sábado, 3 de novembro de 2012

Liga BBVA | Barcelona 3-1 Celta de Vigo


Esta tarde, em Camp Nou, o Barcelona derrotou o Celta de Vigo por 3-1, num jogo a contar para a 10ª jornada da Liga BBVA. Adriano, David Villa e Jordi Alba marcaram os golos dos “blaugrana”, e Mario Bermejo para os galegos.


Eis a constituição das equipas:

Barcelona



O Barça é líder do campeonato (com os mesmos pontos que o Atlético Madrid), ainda não perdeu e tem o melhor ataque da prova (29 golos).
Messi, com 13 tentos apontados, é o melhor marcador da Liga BBVA.
Piqué, Puyol, Thiago, Cuenca, Abidal e Muniesa estão lesionados.


Celta de Vigo



Os galegos estão em 15º lugar, vêm de duas derrotas consecutivas para o campeonato, onde ainda não pontuaram fora de portas.
A última vitória do Celta em Camp Nou remonta à longínqua temporada de 1941/42.
Samuel e Insa (por lesão) e Gustavo Cabral (por castigo) são os ausentes.


10’ Servido por Messi, Iniesta atirou por cima.

12’ Remate perigoso de um jogador do Celta, passou ao lado.

O Barcelona, disposto em 3x4x3, estava completamente tranquilo no processo ofensivo, a conseguir bons lances colectivos, no entanto, revelava algumas fragilidades nas transições defensivas.

19’ Javi Varas negou o golo a Messi.

Iago Aspas, completamente isolado, permitiu a defesa de Victor Valdés.

21’ Na resposta a um cruzamento de Pedro, Adriano inaugurou o marcador.


24’ Em mais um contra-ataque, Álex López rematou para intervenção do guardião “blaugrana”, e na recarga, Mario Bermejo empatou o jogo.


26’ David Villa combinou com Iniesta e fez o 2-1.


39’ Adriano, lesionado, cedeu o seu lugar a Daniel Alves.

Ao intervalo, Bartra substituiu Fàbregas.

46’ Iago Aspas apareceu nas costas de Mascherano, mas não acertou na baliza.

50’ Messi, de livre directo, atirou por cima.

61’ Em mais um bom lance colectivo, David Villa serviu Jordi Alba (que em posição irregular) contornou o guarda-redes contrário, e fez o 3-1.


69’ Paco Herrera trocou Mario Bermejo por De Lucas.

78’ David Villa foi substituído por Alexis Sánchez.

Os catalães dominavam o jogo de forma serena e tranquila.

80’ Park Chu-Young entrou para o lugar de Álex López.

88’ Augusto Fernández foi substituído por Toni.


Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória do Barcelona.
Os “blaugrana”, privados de vários defesas de raiz, como tem sido hábito esta temporada, recorreu a algumas adaptações, tanto a nível posicional de vários atletas, como até ao próprio sistema táctico, que passou de 4x3x3 a 3x4x3, e se ofensivamente a equipa parecia muito organizada, a atacar com muitas unidades e a fazer belas combinações, defensivamente, sobretudo no momento da transição defensiva, revelava algumas fragilidades, encarando os atacantes do Celta em situações de praticamente igualdade numérica, fruto da carência de menos uma unidade de cariz defensivo, até porque Adriano e sobretudo Jordi Alba, já se sabe, são laterais que gostam de subir.
Foi seguindo esta tendência bipolar do sistema táctico dos catalães que fomos vendo as primeiras situações de perigo, e até mesmo os primeiros golos, 1-0 para o Barça num dos tais lances ofensivos com a inclusão de muitas unidades (neste caso até o próprio defesa Adriano, autor do tento), 1-1 numa transição rápida dos galegos, e 2-1 em mais uma bela combinações atacante.
Querendo manter o domínio através de um maior equilíbrio e solidez nos vários momentos do jogo, ao intervalo Tito Vilanova trocou o médio Fàbregas pelo central Bartra, voltando assim ao 4x3x3, que desencadeou uma segunda parte mais tranquila, na qual até deu para ampliar a vantagem.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Barcelona…
Victor Valdés esteve bem ao evitar aquele que seria o 0-1 quando Iago Aspas aparecia isolado, e de resto teve uma tarde tranquila;
Adriano inaugurou o marcador e saiu lesionado ainda no primeiro tempo; Mascherano esteve algo exposto nos 45 minutos iniciais, fruto do sistema táctico imposto por Tito Vilanova; e Jordi Alba, apesar do sistema de três defesas, não abdicou de atacar, e até facturou;
Busquets, face ao 3x4x3 da sua equipa, apareceu diversas vezes muito próximo do trio defensivo; Xavi apareceu pouco junto da área adversária, mas fez dezenas de passes inteligentes e teleguiados; Iniesta fez a assistência para o 2-1; e Fàbregas não esteve mal, mas também não fez uma exibição de encher o olho, e foi substituído ao intervalo;
Pedro não se demitiu das tarefas defensivas e fez o cruzamento para o 1-0; David Villa marcou e deu a marcar; e Messi acusou no seu rendimento uma provável noite de pouco descanso, um dia após o nascimento do seu filho, e terminou a partida com dores no joelho;
Daniel Alves não foi tão ofensivo como em ocasiões anteriores, em que era praticamente um extremo; a entrada de Bartra colocou os “blaugrana” com quatro defesas, dando mais segurança às transições defensivas; e Alexis Sánchez não acrescentou muito.

Quanto aos jogadores do Celta de Vigo…
Javi Varas pouco podia fazer nos golos sofridos;
Hugo Mallo, desconcentrado, ficou completamente desorientado com a combinação entre Iniesta e Villa na jogada do 2-1; Jonathan Vila e Túñez permitiram que houvessem jogadores do Barça a aparecer livres de marcação e a finalizar à boca da baliza; e Roberto Lago não fechou convenientemente o seu flanco no lance do 1-0;
Oubiña foi agressivo, no bom sentido da palavra; Álex López participou no lance do golo; e Mario Bermejo apontou o 1-1;
Augusto Fernández é rápido; Krohn-Dehli apareceu pouco; e Iago Aspas foi perdulário;
De Lucas é veloz; Park Chu-Young nada alterou; e Toni praticamente nem tocou na bola.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga BBVA:


2 comentários:

  1. Un saluto :)


    http://mondobiancoceleste.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Hola :

    Me llamo Jimena San Martín soy administradora de un sitio web. Tengo que decir que me ha gustado su página y le felicito por hacer un buen trabajo. Por ello me encantaría contar con tu sitio en mi web, consiguiendo que mis visitantes entren también en su web.

    Si estas de acuerdo házmelo saber enviando un mail a jimena.sanmartin@hotmail.com
    Jimena San Martín

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...