas de contra-ataque que permitiram a recuperação posicional dos adversários; Tarantini fez o cruzamento para o golo vila-condense e recuou para central após a saída de Rodríguez; Wires não teve “pedalada” para acompanhar o meio-campo benfiquista, e foi expulso à passagem da hora de jogo, por acumulação de amarelos; e Edimar deu profundidade ao seu flanco e apoio a Bebé nas manobras ofensivas, no entanto, também viu o cartão vermelho, também por acumulação;
Ukra viu o 1-0 nascer numa perda de bola sua, mas três minutos depois, esteve perto de marcar ao acertar na trave na cobrança de um livre direto; Bebé fez vários movimentos interiores nos quais não teve medo de usar a sua capacidade de drible para enfrentar os defesas; e Hassan conseguiu faturar, ainda que involuntariamente;
Braga posicionou-se como “10”; Diego Lopes colocou-se no meio-campo, sem grande sucesso; e André Costa posicionou-se no lado esquerdo da defesa, depois da expulsão de Edimar, seu antecessor na partida.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

zerozero.pt

2 comentários:

  1. Bom do jogo do Benfica o rio ave nada podia fazer. CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  2. Já adicionei seu link ao meu blog, valeu pela parceria!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...