quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Luka Modric: Um peixe fora de água


Desde que o interesse do Real Madrid em Luka Modric se intensificou, no último verão, que me perguntava constantemente o que ele poderia acrescentar aos “merengues”.


Trata-se de um grande jogador, com imensos recursos técnicos, uma eficácia muito elevada no que toca a passe e drible, no entanto, no Tottenham via-o numa linha intermédia no meio-campo, entre o médio mais recuado, Scott Parker, e o “10”, Van der Vaart, tendo como principais funções trabalhar para a recuperação de bola mas, após essa etapa, conseguir mantê-la, deixá-la jogável para os companheiros e desenhar ataques.

Era um “8” com muitas características de “10”, uma espécie de organizador de jogo a 50 metros da baliza, com as tais preocupações em manter a posse de bola e em concluir de forma eficaz a recuperação de bola e início dos ataques, aproximando-se de forma frequente da área contrária, mas nos spurs mais como muleta de Van der Vaart do que propriamente como homem do último passe ou até rematador. As suas funções eram ilimitadas, mas o que é certo é que as foi cumprindo sempre bem, deixando a equipa equilibrada e focando para si as luzes da ribalta, o que fazia adivinhar uma transferência para um clube mais ambicioso.

Modric no Tottenham: Tem um médio-ofensivo pelo meio a fazer a ponte entre si e o ponta-de-lança

Quando começou a ser revelado o interesse do Real, cedo perguntei o que poderia trazer aos merengues, mas sobretudo de que forma poderia mostrar em Madrid as suas melhores capacidades.
Primeiro, porque se falava nele como uma alternativa a Mesut Özil para a posição de apoio ao ponta-de-lança, precavendo uma saída de Kaká que não chegou a acontecer. Não me pareceu boa ideia!
Sempre vi o croata como alguém que pega na bola a 50 metros da baliza adversária, não a 20 ou 30 e logo com responsabilidades diretas no último passe, finalização e permutas com os extremos, entre outras funções.

Talvez seja demasiado assertivo para uma posição que exige ousadia e em que muitas vezes os seus intérpretes são intermitentes (Özil é um caso), além de não ser aí que poderá mostrar-se ao melhor nível. Seria mais atrás, até porque a "10" expõe uma das suas principais fragilidades: não é um rematador por excelência, um marcador de golos, algo que também se exige a quem ali joga.

Em Londres, andou sempre na média dos 3/4 golos por época, praticamente metade do registo do próprio Özil ou até de Kaká numa época em que não tenha dificuldades físicas. Para já, o “novo Cruijff”, como alguns lhe chamam, marcou um único golo no emblema da capital espanhola, e não existe melhor exemplo do que estou a falar que este falhanço diante do Valência, na passada terça-feira:


Como este vídeo, existem outros. Mas o seu desempenho abaixo da média como “10” no Real não se ficam apenas por aspetos técnicos e por uma estatística que não o favorece em termos de golos e assistências. Taticamente gosta de se sentir na sua zona de conforto, e por isso, é normal pegar no jogo a partir de uma posição bem recuada, perto do duplo pivot defensivo (geralmente constituído por Xabi Alonso e Khedira), criando um fosso enorme entre ele e o ponta-de-lança no centro do terreno.

Modric no Real Madrid: Joga como médio-ofensivo, vem pegar no jogo bastante atrás, e há um fosso enorme entre si e o ponta-de-lança

Seria a solução para um melhor rendimento colocá-lo num dois lugares à frente da defesa, ao lado de um médio mais posicional como Xabi Alonso? De facto poderia, e até poderia ser o sector em que este futebolista balcânico pudesse encaixar melhor, se não estivéssemos a falar do modelo de jogo do Real, em que estes centro-campistas se libertam muito pouco, até porque nas transições defensivas, os homens do ataque não defendem e é preciso compensar.

Sem a liberdade que tinha no Tottenham numa linha intermédia no miolo e a capacidade para desempenhar uma posição para a qual não tem rotinas e várias características fundamentais, Luka Modric, eleito o pior reforço do ano em Espanha, mas com uma qualidade técnica indesmentível, é em Madrid um verdadeiro peixe fora de água.




2 comentários:

  1. Luka Modric é um jogador excepcional

    ResponderEliminar
  2. Muito grato amigo e irmão, por ter postado um comentário nas paginas do DIVULGADOR.
    Desde hoje estou seguindo o teu blog, e feliz porque vc faz um trabalho de mostrar algo bom para as pessoas que é a parte de entretenimento, juntamente com informações importantes para as pessoas.
    Felicidades e fica na paz do Senhor.

    DIVULGADOR

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...