sábado, 17 de novembro de 2012

Liga BBVA | Real Madrid 5-1 Athletic Bilbao


Esta noite, no Estádio Santiago Bernabéu, o Real Madrid goleou o Athletic Bilbao por 5-1, num jogo a contar para a 12ª jornada da Liga BBVA. Benzema (2), Sergio Ramos, Özil e Khedira marcaram para os “merengues”, e Ibai Gómez para os bascos.


Eis a constituição das equipas:

Real Madrid



Os “merengues” derrotaram o seu adversário desta noite nas últimas oito vezes que o receberam.
O Real continua a sua a recuperação na tabela classificativa, e estão já em 3º lugar, com 23 pontos em onze jornadas e numa série de quatro triunfos seguidos.
O conjunto orientado por José Mourinho têm a melhor defesa da competição (oito golos sofridos).
Cristiano Ronaldo, com doze tentos apontados, é o segundo artilheiro da Liga BBVA, apenas atrás de Lionel Messi (com quinze).
Marcelo e Higuaín estão lesionados.


Athletic Bilbao



O Athletic já não vence em Madrid desde 2004/05.
Os bascos não começaram bem a temporada, ocupando o 12º lugar, mas ainda assim, vêm de duas vitórias consecutivas. Na Liga Europa as coisas também não estão a correr bem, e a eliminação já na fase de grupos é completamente certa.
Íñigo Pérez, por lesão, e Ander Herrera e De Marcos, por castigo, são os ausentes.


4’ Cristiano Ronaldo cabeceou para fora.

12’ Modric, com um grande passe, lançou Benzema que apareceu desmarcado e com um chapéu inaugurou o marcador.


Athletic Bilbao mantém a mesma identidade da época passada, com um futebol apoiado que levou alguns críticos a chamarem-lhe de “mini-Barça”.

23’ Na resposta a um canto cobrado por Özil, pela esquerda, Sergio Ramos cabeceou para defesa de Iraizoz.

27’ Fábio Coentrão combinou com Benzema e atirou por cima.

30’ Özil cobrou um livre lateral pela direita, e Sergio Ramos fugiu à marcação de Iturraspe e cabeceou para o fundo das redes.


32’ Callejón serviu Benzema, que rodou sobre Aurtenetxe e fez o 3-0.


41’ Na sequência de um grande cruzamento de Cristiano Ronaldo, Özil, de primeira, acertou no poste.

42’ Ibai Gómez, à meia volta e livre de marcação, na resposta a um cruzamento de Susaeta reduziu a desvantagem.


45+2’ CR7 obrigou Iraizoz a aplicar-se.

Ao intervalo, Marcelo Bielsa trocou Muniain por Llorente.
Saindo um médio-ofensivo e entrando um ponta-de-lança, os bascos passavam agora a actuar em 4x4x2.

50’ Benzema rematou rasteiro mas para fora.

56’ O avançado francês assistiu Özil que em zona frontal marcou o 4º golo do Real.


57’ Llorente atirou por cima.

61’ Özil cedeu o seu lugar a Khedira.

63’ Modric conseguiu ganhar posição na área contrária e obrigou Iraizoz a aplicar-se.

67’ Ibai Gómez rematou colocado, mas ao lado.

Toquero substituiu Aduriz.

69’ Callejón foi substituído por Di María.

71’ O guardião basco negou o golo a Ronaldo.

72’ Arbeloa esperou pelo momento certo para servir Khedira, que atirou forte para o fundo das redes, num lance em que Iraizoz foi mal batido.


74’ Morata entrou para o lugar de Benzema.

79’ Gurpegi foi rendido por Xabier Castillo.

85’ Remate de Morata encontrou Iraizoz pelo caminho.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a goleada do Real, que coloca pressão sobre o Atlético, no que diz respeito ao 2º lugar.
O jogo até começou de forma equilibrada, com o Athletic a manter a sua identidade, trocando a bola com poucos toques e no meio-campo adversário, algo ousado tendo em conta onde jogavam, o que só beneficiou o espectáculo, mas logo aos 12’, Benzema, com um magnífico chapéu, colocou os “merengues” em vantagem.
Os comandados por José Mourinho estiveram sempre mais próximos de chegar ao 2-0 do que sofrer o golo do empate, e por volta da meia hora apontaram o segundo e o terceiro tento, aparentando ter tudo controlado, até que perto do intervalo Ibai Gómez reduziu a desvantagem para dois golos apenas.
Perspectivava-se uma segunda parte interessante, até porque Marcelo Bielsa lançou Llorente, no entanto, aos 56’, Özil colocou um ponto final na questão, e a partir daí foi um passeio dos “blancos”, que ainda conseguiram chegar ao 5-1, por Khedira. Faltou apenas Cristiano Ronaldo ter marcado…

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Real Madrid
Casillas foi um espectador durante boa parte do encontro;
Arbeloa, de forma muito inteligente, esperou pelo momento certo para servir Khedira no lance do 5-1; Pepe raramente teve a necessidade de intervir; Sergio Ramos marcou, de cabeça; e Fábio Coentrão aventurou-se poucas vezes no ataque, mas o caudal ofensivo que os “merengues” já apresentavam também não o justificava;
Xabi Alonso esteve muito sereno; Modric, fez um grande passe longo para o 1-0; e Özil, não teve propriamente uma noite inspirado, mas cobrou de forma fantástica o livre que deu o 2-0 e ainda adicionou o seu nome à lista de marcadores;
Callejón fez o passe para o 3-0; Cristiano Ronaldo não fez grandes rasgos individuais, tentou reaproximar-se de Messi na lista de melhores marcadores, mas não conseguiu; e Benzema, regressado de uma lesão, realizou uma exibição fantástica, tendo apontado dois belíssimos golos e ainda deu a marcar o 4-1;
Khedira ainda entrou a tempo de fazer o gosto ao pé; Di María refrescou o flanco direito; e Morata teve direito a vários minutos e até esteve perto de marcar.

Quanto aos jogadores do Athletic Bilbao
Iraizoz, apesar do número de golos sofridos, pelo qual não é culpado (à excepção do 5-1), efectuou várias e belas intervenções;
Iraola não se aventurou muito em subidas pelo seu flanco; San José sentiu dificuldades em ocupar o lugar que habitualmente é de Amorebieta, por exemplo, deixando fugir Sergio Ramos no livre que deu o 2-0; Ekiza, embora uns degraus acima do seu colega do eixo defensivo, teve uma noite muito complicada; e Aurtenetxe não conseguiu fechar convenientemente a sua baliza no lance em que Benzema aproveitou para fazer o 1-0 e andou às voltas com o francês novamente na jogada do 3-0;
Iturraspe e Gurpegi (saiu lesionado) foram muito posicionais, colocando-se próximos dos centrais; e Muniain esteve apagado;
Susaeta, com inteligência e capacidade de passe, fez o cruzamento para o 3-1; Ibai Gómez apontou o tento dos bascos; e Aduriz apareceu pouco;
Llorente reforçou fisicamente o eixo do ataque; e Toquero e Xabier Castillo pouco ou nada acrescentaram.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga BBVA:


1 comentário:

  1. buen partido del madrid. ahora tenemos que seguir sumando y esperar la derrota del barcelona.
    saludos!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...