domingo, 27 de janeiro de 2013

Liga ZON Sagres | Sporting 1-1 Vit. Guimarães


Esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Sporting e Vit. Guimarães empataram 1-1, num jogo a contar para a 16ª jornada da Liga ZON Sagres. Xandão, na própria baliza, deu vantagem aos vimaranenses, mas Wolfswinkel restabeleceu a igualdade.


Eis a constituição das equipas:


Sporting



O Sporting entrou para esta jornada em 8º lugar, a três pontos do Rio Ave, que ocupa o último lugar europeu. Os leões estão numa série de duas vitórias consecutivas a contar para o campeonato.
Schaars e Rojo estão lesionados.


Vitória de Guimarães



Os vimaranenses entraram para a 16ª jornada em 6º lugar, com 20 pontos, mais dois que o seu adversário desta tarde.
Leonel Olímpio, Kanu, Hernâni, João Amorim e Dinis (lesionados) e N’Diaye, Soudani e El Adoua (na CAN 2013) são os ausentes.



Cronómetro:

Inicio de jogo com um ritmo bastante alto.

19’ Carrillo passou por Freire em velocidade, e atirou forte à trave.

Sporting forte nos primeiros vinte minutos, conseguindo chegar à área adversária com frequência, faltando apenas a finalização.

44’ Ricardo apareceu nas costas de Joãozinho, a passe de Barrientos, e rematou para defesa de Rui Patrício.

Ao intervalo, Pedro Mendes rendeu o lesionado Boulahrouz.

46’ Marco Matias obrigou Rui Patrício a aplicar-se.

53’ Na sequência de um cruzamento de Marco Matias pela esquerda, Xandão desviou a bola para a sua própria baliza.


55’ Miguel Lopes cruzou tenso para o interior da área, onde Wolfswinkel fugiu à marcação dos adversários e de calcanhar empatou o encontro.


65’ Labyad foi substituído por Viola.

72’ Rui Vitória trocou Barrientos por Josué.

75’ Jeffrén entrou para o lugar de Adrien.

77’ Marco Matias foi rendido por Rafael Crivellaro.

90+2’ Tiago Rodrigues substituiu Luís Rocha.

90+3’ Na resposta a um cruzamento de Miguel Lopes, Wolfswinkel cabeceou por cima.


Análise:

O jogo começou com um ritmo alto imposto por ambas as equipas, com o auxílio do árbitro (Carlos Xistra) que teve sempre um critério largo e foi deixando jogar.
O Sporting foi a equipa que se superiorizou na primeira parte, atacando muito, cruzando com frequência, trocando a bola com intensidade, mas o problema estava em finalizar.
O segundo tempo já foi mais equilibrado, e foram os vimaranenses a inaugurar o marcador, através de um auto-golo de Xandão, numa tentativa de desviar um cruzamento de Marco Matias. Ainda assim, a equipa leonina apenas precisou de dois minutos para restabelecer a igualdade, por Wolfswinkel, de calcanhar.
Até final, e apesar da toada atacante do conjunto orientado por Jesualdo Ferreira, que colocou em campo unidades de cariz defensivo e viu os minhotos fazerem substituições com pendor defensivo, o empate manteve-se.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sporting
Rui Patrício esteve bem, tanto entre os postes como nas saídas a cruzamentos;
Miguel Lopes fez o cruzamento para o 1-1; Boulahrouz saiu lesionado, ao intervalo; Xandão foi infeliz ao ter marcado na própria baliza; e Joãozinho fez vários cruzamentos venenosos;
Rinaudo esteve agressivo e empreendedor como é habitual; Adrien não esteve mal, mas não foi tão eficiente a fazer a ligação entre sectores; e Labyad esteve pouco inspirado;
Capel esteve muito ativo especialmente na primeira parte, com vários movimentos verticais até à linha de fundo e cruzamentos para o interior da área, mas na segunda abusou das iniciativas individuais; Carrillo entrou bem no jogo, e esteve perto de marcar perto dos 20’, tendo acertado na trave; e Wolfswinkel, com grande classe, faturou de calcanhar;
Pedro Mendes não se conseguiu antecipar a Baldé no golo vimaranense; Viola trouxe velocidade, mas com a bola nos pés pouco conseguiu fazer; e Jeffrén entrou para o meio-campo, desequilibrando-o, já que tem muito pendor ofensivo.


Quanto aos jogadores do Vit. Guimarães
Douglas esteve bem sempre que foi chamado a intervir;
Alex foi obrigado a muito trabalho, especialmente no primeiro tempo, em que apareceram muitos cruzamentos dos leões pelo seu lado, mas correspondeu bem; Paulo Oliveira e Freire, à excepção do golo do Sporting, tomaram sempre boas decisões; e David Addy não conseguiu impedir que Miguel Lopes cruzasse para o interior da área, no lance do 1-1;
Siaka Bamba, centro-campista de cariz mais posicional, ajudou a fechar bem os espaços no miolo; Tiago Rodrigues começou no duplo “pivot” defensivo, onde foi o médio que se soltou mais, e terminou como “10”; e Barrientos esteve discreto;
Ricardo não foi um desequilibrador-nato, mas foi um extremo consistente, ao serviço do colectivo; Marco Matias fez o cruzamento para o 0-1; e Baldé, muito possante, foi importante a atrapalhar a ação dos centrais no lance do golo vimaranense;
Josué reforçou defensivamente o meio-campo; e Rafael Crivellaro e Luís Rocha foram duas unidades lançadas para tapar os caminhos para a sua baliza..


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...