terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mundial 2014 (Q) | Rússia 1-0 Azerbaijão


Esta tarde, no Estádio Luzhniki, em Moscovo, a Rússia venceu o Azerbaijão por 1-0, num jogo a contar para o Grupo F da zona europeia de qualificação para o Mundial 2014. Shirokov, de grande penalidade, marcou o único golo do encontro.


Eis a constituição das equipas:

Rússia



Depois da vitória na passada sexta-feira frente a Portugal, a Rússia assumiu o comando isolado do Grupo F, com três vitórias em três jogos, e um “score” impressionante de 7-0 em golos.


Azerbaijão



Os azeris estão em 111º no Ranking FIFA.
A seleção orientada por Berti Vogts não começou bem o apuramento, não tendo somado qualquer vitória nas duas primeiras jornadas.


O Azerbaijão entrou bem na partida, conquistando três cantos ainda nos minutos iniciais.

14’ Vasily Berezutskiy, de livre directo, atirou por cima.

A pressão dos azeris era feita 4x5x1, com Ozkara a recuar até entre os médios, deixando Subasic sozinho numa linha mais adiantada.

25’ Kokorin, viu o remate colocado após tabela involuntária em Gokdemir sair para fora.

26’ Kombarov obrigou Agayev a aplicar-se.

30’ Numa boa combinação ofensiva, Kokorin assiste de calcanhar Kerzhakov, que acertou na trave.

39’ Agayev negou o golo a Kombarov, de livre directo.

42’ Kokorin furou pela defesa do Azerbaijão e só parou perto da linha de fundo onde cruzou para o segundo poste, onde Kombarov cabeceou para fora.

43’ Denisov apareceu á entrada da área, onde chutou rasteiro e ao lado.

A Rússia foi melhorando de produção gradualmente ao longo da primeira parte.

Ao intervalo, Glushakov e Huseynov renderam Fayzulin e Nadirov nas respectivas selecções.

54’ Na sequência de um livre lateral de Kombarov, Subasic ao tentar o corte ía marcando de cabeça na própria baliza, mas valeu o guardião azeri, com um grande voo a impedir o golo.

55’ Kokorin rematou com perigo, mas saiu ao lado.

62’ Samedov e Subasic foram substituídos por Bystrov e Amirguliyev, nos russos e azeris, respectivamente.

73’ Shirokov apareceu em zona de finalização, mas Agayev, com grandes reflexos conseguiu manter o resultado em 0-0.

78’ Kerzhakov cedeu o seu lugar a Dzagoev.

82’ Gokdemir derrubou Bystrov, e o árbitro entendeu que a falta foi feita dentro da área do Azerbaijão (algo que as imagens negam) e foi assinalada uma grande penalidade que Shirokov converteu em golo.


85’ Aliyev substituiu Chertoganov.

90’ Na resposta a um canto na esquerda, Ignashevich saltou até ao primeiro andar, mas cabeceou por cima.

O Azerbaijão começou bem o encontro, conseguindo jogar no meio-campo contrário, tendo ganho três cantos nos minutos iniciais, no entanto, depois de um inicio sonolento, os comandados por Fábio Capello foram-se aproximando da baliza contrária, criando perigo e subindo de produção ofensiva, de forma gradual, durante o primeiro tempo, no entanto, Agayev, o desacerto individual e até a trave, por uma ocasião, iam impedindo o golo.
No segundo tempo, embora sem intensificar muito o ritmo, a toada manteve-se, com a Rússia a dominar, a ser a única equipa a criar perigo, no entanto, com dificuldades em concretizar as oportunidades de que dispôs, até que já na recta final, o árbitro assinalou uma grande penalidade duvidosa (a falta foi feita fora da área) favorável á selecção visitada, na qual Shirokov fez o 1-0, resultado com o qual o encontro iria terminar.

Analisando os atletas em campo, começando pelos da Rússia…
Akinfeev (CSKA Moscovo) foi um mero espectador;
Eshchenko (Lokomotiv) quando sobe no terreno, geralmente prefere fazê-lo em direcção da faixa central, ao invés do flanco; Ignashevich e Vasily Berezutskiy (ambos CSKA Moscovo) foram duas torres que até nem tiveram muito trabalho, sendo que o segundo é quem normalmente sai a jogar no início dos ataques; e Kombarov (Spartak Moscovo) é um lateral ofensivo com forte remate e que dá largura à equipa, permitindo a que o extremo do seu lado ocupe terrenos mais interiores;
Denisov (Zenit) foi um dos pilares da equipa, posicionando-se à frente da defesa mas com várias aparições junto da área contrária; Shirokov (Zenit) esteve desinspirado, no entanto, na recta final, de “penalty”, deu a vitória à sua selecção; e Fayzulin (Zenit) apareceu pouco;
Samedov (Lokomotiv) pareceu estar claramente fora da sua posição, passando praticamente ao lado do encontro; Kokorin (Dínamo Moscovo), criativo e desequilibrador, apareceu muito na zona central; e Kerzhakov (Zenit) esteve apagado;
Glushakov (Lokomotiv); Bystrov (Zenit) deu nova vida ao lado direito do ataque, procurando tabelar com os colegas e fazer uso da sua velocidade, conseguiu ganhar a grande penalidade que deu o 1-0; e Dzagoev (CSKA Moscovo) fez poucas intervenções no jogo.

Quanto aos jogadores do Azerbaijão…
Agayev (Khazar) fez uma extraordinária exibição;
Shukurov (Neftchi) e Medvedev (Karabakh) foram pouco ofensivos, preocupando-se sobretudo em seus flancos; Levin (Inter Baku) nunca comprometeu; Abishov (Khazar) é forte a sair a jogar e tem alguma capacidade de passe;
Nadirov (Karabakh) não esteve em grande evidência; Chertoganov (FK Qäbälä) e Gokdemir (Hannover 96) foram circulando a bola de forma paciente a meio-campo, sendo que o segundo cometeu a grande penalidade; e Javadov (Karabakh) raramente conseguiu ultrapassar os opositores através de lances individuais;
Subasic (Khazar), esforçado, foi a unidade mais adiantada; e Ozkara (Kayseri Erciyesspor) recuava até entre os médios na transição defensiva, apagado no aspecto ofensivo;
Huseynov (Adana Demirspor) e Amirguliyev (Khazar) refrescaram o meio-campo; e Aliyev (Karabakh) não entrou a tempo de resolver fosse o que fosse.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo F da zona de qualificação europeia do Mundial 2014:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...