segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Liga ZON Sagres | FC Porto 5-0 Gil Vicente


Esta noite, no Estádio do Dragão, o FC Porto derrotou o Gil Vicente por 5-0, num jogo a contar para a 16ª jornada da Liga ZON Sagres. Danilo, Vítor Vinha na própria baliza, Defour, Varela e Jackson Martínez marcaram os golos.
                                      

Eis a constituição das equipas:


FC Porto



Os dragões venceram todos os encontros que disputaram esta temporada no Estádio do Dragão, onde apenas sofreram um golo. É preciso recordar que ainda ninguém venceu os campeões nacionais esta época, em jogos do campeonato.
James Rodríguez e Kléber estão lesionados. Christian Atsu está na CAN 2013, pelo Gana.


Gil Vicente



O Gil Vicente nunca pontuou no terreno do FC Porto, no entanto, foi a única equipa a bater os dragões nos últimos 75 jogos que estes disputaram na Liga ZON Sagres.
Os gilistas quebraram na última jornada (2-1 ao Estoril) uma série de oito jogos sem conhecer o sabor da vitória, e estão agora em 12º lugar.
Luan e Luciano Amaral, lesionados, assim como Pecks, a representar Cabo Verde na CAN 2013, são os ausentes.



Cronómetro:

4’ Danilo foi penetrando pela defesa contrária, e já no interior da área gilista, e contando com um desvio de Cláudio, rematou para o fundo das redes.


11’ Otamendi ganhou a bola na área adversária a Paulo Jorge, atirou forte e a bola acabou por desviar em Vítor Vinha e entrar na baliza do Gil Vicente.


O FC Porto dominava por completo o encontro, tendo até 82% de posse de bola e dez ataques em apenas 17 minutos.

22’ Na sequência de um livre cobrado pela direita, Jackson Martínez cabeceou ao lado.

Vítor Vinha foi rendido por Valdinho.

Os jogadores do Gil Vicente não esboçavam reação, e os dragões, mesmo com um ritmo mais baixo, continuavam a dominar de forma tranquila e confiante.

40’ Defour picou a bola para Jackson Martínez, mas Adriano negou-lhe o golo.

Ao intervalo, Paulo Alves trocou Paulo Jorge por Brito.

48’ Na cobrança de um livre indireto, Danilo atirou ao lado.

52’ Brito, à entrada da área, chutou às malhas laterais.

54’ Defour tirou Éder do caminho e de pé esquerdo marcou um belo golo.


61’ Cláudio viu o segundo cartão amarelo por falta sobre João Moutinho e consequente vermelho.

63’ João Moutinho, de livre direto, levou o esférico a passar perto do poste.

Defour foi rendido por Izmaylov.

68’ Sandro entrou para o lugar de Hugo Vieira, e no FC Porto, Castro rendeu Fernando.

74’ Castro cruzou para o interior da área, onde Varela cabeceou para o fundo das redes.


80’ João Moutinho recebeu a bola de Danilo, e rematou à meia-volta para defesa de Adriano.

Vítor Pereira lançou Sebá, e retirou Varela.

90’ Sebá, com um passe tenso e em profundidade, serviu Jackson Martínez, que fez o 5-0.


Sem mais ocorrências até final, confirmou o triunfo portista.


Análise:

O FC Porto desde cedo que se colocou em vantagem e começou a caminhar para uma vitória tranquila, com dois golos no primeiro quarto de hora, muitos ataques e uma percentagem de posse de bola na etapa inicial que variou entre os 80% e 85%. O Gil Vicente nem esboçava reação…
No segundo tempo, à imagem do que já se tinha assistido a partir de certa altura no primeiro, o intensidade diminuiu, mas o domínio azul e branco continuou, completando o triunfo com mais dois golos, num jogo sem grande história e em que só uma equipa realmente existiu.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do FC Porto
Helton não foi obrigado a grande trabalho, e até participou na construção de jogo dos azuis e brancos;
Danilo inaugurou o marcador após penetrar pela defesa adversária, logo a abrir o encontro; Mangala tentou adornar por várias ocasiões, mas acabou por estar bem; Otamendi num lance em que mostrou muita determinação, conseguiu ganhar a bola na área gilista, rematá-la contra Vítor Vinha e posteriormente embater no fundo das redes; e Alex Sandro efetuou uma exibição muito positiva, tanto no capítulo defensivo como ofensivo;
Fernando foi muito rigoroso tacticamente, procurando posicionar-se sempre nos sítios correctos, a defender, mas também a atacar, momento do jogo em que mostrou alguma confiança; João Moutinho foi dinâmico, como é habitual; e Lucho sempre com muita serenidade, foi ajudando a desenhar jogadas perigosas;
Defour, maioritariamente colocado no lado esquerdo do ataque, procurou fletir para terrenos interiores e não teve medo em enfrentar os defesas gilistas; Varela foi consistente e apontou um golo de cabeça, mas não criou grandes desequilibrios do ponto de vista individual; e Jackson Martínez teve sempre participações positivas ao longo do encontro, e coroou a boa exibição com um golo ao cair do pano;
Izmaylov, muito ativo, procurou desenhar bonitos lances coletivos; Castro fez um excelente cruzamento para o 4-0; e Sebá teve direito a alguns minutos na equipa principal, e correspondeu com uma assistência.


Quanto aos jogadores do Gil Vicente
Adriano pareceu algo mal batido no 2-0;
Éder ficou com as voltas trocadas por Defour, no lance do 3-0; Halisson foi o mais esclarecido do quarteto defensivo, mantendo sempre a concentração, mas não teve discernimento necessário na parte final para acompanhar convenientemente Jackson Martínez na jogada do 5-0; Cláudio apesar do esforço em tentar o corte, acabou por desviar a bola para a sua própria baliza, no 1-0, e foi expulso por acumulação por volta da hora de jogo; e Vítor Vinha, infeliz, apontou um auto-golo;
Luís Manuel fez um jogo desgastante, mas nem sempre teve o melhor sentido posicional; César Peixoto esteve muito estático a defender, e pouco influente a atacar; e André Cunha não se conseguiu aproximar dos atacantes na manobra ofensiva;
Paulo Jorge não conseguiu ganhar a disputa de bola na sua área com Otamendi, na origem do 2-0; Luís Martins começou como médio-ala, mas mudou-se para lateral a meio da primeira parte, quando era necessário dar maior pendor ofensivo à equipa, e deixou Varela completamente livre de marcação no 4-0; e Hugo Vieira foi um avançado “chatinho”, rápido e pressionante;
Valdinho posicionou-se como extremo-esquerdo e pouco acrescentou; Brito foi dos mais inconformados e até teve perto de marcar; e Sandro preencheu a vaga do expulso Cláudio no eixo da defesa.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

1 comentário:

  1. Vitória sem espinhas do dragão que poderia ter marcado ainda mais. Penalty por assinalar e jogo 100% controlado! Vitória à Porto

    http://dragaocomrazao.blogspot.pt/2013/01/fc-porto-vs-gil-vicente-lideranca-e.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...