terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Copa del Rey | Real Madrid 2-0 Valencia


Esta noite, no Estádio Santiago Bernabéu, o Real Madrid venceu o Valencia por 2-0, num jogo a contar para a 1ª mão dos quartos-de-final da Copa del Rey. Benzema e Guardado na própria baliza, marcaram os golos.


Eis a constituição das equipas:

Real Madrid



Os “merengues” ocupam o 3º lugar na Liga BBVA, a sete pontos do 2º Atlético Madrid e a dezoito do líder Barcelona.
Na Copa del Rey, já eliminaram o Alcoyano e o Celta Vigo.
Sergio Ramos, castigado, e Pepe, lesionado, são os ausentes.


Valencia



Depois de um começo de época irregular, os “che” estão em 8º lugar no campeonato espanhol, a poucos pontos dos lugares europeus, vem de uma série de três vitórias consecutivas.
O Valencia já venceu por oito vezes a Copa del Rey, sendo a última das quais em 2007/08, e esta temporada já deixaram para trás o Llagostera e o Osasuna.
Canales e Albelda estão lesionados.


Cronómetro:

9’ Modric apareceu em zona frontal, e rematou rasteiro e ao lado.

O Real Madrid entrou bem no encontro.

12’ Cristiano Ronaldo, de fora da área, atirou de pé esquerdo para defesa de Guaita.

16’ Tino Costa obrigou Casillas a aplicar-se.

A formação comandada por Ernesto Valverde mostrava uma boa atitude no Santiago Bernabéu, com as linhas subidas e bastantes homens de características ofensivas.

34’ Jonas rematou colocado à malha superior da baliza defendida por Casillas.

36’ Na sequência de um cruzamento atrasado de Guardado, Jonas obrigou o guardião “merengue” a defesa apertada.

37’ Numa transição rápida dos “blancos”, Khedira serviu Benzema, que na cara de Guaita, inaugurou o marcador.


Ao intervalo, José Mourinho trocou Marcelo por Fábio Coentrão.

51’ Na resposta a um livre lateral cobrado por Tino Costa, Víctor Ruiz cabeceou por cima.

62’ Di María rendeu Modric.

67’ Casillas negou o golo a Soldado, e na recarga Jonas atirou para fora.

69’ Benzema foi substituído por Higuaín.

73’ Fábio Coentrão apareceu na área adversária e cruzou para Higuaín, que a meias com Guardado, fez o 2-0.


74’ Ricardo Costa substituiu Victor Ruiz.

78’ Guaita impediu o 3-0 a Cristiano Ronaldo.

79’ Gago entrou para o lugar de Tino Costa.

80’ CR7, completamente isolado, e com tudo para marcar, permitiu a defesa do guardião do Valencia.

Real Madrid dominava o encontro e estava mais perto de fazer o 3-0 do que sofrer o 2-1.

84’ Banega foi rendido por Nelson Valdez.

87’ Özil foi ganhando espaço na área adversária mas chutou para fora.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo dos “merengues”.


Análise:

O Valencia exibiu-se no Santiago Bernabéu com um futebol bonito, com posse de bola, linhas subidas, jogadores criativos e outros de características ofensivas mesmo em posições mais recuadas, caso dos laterais e de Parejo, no duplo “pivot” defensivo, jogando olhos nos olhos com o seu adversário, dando a ideia de que seria um osso duro de roer.
Curiosamente, foi num período em que era a equipa “che” a mais perigosa, que os “merengues”, numa transição rápida, conseguiu colocar-se em vantagem, já nos últimos dez minutos do primeiro tempo.
Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se, com os comandados por Ernesto Valverde a entrarem fortes, a criarem ocasiões de golo, no entanto, o Real foi arrefecendo o ritmo, e aos 73’ chegou ao 2-0, um tento apontado a meias entre Higuaín e Guardado.
A partir daí, e apesar da tentativa do treinador valenciano em refrescar o sector ofensivo da sua formação, foram sempre os campeões espanhóis quem mais perto estiveram de marcar por mais uma ocasião, mas ainda assim, o 2-0 manteve-se.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Real Madrid
Casillas entre os postes esteve muitíssimo bem, mas falhou em algumas saídas a cruzamentos;
Essien iniciou a jogada do 1-0 com uma progressão rápida até ao meio-campo contrário; Albiol e Ricardo Carvalho estiveram muito serenos e assinaram exibições de bom nível; e Marcelo ainda está à procura de ritmo, mostrando-se pesado;
Xabi Alonso revelou agressividade no momento da recuperação da bola; Khedira fez a assistência para o 1-0; e Modric recuou com frequência para poder pegar no jogo;
Özil esteve desaparecido do encontro enquanto flanqueador, mas por volta dos 60’ foi para a sua posição habitual, a “10”; Cristiano Ronaldo teve pouca bola nos seus pés; e Benzema inaugurou o marcador;
Fábio Coentrão fez o cruzamento para o 2-0; Di María refrescou as ideias da equipa, e foi determinante na construção do segundo golo; e Higuaín, a meias com Guardado, apontou o segundo tento dos “merengues”.


Quanto aos jogadores do Valencia
Guaita, apesar dos dois golos sofridos, assinou uma bela exibição;
João Pereira aproveitou o facto de Cristiano Ronaldo não defender, para subir pela faixa e criar desequilíbrios; Rami, possante, ficou com as voltas trocadas no lance do 1-0 e mostrou alguma negligência ao “inventar” na zona defensiva; Víctor Ruiz impôs-se no jogo aéreo; e Guardado deu profundidade ao seu flanco, mas foi infeliz ao marcar na própria baliza;
Tino Costa foi o médio mais posicional; Parejo foi o elemento do duplo “pivot” defensivo que mais se soltou, ainda assim, é pouco rotativo; e Banega assumiu o papel de organizador de jogo;
Piatti procurou sempre fletir para terrenos interiores; Jonas foi praticamente um segundo avançado, aparecendo por diversas vezes em zona de finalização; e Soldado procurou jogar no limite do fora-de-jogo para aparecer isolado nas costas da defesa adversário, e devido a essa situação, foi vítima de alguns “offsides” mal assinalados pelos árbitros assistentes;
Ricardo Costa ocupou o eixo defensivo num período em que o Real Madrid esteve especialmente forte, e o Valencia estava já conformado com a derrota; Gago refrescou o meio-campo; e Nelson Valdez acrescentou presença física na área contrária.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...