terça-feira, 25 de setembro de 2012

Serie A | Fiorentina 0-0 Juventus



Esta noite, no Estádio Artemio Franchi, em Florença, Fiorentina e Juventus empataram a zero, num jogo a contar para a 5ª jornada da Serie A.


Eis a constituição das equipas:

Fiorentina



O emblema viola procura voltar a vencer a Juventus em Florença, algo que não acontece desde a 1998/99, quando era orientado por Giovanni Trapattoni.
Na temporada passada, a equipa agora orientada por Vicenzo Montella terminou o campeonato italiano no modesto 13º lugar, mas esta época estão na parte cimeira da tabela, com sete pontos somados nas quatro primeiras jornadas.
Só por duas vezes a Fiorentina foi campeã nacional, nas longínquas temporadas 1955/56 e 1968/69.
Matías Fernández, antigo jogador do Sporting, faz parte do plantel.
Aquilani, El Hamdaoui e Della Rocca estão lesionados.


Juventus



A “Vecchia Signora” procura revalidar o título e conquistar o 29º da sua história, e por enquanto entrou muito bem nesta edição da Serie A, com quatro vitórias em outras tantas jornadas já disputadas.
Na Liga dos Campeões, está no grupo E, o mesmo que Shakhtar Donetsk, Chelsea e Nordsjaelland.
Rubinho, ex-Vitória de Setúbal, é um dos jogadores às ordens de Antonio Conte.
Pepe e Padoin estão ausentes, devido a lesão.


Inicio de jogo equilibrado em Florença.

9’ Giovinco rematou de pé esquerdo ainda de fora da área, ao lado.

As duas equipas apresentaram-se com a mesma táctica e praticamente com o mesmo modelo de jogo, tipicamente italiano.
Quando atacam, dispunham-se em 3x5x2, tentando chegar ao último terço do terreno de uma forma paciente, à procura que o adversário abrisse espaços, comandados pelos seus médios mais centrais, David Pizarro, no caso dos visitados, e Pirlo, no caso dos visitantes, ou então, dependendo da situação, em transições rápidas.
Defensivamente, os flanqueadores baixavam, formando um 5x3x2 no qual a linha mais recuada e a linha média iam-se movendo convenientemente atrás da linha da bola.

39’ Pirlo, de livre directo, levou perigo à baliza de Viviano.

41’ Jovetic cabeceou à trave, na resposta a um livre lateral cobrado na esquerda.

42’ Ljajic foi lançado em velocidade por Cuadrado, fugiu a Bonucci e colocou-se em boa posição, mas atirou para fora.

Intervalo.

52’ Roncaglia, ainda de fora da área, chutou ao lado.

58’ Maximo Carrera (adjunto que substitui Antonio Conte durante a sua suspensão) trocou Quagliarella por Vucinic.

A Juve revelava pouca ambição nesta fase da partida, parecendo conformar-se com a igualdade.

68’ Paul Pogba rendeu Pirlo.

73’ Cuadrado apareceu na zona central e atirou para fora.

74’ Giaccherini foi substituído por Marchisio.

Apesar de as alterações mostrarem que a equipa técnica da “Vecchia Signora” estava a tentar mudar o ritmo dos acontecimentos, era a Fiorentina quem mais procurava situações de finalização.

76’ Ljajic cedeu o seu lugar a Matías Fernández.

81’ Cuadrado cruzou pela direita, e Pasqual apareceu nas costas da defesa para cabecear ao lado.

87’ Entrou Luca Toni, saiu Jovetic.

90+1’ Migliaccio substituiu Rômulo.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o nulo no final, havendo então divisão de pontos.
A primeira parte foi equilibrada, com ambas as equipas a equivalerem-se em termos tácticos, não se expondo muito defensivamente, e só no final da primeira parte, tirando uma situação ou arte pouco alarmante, assistimos finalmente a situações de perigo, inicialmente através de um livre de Pirlo que passou pouco ao lado, e posteriormente em duas situações para a Fiorentina, na qual se inclui um cabeceamento de Jovetic à trave.
No segundo tempo, e apesar de Maximo Carrera ter mexido na equipa, foi sempre a formação “viola” que se superiorizou, jogou mais no meio-campo contrário e teve as principais situações para se colocar em vantagem, no entanto, não houve golos.

Analisando os atletas em campo, começando pelos da Fiorentina…
Viviano praticamente não fez uma única defesa complicada;
Roncaglia, forte fisicamente, libertou-se algumas vezes da sua posição para aparecer em zonas mais adiantadas e gerar desequilíbrios, e juntamente com Gonzalo Rodríguez e Tomovic, realizaram uma exibição serena;
Cuadrado é tecnicamente versátil e tenta sempre introduzir alguma dinâmica; Rômulo foi talvez o centro-campista menos influente; David Pizarro foi o patrão do miolo, sempre bem colocado a defender e a atacar, dando soluções aos colegas e mostrando-se eficaz no passe; Borja Valero foi um todo-o-terreno que apareceu onde era mais conveniente para a equipa; e Pasqual foi posicional no primeiro tempo, mas soltou-se no segundo e apareceu várias vezes no flanco a cruzar e até na zona de finalização;
Ljajic teve uma das melhores oportunidades para a sua equipa no final do primeiro tempo, mas acabou por desperdiçá-la; e Jovetic cabeceou à trave perto do intervalo, na sua principal aparição na partida;
Matías Fernández posicionou-se como segundo avançado, tentando ao mesmo tempo ajudar os médios a construírem lances perigosos mas também a aparecer alinhado com o ponta-de-lança para finalizar; Toni trouxe presença física na área adversária; e Migliaccio praticamente nem tocou na bola.

Quanto aos jogadores da Juventus…
Buffon esteve bem quando foi chamado a intervir;
Barzagli, Bonucci, e Chiellini estiveram a bom nível, sobretudo este último que revelou uma incrível capacidade de antecipação e ainda foi o que mais vezes apareceu à entrada do meio-campo contrário para tentar empurrar os colegas para a frente;
Lichtsteiner criou alguns desequilíbrios das raras vezes em que subiu; Vidal não esteve muito interventivo; Pirlo foi o motor e o comandante do processo ofensivo, saindo estranhamente a meio da segunda parte; Giaccherini sentiu dificuldades para aparecer mais junto dos avançados; e Asamoah libertou-se pouco, e teve de lidar com a versatilidade de Cuadrado;
Giovinco foi rápido, irrequieto e fez um remate perigoso ainda na fase inicial; e Quagliarella esteve apagado;
Vucinic refrescou o ataque mas pouco acrescentou; Pogba trouxe músculo ao miolo; e Marchisio acabou por não mudar nada no que diz respeito ao apoio aos avançados.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Serie A:


1 comentário:

  1. Prezados amigos, blogueiros,

    Seu blog faz parte de uma rede de blogueiros que ultrapassam as fronteiras nacionais. Visando uma maior visibilidade de nossas postagens, desenvolvi um blog que reunirá uma liga de blogueiros e seus assuntos. O BLOGUEIROS ASSOCIADOS servirá para sabermos em quantos somos, privilegiará nossas postagens e como um Google dessa liga. Com base na ideia do BLOG DO CLEBER SOARES de promover um encontro dos BLOGUEIROS AMADORES (do esporte), servirá também como um senso. Seu blog foi inserido nesse blog, mas caso não deseje mante-lo, favor enviar e-mail para tomdebola@bol.com.br e solicitar sua exclusão. Caso tenha gostado da ideia envie e-mail autorizando e divulgue.

    Obrigado.

    http://tomdebola.blogspot.com.br
    http://blogueirosassociados.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...