sábado, 2 de março de 2013

Liga BBVA | Real Madrid 2-1 Barcelona

uefa.com
Esta tarde, no Estádio Santiago Bernabéu, o Real Madrid derrotou o Barcelona por 2-1, num jogo a contar para a 26ª jornada da Liga BBVA. Benzema e Sergio Ramos marcaram para os merengues, e Messi para os catalães.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Real Madrid


Os merengues vão tentar repetir o que conseguiram fazer na Supertaça e nas meias-finais da Copa del Rey: levar a melhor sobre o Barcelona.
O Real Madrid está numa série de três triunfos consecutivos na Liga BBVA, ainda não perdeu em sua casa, mas está em 3º lugar, e a dezasseis pontos dos catalães.
Xabi Alonso e Marcelo foram poupados.


Barcelona


Os blaugrana ocupam tranquilamente a liderança da Liga BBVA, com doze pontos de vantagem sobre o Atlético e dezasseis sobre o Real, mas parecem atravessar um período menos bom da temporada. Apenas venceram um dos últimos três jogos disputados fora de casa, foram derrotados pelo AC Milan (0-2) na primeira mão dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões, e foram eliminados pelo conjunto orientado por José Mourinho na Copa del Rey.
Xavi está lesionado.


Cronómetro:

6’ Sergio Ramos recuperou a bola a meio-campo, e serviu Morata que conseguiu ganhar espaço a Daniel Alves e cruzar para o segundo poste, onde Benzema inaugurou o marcador.

Mesmo com várias unidades habitualmente não titulares, o Real conseguiu superiorizar-se e inaugurou o marcador nos minutos iniciais.

18’ Daniel Alves desmarcou Messi, que aproveitou o espaço concedido por Sergio Ramos e atirou para o fundo das redes.

O jogo estava a ser disputado com menor intensidade que em anteriores ocasiões, fruto de ser pouco decisivo.

39’ Na resposta a um cruzamento de Modric pela direita, Morata cabeceou à malha lateral.

Intervalo.

57’ José Mourinho trocou Benzema e Kaká por Khedira e Cristiano Ronaldo.

65’ Cristiano Ronaldo, de livre direto, testou os reflexos de Victor Valdés.

67’ Alexis Sánchez rendeu David Villa.

69’ Fábio Coentrão foi substituído por Arbeloa.

69’ Cristiano Ronaldo foi progredindo em direção à baliza adversária, mas depois acertou na malha lateral.

76’ Victor Valdés negou o golo a Morata.

77’ Pedro foi rendido por Adriano.

82’ Na sequência de um canto cobrado por Modric, Sergio Ramos elevou-se mais alto que toda a gente, sobretudo a Piqué, e cabeceou para o 2-1.

85’ Thiago cedeu o seu lugar a Tello.

88’ Ronaldo, de livre direto, acertou no ferro. Na recarga, Pepe chutou para fora.

90+2’ Valdés opôs-se mais uma vez a um livre de CR7.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória dos merengues.

Victor Valdés foi expulso por acumulação de amarelos, já depois do apito final.


Análise:

Num clássico que contava para pouco, o Real Madrid apresentou unidades que são poucas vezes titulares, como Essien, Modric, Callejón, Kaká ou Morata, o que aparentemente, lhe poderia retirar competitividade e fazer prever algum ascendente blaugrana. Mas a verdade é que os homens da capital espanhola entraram bem no encontro, e conseguiram inaugurar o marcador ainda na fase inicial, por intermédio de Benzema.
A resposta dos catalães demorou cerca de doze minutos, num lance em que Sergio Ramos deu muito espaço a Messi, e o astro argentino aproveitou para repor a igualdade.
Ainda assim, apesar de dois golos de alguma forma madrugadores, assistiu-se a uma primeira parte sem a intensidade de outros clássicos, com uma toada sempre equilibrada.
No segundo tempo, o jogo melhorou sobretudo com a entrada de Cristiano Ronaldo, que trouxe outro poder de desequilíbrio, mas também de Khedira, que acrescentou intensidade ao meio-campo, e foram os merengues quem conseguiram chegar ao 2-1, através de um cabeceamento de Sergio Ramos, na resposta a um canto cobrado por Modric.
Até final, as principais notas de destaque foram um remate ao ferro, por CR7, e uma polémica decisão da equipa de arbitragem, que não assinalou uma grande penalidade favorável ao Barça no último minuto.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Real Madrid
Diego López praticamente nem fez uma defesa complicada;
Essien ainda que sem grande pendor ofensivo, não permitiu que David Villa conseguisse fazer as suas diagonais; Varane esteve muito seguro; Sergio Ramos viu o golo inaugural nascer numa recuperação de bola da sua parte e apontou o segundo tento da sua formação, no entanto, foi demasiado “soft” na marcação a Messi, no 1-1; e Fábio Coentrão foi regular;
Pepe, habitualmente central, posicionou-se a meio-campo, zona em que foi importantíssimo para a recuperação do esférico; Modric cobrou o canto que originou o 2-1 e esteve certeiro nos passes, mas muito afastado da baliza adversária; e Kaká apareceu pouco;
Callejón esteve apagado; Morata fez o cruzamento para o 1-0 após bom trabalho individual; e Benzema inaugurou o marcador;
Khedira deu maior intensidade ao miolo; Cristiano Ronaldo agitou com o jogo, e esteve perto de marcar por várias ocasiões, especialmente na cobrança de livres; e Arbeloa colocou-se no lado esquerdo da defesa, posição que raramente faz.


Quanto aos jogadores do Barcelona
Victor Valdés teve como principal momento uma grande intervenção a resposta a um livre direto de Ronaldo, já na segunda parte, numa bela exibição, ainda que tenha sido expulso já depois do encontro ter terminado, por ter sido advertido duplamente, devido a protestos;
Daniel Alves foi ultrapassado por Morata, no golo inaugural, mas redimiu-se ao fazer a assistência para o 1-1; Piqué não conseguiu marcar eficazmente Sergio Ramos no 2-1; Mascherano não conseguiu intercetar o cruzamento que deu o 1-0; e Jordi Alba nunca teve em Callejón grande dor de cabeça;
Busquets foi importante na construção de jogo e no equilíbrio da equipa; e Thiago e Iniesta assinaram exibições discretas;
Pedro e David Villa não estiveram em grande evidência; e Messi aproveitou o espaço concedido por Sergio Ramos para fazer o primeiro tento dos blaugrana;
Alexis Sánchez, Adriano e Tello pouco ou nada acrescentaram.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga BBVA:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...