terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mundial 2014 (Q) | Portugal 1-1 Irlanda do Norte




Esta noite, no Estádio do Dragão, no Porto, Portugal e Irlanda do Norte empataram 1-1, num jogo a contar para a fase de qualificação da zona europeia para o Mundial 2014. McGinn abriu o marcador para os britânicos, e Hélder Postiga empatou para os lusos.


Eis a constituição das equipas:

Portugal



A seleção portuguesa já tem de correr atrás do prejuízo, já que foi derrotada na Rússia e assim atrasa-se na corrida à liderança do grupo.
Fábio Coentrão e Raul Meireles estão lesionados, e por isso, Nélson foi chamado para este encontro.
Cristiano Ronaldo cumprirá a sua 100ª internacionalização.


Irlanda do Norte



A Irlanda do Norte ocupa o 117º lugar no Ranking FIFA.
Os britânicos não participam numa grande competição desde o Mundial 1986, realizado no México.
A seleção orientada por Michael O’Neill soma um empate e uma derrota nos dois encontros disputados nesta fase de qualificação.
Os norte-irlandeses nunca venceram em Portugal, tendo obtido três empates e duas derrotas em solo luso.
Alex Bruce e Grant McCann são os ausentes, ambos por lesão.


2’ Miguel Lopes, do meio da rua, rematou cruzado e com um efeito estranho ao lado.

A Irlanda do Norte apostava sobretudo em jogo directo e em bolas paradas para tentar chegar á baliza adversária. Portugal procurava assentar o jogo e fazer circular a bola rente à relva.

A selecção orientada por Paulo Bento estava a sentir dificuldades em se impor e em criar situações de perigo.

28’ João Pereira cruzou pela direita, e Nani ao segundo poste cabeceou para intervenção de Roy Carroll.

30’ Lafferty desmarcou McGinn que apareceu no corredor central e atirou para o fundo das redes.


36’ Na resposta a um cruzamento de João Pereira, Cathcart quase que marcava na própria baliza, valeu a trave.

Ao intervalo, Paulo Bento trocou Miguel Lopes por Ruben Amorim.
Miguel Veloso passou para lateral-esquerdo.

49’ Ruben Micael chutou por cima do alvo.

59’ No seguimento de um cruzamento de Nani pela direita, Cristiano Ronaldo de primeira testou os reflexos do guarda-redes irlandês.

61’ Ruben Micael cedeu o seu lugar a Varela.

63’ Ruben Amorim do meio da rua obrigou mais uma vez Carroll a aplicar-se.

74’ Éder rendeu João Pereira.

Nesta fase do jogo, só se jogava praticamente no meio-campo dos britânicos.

79’ Hélder Postiga obrigou Carroll a defesa incompleta.

Na sequência do lance, Bruno Alves cruzou para o interior da área, Éder amorteceu para Nani que serviu Hélder Postiga, que à meia volta empatou o jogo.


88’ Varela acertou na malha lateral, embora Carroll ainda tenha desviado a bola pelo meio.

89’ Nani atirou por cima.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se um empate que acabou por ser um mal menor para Portugal, que deixa depender de si próprio para alcançar a liderança final no grupo, já que a Rússia tem agora mais cinco pontos.
A selecção lusa até prometeu logo de inicio, com um remate perigoso de Miguel Lopes aos 2’, no entanto, a partir daí atravessou um período em que praticou um futebol muito pouco fluído, com dificuldades em impor-se e circular a bola no meio-campo adversário, enquanto que os norte-irlandeses tentavam chegar-se á frente através do típico futebol directo, bolas paradas e transições rápidas, e praticamente sem ter ameaçado antes, colocaram-se em vantagem à passagem da meia hora por intermédio de McGinn que apareceu desmarcado no espaço entre o central e o lateral.
A partir daí, a selecção orientada por Paulo Bento correu atrás do prejuízo, criou algumas situações de perigo, nada de encher o olho, e no segundo tempo, promoveu uma série de alterações técnicas e tácticas, entre as quais um regresso de Miguel Veloso à posição de lateral-esquerdo, o posicionamento de Nani no corredor central e posteriormente, uma defesa a três e o eixo do ataque com dois pontas-de-lança, Hélder Postiga e Éder, e depois de alguma assistência, foi num lance em que ambos participaram que Portugal chegou ao empate, tendo o atacante do Saragoça marcado.
Até final, a equipa das quinas foi encostando o adversário às cordas, tentou chegar ao 2-1, abusou dos lances de bola parada, rematou muito, mas sem sucesso.

Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal…
Rui Patrício (Sporting) teve uma noite ingrata, já que não efectuou praticamente nenhuma defesa, mas sofreu um golo;
João Pereira (Valencia) deixou fugir McGinn no golo irlandês; Pepe (Real Madrid) esteve praticamente intransponível; Bruno Alves (Zenit) foi batido pela acção de Lafferty no 0-1 mas redimiu-se ao ter participado no golo do empate; e Miguel Lopes (FC Porto) até foi o primeiro a criar perigo, no entanto, depressa mostrou que não pode dar muita profundidade ao flanco esquerdo, sendo um destro;
Miguel Veloso (Dínamo Kiev) começou como trinco, mas após o intervalo mudou-se para o lado esquerdo da defesa; João Moutinho (FC Porto) não esteve ao seu melhor nível, mas como já é conhecido, ele não sabe jogar mal; e Ruben Micael (Sp. Braga), ligeiramente descaído pela esquerda, procurou zonas interiores para tabelar, mas não realizou uma exibição muito positiva;
Nani (Manchester United) foi aparecendo a espaços e fez a assistência para o 1-1; Cristiano Ronaldo (Real Madrid) foi aparecendo nos três corredores, tentou rematar e cruzar, mas não realizou uma exibição muito conseguida; e Hélder Postiga (Saragoça) marcou o golo do empate;
Ruben Amorim (Sp. Braga) posicionou-se à frente da defesa; Varela (FC Porto) agitou com o jogo, também pela libertação de Nani para a zona central; e Éder (Sp. Braga) participou activamente no tento da igualdade.

Quanto aos jogadores da Irlanda do Norte…
Roy Carroll (Olympiacos) fez algumas intervenções complicadas e foi importante ao queimar tempo;
Aaron Hughes (Fulham) e McGivern (Hibernian) para além de fecharem os flancos, posicionaram-se muito próximos dos centrais para eventuais dobras; Cathcart (Blackpool) viu a trave negar-lhe um… auto-golo; e Jonny Evans (Manchester United) foi autoritário na abordagem aos lances;
Chris Baird (Fulham) e Steven Davis (Southampton) foram importantes sobretudo a ocupar espaços na linha média, á frente da defesa; Corry Evans (Hull City) e McGinn (Aberdeen) recuam muito na transição ofensiva, posicionando-se quase como segundos laterais, sendo que o segundo é muito rápido e apareceu em zona de finalização para inaugurar o marcador;
Norwood (Huddersfield Town) tanto aparecia entre os médios mais centrais, como junto do ponta-de-lança; e Lafferty (FC Sion) é a referência do ataque, possante, alvo de jogo directo e forte nas primeiras bolas, fez a assistência para o 0-1.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação do Grupo F da zona de qualificação europeia do Mundial 2014:

3 comentários:

  1. Boas, interesse numa troca de links?

    Deixa comentário no meu blogue.
    cumps

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. SOMOS UN NUEVO FORO DE DISEÑO DE KITS ¡VISITANOS! http://11metros.foroactivo.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...