domingo, 23 de dezembro de 2012

Ligue 1 | Marselha 1-0 Saint-Étienne


Esta noite, no Estádio Vélodrome, o Marselha derrotou o Saint-Étienne por 1-0, num jogo a contar para a 19ª jornada da Ligue. André Ayew marcou o único golo do encontro.


Eis a constituição das equipas:

Marselha



O Marselha, em caso de vitória, irá igualar o atual duo de líderes (Paris SG e Lyon) no topo da classificação da Ligue 1, ambos com 38 pontos.
O conjunto orientado por Elie Baup vem de dois triunfos consecutivos, no entanto, em casa, foi derrota nas duas últimas ocasiões.
A formação do sul de França já foi afastada das competições europeias esta época.


Saint-Étienne



Os “verts” já não vencem no terreno do Marselha desde 1979/80.
O Saint-Étienne está em 9º lugar e já não vence à quatro partidas, no entanto, tem a segunda melhor defesa da competição (13 golos sofridos), apenas superado pelo Paris SG (12).


Cronómetro:

Primeiros quinze minutos foram muito equilibrados e sem situações de perigo.

Ligeiro ascendente do Saint-Étienne, mas ainda sem finalizações perigosas.

O Marselha defendia em 4x4x2, com Valbuena ao lado de Jordan Ayew na linha mais adiantada.

45+1’ Na sequência de um belo cruzamento de Fanni pela direita, André Ayew saltou mais alto que os centrais adversários e cabeceou para o fundo das redes.


Intervalo.

60’ Brison cedeu o seu lugar a Hamouma.

“Les verts” estavam a aproximar-se da baliza de Mandanda.

63’ Clément foi substituído por Cohade.

69’ Elie Baup trocou Valbuena por Gignac.

75’ Fanni dobrou bem os centrais e conseguiu evitar o golo de Aubameyang.

77’ Kévin Mayi rendeu Max Gradel.

85’ Jordan Ayew serviu o irmão André, que obrigou Ruffier a defesa apertada.

87’ Amalfitano foi rendido por Abdullah.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória dos marselheses.


Análise:

A primeira parte foi muito morna e equilibrada, sem oportunidades de golo e com algum ascendente do Saint-Étienne, no entanto, e sem que nada o pudesse prever, foi o Marselha a chegar à vantagem, já nos descontos, através de um belo cabeceamento de André Ayew, após um grande cruzamento de Fanni pela direita.
No segundo tempo, a partida melhorou, “les verts” foram atrás do prejuízo e proporcionaram uns últimos 45 minutos mais interessantes que os primeiros, sem no entanto obterem grande sucesso, já que o 1-0 prevaleceu.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Marselha
Mandanda nem sempre esteve seguro mas foi dando conta do recado;
Fanni fez um grande cruzamento para o 1-0 e também esteve bem no capítulo defensivo; N’Koulou, inteligente e ágil, conseguiu prever por várias ocasiões as intenções dos atacantes adversários; Lucas Mendes esteve irrepreensível, sobretudo na segunda parte, em que teve de intervir por mais ocasiões; e Morel fechou de forma conveniente o lado esquerdo dos marselheses;
Kaboré impôs o seu físico no meio-campo; Barton exibiu a sua característica agressividade; e Valbuena foi o principal organizador e distribuidor, aparecendo em todos os corredores para transportar a bola;
Amalfitano apareceu pouco, especialmente no segundo tempo em que mal se deu por ele; André Ayew inaugurou o marcador com belo cabeceamento; e Jordan Ayew esteve desinspirado;
Gignac acrescentou presença física na área adversária; e Abdullah nada fez de relevante nos poucos minutos que esteve em campo.

Quanto aos jogadores do Saint-Étienne
Ruffier sofreu um golo ainda antes de ser obrigado a aplicar-se por alguma vez, o que resultou numa noite ingrata;
Clerc apoiou, com frequência, o ataque; Perrin e Zouma viram André Ayew cabecear para o 1-0 nos seus raios de acção, sobretudo o segundo; e Brison deu pouca profundidade ao seu flanco;
Clément foi a unidade mais recuado de um meio-campo do qual foi o patrão; Guilavogui esteve discreto; e Lemoine foi o homem das bolas paradas, cobrando tudo o que é cantos e livres;
Max Gradel criou alguns desequilibrios, procurando flectir para o meio sempre que possível; Ghoulam fez vários movimentos verticais pelo flanco esquerdo; e Aubameyang não criou muito perigo, mas causou sempre sobressaltos sempre que a bola chegava até si;
Hamouma colocou-se no flanco esquerdo e procurou diagonais; Cohade deu mais pendor ofensivo ao miolo; e Kévin Mayi refrescou o ataque.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Ligue 1:

1 comentário:

  1. Mais uma vez o David em grande, com as suas grandes análises!

    Veja a nova crónica do Contra-Ataque e dê a sua opinião!
    contra-ataque1.blogspot.pt/2012/12/reflexoes-apocalipticas.html

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...