sábado, 29 de setembro de 2012

Liga ZON Sagres | Sporting 2-2 Estoril




Esta noite, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Sporting e Estoril empataram 2-2, num jogo a contar para a 5ª jornada da Liga ZON Sagres. Steven Vitória (de grande penalidade) e Luís Leal deram vantagem aos estorilistas, mas Viola e Wolfswinkel repuseram a igualdade.


Eis a constituição das equipas:

Sporting



O Sporting procura a sua segunda vitória no campeonato, depois do triunfo sofrido diante do Gil Vicente na última segunda-feira, em Alvalade.
Labyad está castigado, e Boulahrouz, Pereirinha, Pranjic e Daniel Carriço lesionados.


Estoril



O Estoril, comandado por Marco Silva, é o campeão em título da Segunda Liga, sendo promovido ao principal escalão do futebol português, onde para já soma cinco pontos e quatro jornadas, com Luís Leal a ser a figura em destaque, após o “hat-trick” na vitória sobre o Marítimo (3-1).
O melhor que o emblema de Cascais conseguiu fazer no terreno do leão foi empatar, em 1992/93.
Carlitos (por castigo) e Hugo Leal, Dieguinho e Tiago Gomes (lesão) são os principais ausentes.


Inicio de jogo morno em Alvalade, com ligeiro ascendente leonino, mas sem oportunidades de golo.

23’ Wolfswinkel recuperou uma bola a Carlos Eduardo, progrediu no terreno e serviu Capel, que rematou para defesa de Vagner.

O Sporting procurava sobretudo atacar pelos flancos, com dois laterais que não se escondem de subir e com dois extremos desequilibradores, para além de Viola, que por vezes descai pelas faixas laterais.

Os jogadores do Estoril posicionavam-se muito bem no terreno, pressionando com alguma intensidade o portador da bola e dificultavam a construção de jogo dos comandados por Ricardo Sá Pinto.
Defensivamente, a formação de Cascais apresentava-se em 4x1x4x1, com Licá e Gerso a fecharem os corredores, apoiados em zonas mais próximas da sua área por Diogo Amado ou Gonçalo Santos, dependendo do lado.

45’ Cédric derrubou Luís Leal na área e foi assinalada uma grande penalidade, que Steven Vitória converteu em golo.


Intervalo.

56’ Cédric, na cobrança de um livre directo, acertou na malha superior.

58’ Gerso conduziu um contra-ataque iniciado com um alivio de Licá, e numa situação de superioridade numérica 3 vs. 2, assistiu Luís Leal que ampliou a vantagem dos estorilistas.


60’ Diego Capel e Xandão foram substituídos por Jeffrén e André Martins.

61’ Gonçalo Santos viu o segundo cartão amarelo, aparentemente por protestas, e foi expulso.

63’ Marco Silva trocou Licá por Elizeu.

67’ Izmailov obrigou Vagner a uma grande intervenção.

74’ Betinho substituiu Carrillo.

75’ Cédric cruzou pela direita, numa jogada de insistência, e o cabeceamento de Viola encontrou um desvio de Anderson Luís, que introduziu a bola na baliza do Estoril.


79’ Carlos Eduardo foi rendido por Evandro.

81’ Gerso cedeu o seu lugar a Bruno Miguel.

Cédric, de fora da área, disparou de pé esquerdo por cima.

84’ Na sequência de um pontapé de canto, André Martins rematou de fora da área, e Wolfswinkel com um toque precioso, desviou ainda a bola do alcance de Vagner e empatou o jogo.


90+5’ Lance de grande sufoco para os estorilistas, com uma grande defesa de Vagner a um livre de André Martins, e logo de seguida, um corte precioso de Elizeu sobre a linha de baliza.

Sem mais ocorrências dignas de registo até final, confirmou-se o empate, que apesar de satisfazer mais os homens de Cascais, acabou por ser um mal menor para os verde e brancos, já que estiveram em desvantagem por 0-2.
O encontro começou com um ritmo morno e não houve muitas situações de perigo para ambas as equipas, já que o Sporting sentia necessidades em fazer a bola chegar em condições à sua zona de finalização, devido ao bom posicionamento dos jogadores do Estoril, e os canarinhos, mais recatados, também não criavam oportunidades, no entanto, numa altura fulcral, em cima do intervalo, adiantaram-se no marcador através de Steven Vitória, na conversão de uma grande penalidade.
No segundo tempo, os leões não reentraram com uma atitude mais ambiciosa, e à passagem da hora de jogo, os comandados por Marco Silva ampliaram a vantagem num bom lance de contra-ataque.
A formação orientada por Ricardo Sá Pinto lá foi insistindo, e chegou mesmo ao 1-2, por intermédio de Viola, contando ainda com um desvio para a própria baliza de Anderson Luís.
Esperava-se uma recta final com muito interesse e emoção, e a equipa leonina correspondeu com atitude, conseguindo chegar ao empate.
Apesar de os verde e brancos terem carregado até ao último momento do encontro, a igualdade permaneceu.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sporting…
Rui Patrício teve um início de noite ingrato, já que praticamente não fez uma única defesa, e sofreu dois golos;
Cédric cometeu a grande penalidade que originou o 0-1, mas acabou por se redimir um pouco, fazendo a assistência para o 1-2; Xandão não esteve mal, mas saiu quando a equipa precisava de maior poder ofensivo; Rojo não comprometeu e não esteve ligado aos tentos encaixados; e Insúa não mostrou tanto inconformismo como no jogo anterior;
Carrillo apareceu pouco; Rinaudo, como no encontro frente ao Gil Vicente, começou como médio e acabou como central; Izmailov deu qualidade técnica e critério à zona central do meio-campo, sobretudo na recta final do encontro; e Capel dispôs de duas boas oportunidades, mas esteve desinspirado;
Wolfswinkel marcou o golo da igualdade; e Viola, de cabeça, fez o 1-2 e deu alguma esperança aos adeptos;
Jeffrén teve alguns lances de qualidade pela direita; André Martins, agitou com a equipa, mesmo com a intenção de rematar, acabou por fazer a assistência para o 2-2; e Betinho estreou-se na equipa principal, mas não esteve em grande evidência.

Quanto aos jogadores do Estoril…
Vagner fez algumas intervenções de grau de dificuldade elevado;
Anderson Luís foi infeliz ao desviar para a própria baliza a bola que deu o 1-2 ao Sporting; Steven Vitória é muito forte no jogo aéreo, ganhou muitos lances, e marcou de grande penalidade; Bruno Nascimento esteve seguríssimo; Jefferson fechou bem o seu flanco;
Diogo Amado e Gonçalo Santos estiveram sempre próximos dos centrais, muito bem a ocupar espaços e a ajudar, quando necessário, os laterais, mas o segundo acabou expulso à passagem da hora de jogo; e Carlos Eduardo foi o cérebro da equipa;
Gerso, veloz e com um estilo de drible peculiar, conduziu o contra-ataque e fez a assistência para o segundo golo; Licá ajudou a fechar o lado esquerdo e ainda iniciou o lance do 2-0; e Luís Leal ganhou o “penalty” e alargou a vantagem dos canarinhos;
Elizeu reforçou a zona central do meio-campo e fez um corte decisivo já nos últimos momentos do encontro; Evandro foi mais um a tentar “fechar as portas”; e Bruno Miguel foi um acréscimo físico ao eixo da defesa.

Com este resultado, ficou assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...