sábado, 1 de dezembro de 2012

Liga BBVA | Real Madrid 2-0 Atlético Madrid


Esta noite, no Estádio Santiago Bernabéu, o Real derrotou o Atlético em mais uma edição do “derby” de Madrid, num jogo a contar para a 14ª jornada da Liga BBVA. Cristiano Ronaldo e Özil marcaram os golos.


Eis a constituição das equipas:

Real Madrid



Os “merengues” conquistaram a vitória nas últimas três receções ao Atlético.
Apesar do recente desaire fora frente ao Betis (0-1), os comandados por José Mourinho estão numa série de cinco vitórias consecutivas no Santiago Bernabéu, contando apenas com jogos para o campeonato.
Marcelo, Essien e Higuaín estão lesionados.


Atlético Madrid



Os “colchoneros” não vencem o seu rival de Madrid desde 1999.
A formação orientada por Diego Simeone leva três triunfos seguidos na Liga BBVA.
Cristián Rodríguez é o único ausente, por lesão.


Cronómetro:

As duas equipas entraram em campo bastante nervosas, acusando a responsabilidade de uma partida deste calibre, o “derby” de Madrid.

13’ Na resposta a um cruzamento de Diego Costa, Falcao aproveitou uma nesga de espaço que lhe foi concedida e obrigou Casillas a aplicar-se.

O Atlético entrou melhor, mostrou mais confiança e pressionava alto.

16’ Cristiano Ronaldo, de livre directo, inaugurou o marcador.


36’ Courtois negou o golo ao prodígio madeirense.

Real em vantagem mas sem conseguir assentar o seu jogo, embora mantenha a bola longe da sua baliza.

Intervalo.

54’ Özil serviu Ronaldo, que atirou para fora.

Os “merengues” apresentaram-se em melhor nível na segunda parte.

66’ Cristiano Ronaldo assistiu Özil, que já no interior da área, e com um remate à meia volta, fez o 2-0.


69’ Callejón rendeu Di María.

73’ Koke e Gabi cederam os seus lugares a Tiago e Adrián López.

75’ CR7, de livre directo, acertou na trave.

77’ Diego Simeone trocou Arda Turan por Raúl Garcia.

Os “colchoneros” pareciam pouco anímicos nesta fase do encontro.

79’ Na sequência de um grande passe de Özil, Ronaldo encontrou no poste um obstáculo ao seu remate.

88’ Özil foi rendido por Modric.

90+2’ José Rodríguez substituiu Benzema.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória do Real Madrid.

Análise:

Ambas as equipas entraram nervosas, acusando o peso da responsabilidade e preocupadas em não deixar o adversário jogar, ocupando com muitos homens a zona em que se encontrava a bola, com os “colchoneros” até com algum ascendente, no entanto, se em jogo jogado estava difícil de ver situações de perigo, Cristiano Ronaldo mostrou que ainda sabe marcar golos de livre directo e inaugurou o marcador.
A partir daí os “merengues” foram-se sentindo mais tranquilos, apesar da dificuldade em controlar o jogo, algo só conseguido na segunda parte, quando chegaram ao 2-0, por intermédio de Özil, após assistência do madeirense.
Até final, o Atlético foi perdendo força anímica, mas o resultado não sofreu alterações, sobretudo devido ao excesso de pontaria de Ronaldo, que acertou por duas vezes no ferro da baliza defendida por Courtois.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Real Madrid
Casillas, rápido a sair dos postes, esteve bem quando foi chamado a intervir;
Arbeloa esteve impecável do ponto de vista defensivo; Pepe e Sergio Ramos, bastante serenos, sobretudo o luso-brasileiro (Ramos ainda se envolveu em alguns atritos, sobretudo com Diego Costa), nunca comprometeram; e Fábio Coentrão não subiu muito, e teve pela frente um Koke pouco irrequieto;
Khedira, discreto, pressionava numa posição ligeiramente mais adiantada que o seu parceiro de “pivot” defensivo, e tentava libertar-se para apoiar o ataque; Xabi Alonso comandou as operações a meio-campo, estando no sítio certo a defender e saindo com classe de algumas situações complicadas, fruto da sua qualidade técnica; e Özil apontou o segundo tento dos “merengues”;
Di María poucas vezes conseguiu desequilibrar; Cristiano Ronaldo inaugurou o marcador de livre directo, regressando aos golos através deste meio, fez a assistência para o 2-0, acertou por duas vezes nos ferros e ajudou os colegas no aspecto defensivo; e Benzema foi empreendedor;
Callejón deu mais consistência defensiva, sendo mais forte nesse aspecto que Di María como flanqueador; Modric trouxe capacidade de posse de bola para controlar o jogo nos minutos finais; e José Rodríguez teve direito a alguns segundos em campo, na sua estreia em “derbies”.

Quanto aos jogadores do Atlético Madrid
Courtois, sem culpa nos golos sofridos, fez várias intervenções de qualidade
Juanfran teve uma noite complicada com Ronaldo pela frente; Miranda e Godín foram seguros e assertivos; e Cata Díaz, pouco rápido, foi a grande novidade na equipa, actuando como lateral-esquerdo improvisado, não fez um mau jogo, mas chegou atrasado ao lance do 2-0;
Mario Suárez e Gabi pressionaram alto, no entanto, deixavam algum espaço nas costas que criavam algumas situações embaraçosas (não muitas, diga-se de passagem) para a linha mais recuada; Koke foi um médio-ala pouco intenso e desequilibrador; e Arda Turan não resistiu e tocou a bola com a mão em zona proibida, dando origem ao livre directo que Ronaldo converteu em golo;
Falcao deu algum trabalho, mas ficou em branco; e Diego Costa andou frequentemente envolvido em provocações com os adversários;
Tiago e Raúl Garcia refrescaram um já desgastado meio-campo; e Adrián López entrou para tentar agitar, sobretudo no flanco esquerdo, mas sem grande sucesso.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga BBVA:

1 comentário:

  1. E aê, beleza?!

    A diferença do Barcelona e do Real Madrid para os demais times do Campeonato Espanhol é muito grande. E isso foi mais um vez comprovado.

    Abraços.

    BOLA FURADA D'OR 2012

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...