quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CAN 2013 | Mali 1-4 Nigéria


Esta tarde, no Estádio Moses Mabhida, em Durban, a Nigéria derrotou o Mali por 4-1, e assim apurou-se para a final da CAN 2013. Elderson, Brown, Emenike e Musa marcaram para os nigerianos, e Cheick Diarra para os malianos.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Mali



“As Águias” chegaram à semifinal desta prova após ter ficado em 2º lugar no Grupo B, atrás do Gana e à frente da República Democrática do Congo e Níger, e de eliminar a África do Sul (1-1, 3-1 nas grandes penalidades) nos quartos-de-final.
Seydou Keita (2) e Mamadou Samassa marcaram os golos do Mali na CAN 2013.
Os malianos nunca conseguiram vencer a Nigéria.


Nigéria



Os nigerianos chegaram a esta fase da CAN 2013 após terem terminado o Grupo C no 2º lugar, atrás da Burquina Faso, e à frente da Zâmbia e Etiópia. Nos quartos-de-final, afastaram a Costa do Marfim (2-1).
Emmanuel Emenike (3), Victor Moses (2) e Sunday Mba apontaram os tentos da Nigéria nesta competição.



Cronómetro:

12’ Na sequência de um canto cobrado por Mahamane Traoré, Seydou Keita cabeceou ao lado.

13’ Sissoko, ainda de longe, atirou forte, mas para fora.

Mali de ataque no primeiro quarto de hora.
Os malianos estavam a conseguir jogar no meio-campo adversário e a fazer uso do seu jogo aéreo nos lances de bola parada.

15’ Brown rematou para defesa de Samassa.

22’ Obi Mikel, do meio da rua, chutou com perigo, mas ao lado.

25’ Moses trabalhou bem sobre Tamboura e cruzou para o segundo poste onde apareceu Elderson, que de cabeça, inaugurou o marcador.


30’ Num bom lance ofensivo dos nigerianos, Moses descobriu Emenike na direita e este cruzou rasteiro para o primeiro poste onde Brown se antecipou a Wagué e fez o 0-2.


44’ Na cobrança de um livre indireto, Obi Mikel deu um pequeno toque para Emenike que viu o seu remate ser desviado por Sissoko e entrar na baliza dos malianos.


As “águias” tardavam em acalmar e pareciam já conformadas com o resultado.

Ao intervalo, Cheick Diarra rendeu Maïga.

53’ Moses foi substituído por Musa.

55’ Na resposta a um cruzamento de Sissoko, Wagué cabeceou para fora.

56’ Diabaté entrou para o lugar de Sissoko.

60’ Musa recebeu um passe em profundidade de Obi Mikel, isolou-se e na cara do guarda-redes contrário, fez o 0-4.


Mali desapareceu por completo do encontro, ao passo que a Nigéria dominava e ía à procura de mais.

67’ Patrice Carteron trocou Mahamane Traoré por Samba Sow.

69’ Samba Sow viu o cartão amarelo, e já sabe que estará de fora do próximo jogo.

72’ Brown foi rendido por Ejike.

Enyeama negou o golo a Samassa.

75’ Diabaté serviu Cheick Diarra, que reduziu a desvantagem.


81’ Yobo rendeu Ambrose.

87’ Emenike atirou forte, mas ao lado.

89’ Enyeama voltou a mostrar-se, opondo-se a um remate de Diabaté.

90+2’ Diabaté encontrou espaço e serviu Cheick Diarra, que depois acertou na malha superior.

90+3’ Cheick Diarra viu o seu remate desviado por Oboabona e passar junto ao poste da baliza nigeriana.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo das “Super Águias”.


Análise:

A Nigéria era favorita, mas o Mali entrou atrevido, não assumindo o jogo mas mostrando que quer discutir o resultado, e criou as primeiras ocasiões de golo.
No entanto, quando essa fase terminou e a poeira assentou, os comandados por Stephen Keshi foram assumindo o controlo da partida, e após um lance de grande inspiração individual de Victor Moses, colocaram-se em vantagem por intermédio do bracarense Elderson.
A partir daí, os malianos desorientaram-se, apresentaram algum conformismo com o resultado, e até final da primeira parte, sofreram mais dois golos, apontados por Brown e Emenike (a meias com Sissoko).
Para o segundo tempo, a toada do encontro não mudou e por volta da hora de jogo a Nigéria chegou ao 4-0. Até final, houve oportunidades para ambas as seleções marcarem e alterarem o resultado, e aí o Mali reduziu a desvantagem.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Mali
Samassa (Guingamp) não teve culpa nos golos sofridos num jogo ingrato para si;
Fousseni Diawara (AC Ajaccio), apesar da goleada, nenhum dos tentos dos adversários nasceu pelo seu lado; Wagué (Caen) não se conseguiu antecipar a Brown, no lance do segundo golo dos nigerianos; N’Diaye (Vit. Guimarães) viveu uma tarde complicada, ainda que não tenha comprometido diretamente para o resultado; e Tamboura (Randers) é um lateral muito ofensivo mas que ficou completamente com as voltas trocadas pelo drible de Moses, na origem do 0-1;
Sissoko (Paris SG) foi infeliz ao desviar para a própria baliza a bola que deu o 0-3; Kalilou Traoré (Sochaux) esteve discreto e foi pouco combativo; e Seydou Keita (Dalian Aerbin) foi anulado pela marcação apertada de Obi Mikel;
Mahamane Traoré (Nice) esteve apagado; Maïga (West Ham) é um esquerdino, que no lado direito procurou muitas vezes zonas interiores; e Samassa (Chievo) é muito forte no jogo aéreo e tem capacidade para atuar de costas para a baliza;
Cheick Diarra (Rennes) refrescou a ala direita e reduziu a desvantagem para 1-4; Diabaté (Bordéus) acrescentou presença física na área adversária e fez uso do seu corpo para segurar a bola e fazer a assistência para o golo maliano; e Samba Sow (Lens) viu um cartão amarelo que lhe nega a possibilidade de participar no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar.


Quanto aos jogadores da Nigéria
Enyeama (Maccabi Telavive) teve uma tarde de pouco trabalho, fez uma defesa complicada e não teve culpa no golo sofrido;
Ambrose (Celtic) foi um lateral consistente, ainda que sem grande pendor ofensivo; Omeruo (ADO Den Haag) terminou o jogo como lateral-direito, após a entrada de Yobo, e exibiu-se sempre a bom nível; Oboabona (Sunshine Stars) esteve irrepreensível; e Elderson (Sp. Braga) esteve bem, quer defensiva como ofensivamente, e apareceu na área adversária para inaugurar o marcador com um belo cabeceamento;
Onazi (Lazio) e Mba (Warri Wolves) são dois médios muito trabalhadores, e com capacidade para construir jogo; e Obi Mikel (Chelsea), mais recuado que em encontros anteriores, foi o polícia de Seydou Keita, deu um pequeno toque para o remate de Emenike, no 0-3, e fez um grande passe para o 0-4;
Moses (Chelsea) fez um grande trabalho individual em que inventou espaço para cruzar para o 0-1, e ainda esteve na origem do segundo golo, no entanto, saiu lesionado no começo da segunda parte; Brown (Dínamo Kiev) apontou o 0-2; e Emenike (Spartak Moscovo) marcou e deu a marcar;
Musa (CSKA Moscovo), muito veloz, gosta de progredir com a bola através de movimentos verticais, e apenas precisou de sete minutos em campo para faturar; Ejike (Rennes) refrescou a posição de extremo-esquerdo; e Yobo (Fenerbahçe) atuou alguns minutos no eixo defensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...