quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jogo de Preparação | Portugal 2-3 Equador


Esta tarde, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, o Equador derrotou Portugal por 3-2, num jogo de preparação entre seleções. Valencia, João Pereira na própria baliza e Caicedo marcaram para os equatorianos, e Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga para os portugueses.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Portugal



A seleção das quinas está em 7º no Ranking FIFA.
Portugal está em 3º no Grupo F de qualificação europeia, atrás de Rússia e Israel, e à frente de Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.
André Gomes (Benfica) estreou-se entre os convocados de Paulo Bento.


Equador



Os equatorianos, que já participaram em dois Mundiais (2002 e 2006), estão em 12º no Ranking FIFA.
Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, ocupam o 2º lugar na zona sul-americana, apenas atrás da Argentina.
Felipe Caicedo, ex-Sporting, integra a convocatória de Reinaldo Rueda.


Cronómetro:

1’ Banguera negou consecutivamente golos a Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.

2’ Na resposta a um cruzamento de Montero, Valencia cabeceou para o fundo das redes.


7’ O guarda-redes equatoriano impediu com uma intervenção valiosa a possibilidade de Miguel Veloso marcar de canto direto.

19’ Caicedo conseguiu arranjar espaço na área portuguesa, e rematou para defesa de Eduardo.

Depois de um bom início de jogo, o ritmo foi arrefecendo.

23’ Cristiano Ronaldo recebeu a bola de Fábio Coentrão, picou a bola sobre Valencia, e atirou forte para o fundo das redes.


A formação do Equador tinha como curiosidade atacar apenas com quatro homens, os dois avançados e os dois alas/extremos.

Intervalo.

49’ João Moutinho combinou com Nani e depois serviu Fábio Coentrão, mas este não conseguiu bater Banguera.

Os equatorianos estavam a quebrar fisicamente, fruto da esmagadora maioria dos jogadores estarem ainda no início de época.

60’ Nani passou por Paredes e cruzou para o segundo poste onde Hélder Postiga desviou para o 2-1.


61’ Pedro Quiñonez e Saritama renderam Noboa e Montero.

62’ Na tentativa de atraso de João Pereira, este descoordenou-se com Eduardo e acabou por marcar na própria baliza.


62’ Paulo Bento trocou Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga por Varela e Éder.

70’ Na sequência de um cruzamento de Valencia, Benítez amorteceu para Caicedo que atirou forte para o fundo das redes.


72’ Miguel Veloso e Nani foram substituídos por Custódio e Danny.

77’ Castillo cedeu o seu lugar a Henry León.

80’ Ruben Amorim e Raul Meireles foram rendidos por João Pereira e Nélson Oliveira.

Benítez cabeceou ao lado.

Portugal perdeu organização e fluidez de jogo com as substituições.

85’ Eduardo Morantes entrou para o lugar de Valencia.

89’ Na resposta a um livre cobrado por João Moutinho, Custódio cabeceou à trave.

90+4’ Benítez isolou-se, passou por Eduardo, mas depois não conseguiu acertar com a baliza.


Análise:

Portugal prometeu com o seu início de jogo, tendo duas ocasiões consecutivas para marcar nos primeiros 45 segundos, no entanto, praticamente na resposta, o Equador marcou, por Valencia, num lance em que houve falta de atenção da defesa portuguesa (Eduardo incluído).
A equipa das quinas reagiu, com um ritmo forte, e mesmo quando este foi arrefecendo, não deixou de ser a equipa mais perigosa e conseguiu empatar a meio da primeira parte, e a prometer mais para a segunda.
E de facto, a formação orientada por Paulo Bento até conseguiu chegar à vantagem, por intermédio de Hélder Postiga, só que na resposta, João Pereira ao atrasar a bola para Eduardo, acabou por marcar na própria baliza, e assim foi restabelecida nova igualdade.
Já com algumas substituições realizadas e consequente perca de organização e fluidez de jogo, a seleção lusa voltou a sofrer novo golo, desta vez apontado pelo ex-sportinguista Felipe Caicedo.
Até final, foram sempre os equatorianos que estiveram mais próximos do 2-4, do que propriamente Portugal do 3-3.


Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal
Eduardo (Istambul BB) ficou mal na fotografia, com uma saída em salto no lance do 0-1, e na descoordenação com João Pereira no 2-2;
João Pereira (Valência) esteve infeliz ao ter marcar… na própria baliza; Bruno Alves (Zenit) apesar dos três golos sofridos e de ainda estar em pré-época, não esteve mal; Neto (Zenit) entrou nervoso, naquela que foi a sua primeira internacionalização, foi-se recompondo aos poucos com o passar do tempo, mas não deixou de perder vários lances por não se conseguir antecipar aos seus oponentes; e Fábio Coentrão (Real Madrid) fez, de calcanhar, a assistência para o golo do empate, depois de se ter deixado antecipar por Valencia no 0-1;
Miguel Veloso (Dínamo Kiev) esteve muito abaixo do seu nível; João Moutinho (FC Porto) esteve rotativo, como já é hábito, e terminou o encontro praticamente como lateral-direito; e Raul Meireles (Fenerbahçe) não deu grande dinâmica, sobretudo no segundo tempo;
Nani (Manchester United) estava pouco inspirado até ao momento em que conseguiu construir o lance do 2-1; Cristiano Ronaldo (Real Madrid) apontou o 1-1 após um delicioso gesto técnico; e Hélder Postiga (Saragoça) apontou o segundo tento luso;
Varela (FC Porto) mostrou-se inconformado; Éder (Sp. Braga) teve poucas oportunidades para marcar; Custódio (Sp. Braga) foi assobiado pelos adeptos vimaranenses, devido ao seu passado clubisticas, mas esteve perto de marcar já ao cair do pano, tendo acertado na trave; Danny (Zenit) regressou à seleção após ausência superior a um ano, devido à lesão grave que o retirou do ativo; Ruben Amorim (Sp. Braga) refrescou o miolo; e Nélson Oliveira (Deportivo) foi mais um acréscimo para o ataque.


Quanto aos jogadores do Equador
Máximo Banguera (Barcelona SC) deu nas vistas por usar um chapéu (mesmo sendo de noite), mas também por várias intervenções de elevado grau de dificuldade;
Juan Paredes (Barcelona SC) é recatado no que concerne a subir pelo seu flanco, até porque é tecnicamente pouco evoluído, embora seja forte fisicamente, ainda assim, facilmente ultrapassável pelos atacantes portugueses; Gabriel Achilier (Emelec) é conhecido como “El Toro”, devido à forma impetuosa com que aborda os lances; Frickson Erazo (Barcelona SC), muito elegante, manteve-se seguro ao longo dos 90 minutos; e Oscar Bagüí (Emelec) chegou atraso à antecipação a Hélder Postiga, no 2-1;
Castillo (Puebla) é um médio possante e agressivo; Christian Noboa (Dínamo Moscovo) é um médio empreendedor; Valencia (Manchester United) inaugurou o marcador com um belo cabeceamento e participou na jogada do 2-3, e apesar da sua qualidade, ressentiu-se do pouco pendor ofensivo do lateral do seu lado, Juan Paredes; e Jefferson Montero (Morelia) fez o cruzamento para o 0-1;
Caicedo (Lokomotiv) foi a referência do ataque, poderoso fisicamente e forte no jogo aéreo, foi o alvo de todas as primeiras bolas, e apontou o 2-3; e Benítez (América) mostrou-se um avançado móvel e fez o amortecimento para o remate de Caicedo, no terceiro golo dos equatorianos;
Pedro Quiñonez (Emelec) e Henry León (Independiente JT) posicionaram-se no miolo; Saritama (LDU Quito) e Renato Ibarra (Vitesse) colocaram-se nas alas, esquerda e direita respetivamente; e Eduardo Morantes (LDU Quito) reforçou o eixo defensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...