segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Jogo de Preparação (Sub-21) | Portugal 0-1 Ucrânia


 Esta tarde, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, a Ucrânia derrotou Portugal por 1-0, num jogo de preparação entre as duas selecções de sub-21. Noyok marcou o único golo do encontro.


Eis a constituição das equipas:

Portugal (Sub-21)



Rui Jorge começa já a preparar a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015, que se realizará na República Checa, e por isso, promoveu 21 estreias nos 23 convocados no escalão, só com Luís Martins (Benfica) e Sérgio Oliveira (FC Porto) já com internacionalizações pelos Sub-21.
Recorde-se que Portugal falhou o apuramento para o EURO 2013, não conseguindo atingir uma fase final desde 2007.
O avançado Seidi, devido a uma gripe, e o guarda-redes Luís Ribeiro, com uma lesão muscular, não vão poder dar o seu contributo à Seleção.


Ucrânia (Sub-21)



Depois da participação na fase final de 2011, os ucranianos não foram além do 3º lugar do seu grupo na fase de qualificação para o Europeu de 2013, atrás de Suécia e Eslovénia, e á frente de Finlândia, Lituânia e Malta.


O início de jogo viu um futebol mais directo por parte dos ucranianos e dificuldades sentidas pelos portugueses em se impor.

17’ Karavayev flectiu da direita para o centro e rematou de pé esquerda para defesa de João Pinho.

24’ Taschy cruzou pela direita, Budkivskyy atirou ao poste e na recarga Noyok fez golo.


34’ Sérgio Oliveira, de livre directo, acertou na malha lateral.

38’ Tsurikov progrediu pela esquerda, puxou para o pé direito e obrigou João Pinho a aplicar-se.

41’ Budkivskyy chutou de primeira para mais uma intervenção do guardião português.

Ao intervalo, Rui Jorge trocou João Pinho, Miguel Lourenço, Ricardo Ferreira, Tiago Rodrigues e Edú por Daniel Fernandes, Josué, Paulo Oliveira, Aldair e Francisco Júnior.

47’ Tó Mané, em zona de finalização, não acertou na baliza.

49’ William, do meio da rua, atirou ao lado.

55’ Akubardiia, Buialskyi e Nasonov renderam Karavayev, Taschy e Iakovenko.

70’ Oleksii Shevchenko de forma fantástica impediu o golo de Sérgio Oliveira, mais uma vez de livre directo.

83’ William e David Bruno foram substituídos por Amorim e Vítor Gonçalves.

88’ Josué, de cabeça, acertou no poste após um bom cruzamento pela esquerda.

90+2’ Nasonov e Budkivskyy foram substituídos por Ozarviv e Koval.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo da equipa orientada por Pavlo Yakovenko neste início de preparação para o Campeonato da Europa de 2015, que se realizará na República Checa.
No primeiro tempo, viu-se uma Ucrânia mais madura, algo possível pela continuação de alguns jogadores da geração anterior dos sub-21 e também pelo desfalque nos lusos, que não puderam contar com os principais jogadores nascidos em 1993 e 1994 devido aos compromissos das selecções de sub-19 e especialmente sub-20, onde já actuam atletas que jogam no escalões profissionais com alguma regularidade, sobretudo nas equipas B dos grandes.
Não foi então de estranhar que os homens de leste se tivessem adiantado no marcador aos 24’, num lance de insistência que incluiu ainda um remate ao poste antes de a bola ter entrado na baliza de João Pinho.
Com o tempo, os comandados por Rui Jorge soltaram-se um pouco, foram-se aproximando da área contrária, sobretudo no início da segunda parte, com algumas substituições e alterações tácticas.
Depois, o ritmo foi-se quebrando gradualmente e o jogo foi perdendo interesse.

Analisando os atletas em campo, começando pelos de Portugal…
João Pinho (UD Oliveirense) efectuou algumas intervenções complicadas;
David Bruno (FC Porto) foi regular; Miguel Lourenço (Vit. Setúbal) aparentou maturidade; Ricardo Ferreira (Empoli) revelou bom posicionamento; e Luís Martins (Benfica) viu o golo inaugural nascer pelo seu lado;
William (Cercle Brugge) é um médio possante e inteligente; Tiago Rodrigues (Vit. Guimarães) acusou alguma falta de experiência; Sérgio Oliveira (FC Porto) tem grande capacidade técnica e foi o homem das bolas paradas, especialmente livres directos; e Edú (FC Porto), organizador e distribuidor, não acompanhou Noyok no lance do 0-1;
Tó Mané (Vit. Guimarães) apareceu pouco e nunca foi perigoso; e Fábio Nunes (Blackburn) gosta de vir atrás buscar jogo e apesar de ser esquerdino, soltou-se mais quando passou para o flanco direito onde fez vários movimentos interiores;
Daniel Fernandes (Bochum) teve pouco trabalho; Paulo Oliveira e Josué (ambos Vit. Guimarães) são centrais e nenhum comprometeu, tendo até o segundo acertado no poste com um cabeceamento já nos últimos minutos; Aldair (Penafiel) é muito baixo, mas técnico e rápido; Francisco Júnior (Everton) mostrou ser um médio rotativo; Vítor Gonçalves (Portimonense) posicionou-se como lateral-direito; e Amorim (Trofense) ocupou a posição “6”.

Quanto aos jogadores da Ucrânia…
Oleksii Shevchenko (Metalurh Zaporizhya) correspondeu quando foi solicitado;
Trubochin apoiou o ataque quando necessário; Bratkov é possante; Ryzhuk (Dínamo Kiev) não é muito alto, mas é rápido e posiciona-se bem; e Tsurikov é um lateral de propensão ofensiva muito bom tecnicamente;
Noyok inaugurou o marcador; Babenko (Dnipro) foi o homem das bolas paradas; e Taschy posicionou-se nas costas do ponta-de-lança;
Karavayev (Shakhtar Donetsk) é baixo e desequilibrador, não se demite de tarefas defensivas e é um esquerdino que na direita gosta de flectir; Iakovenko é muito veloz; e Budkivskyy, forte fisicamente, segura bem a bola e acertou no poste no lance do 0-1;
Akubardiia criou alguns sobressaltos pelo flanco esquerdo; Buialskyi tem reduzida estatura física; Nasonov é rápido e pode jogar como central, lateral e médio-ala; e Ozarviv e Koval praticamente nem tocaram na bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...